Crítica | Skip and Loafer #1 traz simplicidade e leveza em história viciante

Foto Giuliano Peccilli

Quando se é do interior e se muda para a grande capital, o desafio de encarar uma nova cidade, muito maior que a sua, pode ser assustador. É nessa pegada que começa o primeiro volume de Skip and Loafer, escrito e ilustrado pela autora Misaki Takamatsu. A obra oferece uma entrada clássica no mundo do shoujo, combinando comédia, drama e um toque de realidade.

Com o animê dublado já lançado anteriormente na Crunchyroll, Skip and Loafer chega em sua versão mangá, trazendo toda a leveza que uma das melhores fases da vida pode oferecer. A editora JBC lançou o mangá na Bienal do Livro, sendo um dos destaques que definitivamente merece sua atenção.

A história

Desafio de estudar em Tóquio e o sonho da protagonista – Giuliano Peccilli

Acompanhamos Mitsumi Iwakura, uma jovem do interior do Japão que deixa sua cidade natal, na província de Ishikawa, uma região tranquila e rural, para estudar em uma escola em Tóquio. O contraste entre a vida no campo e a agitação da capital traz inseguranças e excitação para Mitsumi ao entrar nesse novo mundo.

No interior, ela cresceu em um ambiente com apenas oito colegas de classe e sempre sonhou em se aventurar em um lugar mais dinâmico e cheio de oportunidades. No entanto, ao chegar em Tóquio, ela se vê perdida, não só fisicamente — ao se perder no metrô — mas também emocionalmente, lidando com as pressões e as dinâmicas sociais desse novo e impessoal cenário urbano.

É nesse momento que surge Shima Sosuke, que a ajuda a encontrar o caminho para a escola e acaba criando um laço entre os dois. Tentando acalmá-la na véspera da cerimônia de abertura da nova escola, na qual Mitsumi faria um discurso, Shima se torna o primeiro amigo dela nessa nova etapa da vida.

Com seu jeito atrapalhado de garota do interior, Mitsumi se torna uma protagonista fácil de se identificar, principalmente para quem já passou por experiências semelhantes.

Ela no karaokê – Giuliano Peccilli

No cotidiano da nova escola, Mitsumi enfrenta o dilema de ter passado mal durante o discurso de boas-vindas, o que lhe rendeu o apelido de “garota que vomitou”. Logo após, ela vive novas situações, como sair com um grupo para um karaokê. Paralelamente, Shima está sempre por perto, não apenas como o galã da história, mas como alguém que demonstra gentileza e ajuda a mudar a forma como os outros enxergam Mitsumi.

Não conhecia o trabalho de Misaki Takamatsu, e embora Mitsumi tenha suas peculiaridades, o traço dos outros alunos, especialmente o de Shima, demonstra leveza e expressividade. Além disso, a autora tem um domínio notável da narrativa e do uso de páginas duplas, o que torna a leitura do mangá ainda mais interessante em comparação com o animê.

Edição brasileira

Marca página e a orelha da edição brasileira – Giuliano Peccilli

A editora JBC fez um trabalho interessante, e a tradução de Lucas Cabral é bastante precisa. Como a protagonista vem do interior, houve um cuidado especial para que isso se refletisse no texto, com a personagem falando “com sotaque” na escrita.

Os mangás recentes da editora têm sido impressos em papel de gramatura mais grossa, aproximando-se da qualidade do papel dos mangás japoneses e tornando a leitura muito mais agradável. A primeira edição segue o padrão de outros títulos recentes, com orelhas e um marcador de página, tornando a edição bem completa e bonita.

Opinião

Descompromissado e simples, Skip and Loafer aborda as dinâmicas sociais entre adolescentes. Aquele clima típico de novo aluno chegando em um ambiente hostil, que já vimos em tantas outras obras, aqui é tratado de forma bem construída, com um excelente elenco de apoio. A narrativa equilibra momentos de humor com reflexões mais profundas sobre identidade e diferenças.

Quando Mitsumi liga para os amigos de sua cidade natal, cria um vínculo com o leitor, trazendo sua visão da cidade grande. Além disso, o grande charme da história está na construção delicada e autêntica do relacionamento entre Mitsumi e Shima. Embora alguns questionem se Shima está tirando vantagem ou o que ele realmente vê nela, esse é um dos principais atrativos da trama.

Claro que Skip and Loafer não está isento de clichês, com elementos familiares a outros mangás do gênero slice of life. No entanto, a graça aqui está na combinação de personagens únicos em torno de Mitsumi e Shima, o que faz com que você queira continuar lendo.

Podemos concluir que a primeira edição de Skip and Loafer é um ótimo pontapé inicial para a história, trazendo vários fatores que fazem valer a pena acompanhar as aventuras de Mitsumi na cidade grande. Foi uma surpresa agradável e certamente vale a pena continuar acompanhando.

Nota: 4,5 / 5

Skip and Loafer #01

Volume: 01

Número de páginas: 200

Autoria: Misaki Takamatsu

Classificação etária: 12 anos

Formato: 12,8 × 18,2 cm

Preço: R$ 44,90

Agradecimentos a Editora JBC pelo programa de Parceria 2024

Relacionados

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quando se é do interior e se muda para a grande capital, o desafio de encarar uma nova cidade, muito maior que a sua, pode ser assustador. É nessa pegada que começa o primeiro volume de Skip and Loafer, escrito e ilustrado pela autora...Crítica | Skip and Loafer #1 traz simplicidade e leveza em história viciante