Rock in Rio 2024 | Dia Brasil celebra a música nacional com 90 Artistas e encontro de gêneros musicais

No dia 21 de setembro de 2024, a Cidade do Rock se transformou em um verdadeiro templo da música nacional. O Dia Brasil, parte das celebrações dos 40 anos do Rock in Rio, reuniu mais de 90 artistas de diversos gêneros, emocionando um público de 95 mil pessoas. Com uma seleção de hits icônicos, o penúltimo dia do festival reafirmou a importância da música brasileira no cenário global.

Impacto Econômico e Social do Rock in Rio

Além do brilho musical, o festival trouxe um impacto econômico significativo para a cidade do Rio de Janeiro. Com 60% do público vindo de fora, o Rock in Rio movimentou setores variados da economia local. Uma pesquisa da FGV estimou um impacto de R$ 2,94 milhões, além da criação de 32,6 mil vagas de emprego. A hotelaria, por sua vez, experimentou uma ocupação de 95% até o final do evento, refletindo a força do festival na economia regional.

The Town 2025

Amazônia para Sempre 2 (Foto_ OXIDANY)

Nesse dia histórico, foi também anunciada a segunda edição do The Town, agendada para os dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro de 2025. Considerado um dos maiores festivais do Brasil, a primeira edição, em 2023, atraiu meio milhão de pessoas e contou com mais de 125 shows, tornando-se um marco cultural na capital paulista.

Amazônia para Sempre

Amazônia para Sempre 6(Foto_ OXIDANY)

Outro ponto alto do evento foi o lançamento do projeto Amazônia para Sempre, que visa ampliar o debate sobre questões ambientais em relação à COP 30. Este projeto incluirá um show inédito na Amazônia, em um palco flutuante em forma de vitória-régia, simbolizando o compromisso do Rock in Rio com a sustentabilidade, com apoio de patrocinadores como Vale, Globo e o Governo do Pará.

O Inesquecível Coro de “Evidências”

MUNDO SERTANEJO – ARIELMARTINI -8103

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a apresentação de Chitãozinho & Xororó, que, acompanhados pela Orquestra Heliópolis e convidados como Ana Castela e Simone Mendes, transformaram a Cidade do Rock em um gigantesco karaokê com a icônica “Evidências”. O público, de todas as idades, participou desse que foi um dos maiores coros já vistos no festival.

Diversidade e Inclusão Musical

SUNSET_POP – WESLEY ALLEN – 1795

O Dia Brasil destacou a diversidade musical, agradando a todos os públicos. O Palco Mundo brilhou com performances de trap, MPB e sertanejo, além de homenagens a ícones como Ney Matogrosso e Cássia Eller. O Palco Sunset também recebeu grandes encontros, como o “Para Sempre: Samba” com Zeca Pagodinho e o “Para Sempre: Rap” com Criolo e Marcelo D2.

Celebrando a Cultura Brasileira no Global Village e Espaço Favela

No Global Village, o público foi envolvido por jazz, bossa nova e soul, com artistas como Léo Gandelman e Roberto Menescal celebrando a riqueza da música instrumental brasileira. No Espaço Favela, o funk dominou o ambiente com o “Para Sempre: Baile de Favela”, reunindo grandes nomes como Buchecha, MC Carol e Tati Quebra Barraco.

Um Festival para Todas as Gerações

A edição de 40 anos do Rock in Rio provou que o festival continua inovando e atraindo novas gerações, sem perder suas raízes. Com um leque que vai do rock clássico ao funk e ao sertanejo, o evento solidificou sua importância na cultura brasileira, celebrando a música nacional com uma programação diversa e inclusiva. O Rock in Rio 2024 ficará eternamente na memória de todos que estiveram presentes, unindo passado, presente e futuro em uma só voz.

Relacionados

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.