Salão de Baile | A estreia do primeiro longa documental Brasileiro sobre o movimento Ballroom

O Salão de Baile (This is Ballroom), o primeiro longa-metragem documental sobre a cena ballroom no Brasil, faz sua estreia na Première Brasil da 26ª edição do Festival do Rio. O filme mergulha na cultura voguing, um movimento que emergiu na década de 70 em Nova York, destacando as experiências de pessoas pretas e LGBTQIAPN+ no Rio de Janeiro.

A Cena Voguing em Foco

Com uma abordagem sensível e direta, Salão de Baile oferece um olhar profundo sobre a comunidade ballroom carioca. Através da visão de Juru e Vitã, os diretores que integram essa cena, o filme captura a essência de uma “ball” fluminense. Nesse espaço vibrante, participantes têm a liberdade de explorar suas identidades e expressar sua criatividade em competições que envolvem dança, moda e música. “A ballroom é um lugar de potencialização desses corpos dissidentes”, explica Juru, ressaltando a importância desse ambiente para pessoas trans e pretas.

Reconhecimento Internacional

Desde sua estreia mundial em março no Festival Internacional de Documentários de Copenhagen (CPH), Salão de Baile já rodou por cinco países, sendo exibido em festivais renomados como o Vox Feminae na Croácia e o TRANSlations: Seattle Trans Film Festival nos EUA. No Brasil, o documentário encerrou a 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, solidificando sua presença na cena cultural.

Colaboração da Comunidade

Um dos aspectos mais notáveis do filme é sua produção colaborativa. Juru e Vitã enfatizam que mais do que um filme sobre a cena ballroom, a obra foi feita em conjunto com a comunidade. “Queremos proporcionar ao espectador uma experiência de imersão no universo, com o nosso olhar ‘de dentro’”, comenta Vitã. Luis Carlos de Alencar, da produtora Couro de Rato, complementa: “A cena ballroom é talvez a mais radical e interessante do underground fluminense”.

O projeto foi viabilizado com o patrocínio do 2º Edital de Fomento ao Audiovisual da Prefeitura de Niterói e a coprodução da RioFilme, órgão da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio. Essa parceria destaca a importância do apoio à diversidade e à cultura no Brasil.

Salão de Baile promete uma experiência cinematográfica rica, convidando todos a celebrar a arte e a vida em suas diversas formas. Não fique de fora dessa história poderosa que reverbera na cultura contemporânea.

Relacionados

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.