Nesta semana, temos a estreia de A Última Invocação, dirigido por Nakata Hideo, que retorna ao horror sobrenatural. Conhecido mundialmente por O Chamado (Ringu) e por toda a revolução que o J-horror trouxe ao ocidente através de remakes, o novo filme reacende essa chama ao despertar uma certa nostalgia e inovar dentro de um gênero já muito explorado.
Desta vez, com poderes e maldições em cena, o diretor apresenta uma história com o esperado terror psicológico, em que não há soluções práticas para os problemas.
Enredo
No início do filme, vemos uma família relativamente normal. Ihara Naoto (Shigeoka Daiki) é um pai esforçado que sai para trabalhar, enquanto a esposa, Miyuki (First Summer Uika), e o filho, Haruto (Minato Shogaki), permanecem em casa. Antes de sair, Haruto encontra o rabo de uma lagartixa, e Naoto lhe ensina que esses animais se regeneram. Após enterrá-lo, uma nova lagartixa misteriosamente surge e sai correndo.
Certo dia, Naoto recebe um telefonema no trabalho informando que sua esposa e filho sofreram um acidente. Ao chegar ao hospital, ele vê seu filho sofrer uma parada cardíaca, mas, surpreendentemente, voltar à vida. Infelizmente, em outra ala do hospital, Miyuki falece.
Paralelamente, conhecemos Kurasawa Hiroko (Hashimoto Kanna), uma jovem que grava vídeos polêmicos sobre brigas e charlatões espirituais. Ao ver a notícia da morte de Miyuki na televisão, Hiroko decide encontrar Naoto. Ao conhecê-lo novamente, ela revive memórias de quando ambos trabalhavam juntos e de um episódio em que Naoto a salvou de um assédio. A recordação também inclui Miyuki, que uma vez visitou o marido no trabalho com Haruto ainda bebê e amaldiçoou Hiroko por se aproximar dele, o que a levou a pedir demissão e sumir por anos.
A trama se intensifica quando Haruto enterra um dedo da mãe falecida, como havia feito com a lagartixa, esperando que ela ressuscite. O retorno da mãe desencadeia uma série de assombrações, com Miyuki ressurgindo para assombrar Hiroko por telefone e até possuindo pessoas próximas dela.
Em um momento da trama, conhecemos o monge e professor Daimon Kenshin (Hasegawa Shinobu), que percebe a presença de Miyuki e identifica nela a assombração mais forte que já encontrou. Enquanto isso, o corpo de Miyuki parece crescer no jardim onde Haruto reza diariamente, assustando Naoto, que tenta destruir o local onde enterrou o dedo, mas não impede a “germinação” de um novo corpo.
Hiroko então decide investigar o passado de Miyuki, descobrindo que ela foi criada em uma escola de freiras após sua família ser perseguida por fundar uma seita religiosa. Mas será que Hiroko conseguirá se livrar da maldição de Miyuki? E como fica sua relação com Haruto, que busca ressuscitar a mãe para recriar sua antiga família?
Opinião
A Última Invocação apresenta uma história que, embora interessante, acaba revisitando elementos presentes em outras obras de Nakata, com sua marca registrada. Baseado no livro Kinjirareta Asobi, de Shimizu Karma, lançado em 2019 e com mais de 100 mil cópias vendidas, o roteiro traz algumas surpresas, especialmente em relação a Miyuki e Haruto, que evitam o previsível. Miyuki, ao se tornar uma poderosa assombração, simboliza sofrimento e ressentimento, lembrando a icônica figura de Sadako, famosa em outra obra de Nakata. Sua presença ameaça silenciosamente, reforçando o horror lento e psicológico característico do diretor.
Apesar disso, A Última Invocação não consegue evitar alguns clichês do gênero, especialmente na investigação sobre Miyuki, que lembra muito o passado de Sadako e o despertar de seus poderes. O filme, contudo, conta com um elenco interessante: Shigeoka Daiki convence como Naoto, e Hashimoto Kanna brilha como Hiroko, dominando boa parte da trama.
Se você é fã de Nakata, A Última Invocação certamente entregará uma ótima experiência, destacando o que ele faz de melhor. Se não é, esta pode ser uma boa oportunidade para conhecer o terror japonês e descobrir, nessa nova “Sadako”, uma porta de entrada para o J-horror.
Nota: 3,5 de 5
A Última Invocação
Duração: 1h 50min
Nome Original: Kinjirareta Asobi
País: Japão
Data de Lançamento: 31 de outubro de 2024 nos cinemas
Elenco Principal: Hashimoto Kanna como Kurasawa Hiroko, Shigeoka Daiki como Ihara Naoto
Elenco Secundário: Hotta Mayu como Hiraoka Maya, Kura Yuki como Kashiwabara Ryoji, Hasegawa Shinobu como Daimon Kenshin, Izuka Kenta como Kurosaki Kuniaki, MEGUMI como Noda Shuko, Shimizu Michiko como Murata Sachi, Niiro Shinya como Kawasaki, Suwa Taro como Marido de Sachi, First Summer Uika como Miyuki
Agradecimentos a Sato Company pelo convite de assistir o filme