Com a difícil missão de trazer uma renovação à série que definiu o gênero beat ‘em up nos arcades em 1987, “Double Dragon Revive” foi uma grande surpresa da Arc System Works no Brasil Game Show 2024.
Com a ideia de atualizar um clássico, o novo jogo enfrenta o desafio de agradar tanto os fãs antigos quanto os novatos no gênero de ação lateral. Com gráficos renovados, o jogo estava no evento com três fases diferentes, e tive o prazer de testá-lo.
Os irmãos Lee estavam disponíveis para seleção, e pudemos jogar por 15 minutos as fases. O jogo traz um beat ‘em up 3D com sensação de 2.5D, mas com profundidade 3D, permitindo andar por todo o cenário e não apenas no 2D, como antigamente.
Informações sobre a história não estavam disponíveis, mas pudemos jogar com ambos os personagens, e deu a estranha sensação de estar jogando um “jogo de luta” em belt-scroll, como Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero está para a franquia Mortal Kombat. O jogo apresenta uma jogabilidade perfeita para um título de luta, mas mantém a dinâmica de um belt-scroll.
Com uma boa variedade de vilões, o jogo oferece uma jogabilidade interessante e fluida no controle, embora tenha pecados na profundidade das fases.
História
Passaram-se 15 anos desde o fim da guerra nuclear. As pessoas que conseguiram sobreviver construíram colônias em várias partes do mundo devastado e vivem ali. No entanto, ao longo desses 15 anos, o conceito de nação foi perdido, e as pessoas poderosas que governam as colônias agora controlam a política e as leis.
Esta colônia estabelecida na costa também é uma cidade, governada por alguns desses poderosos. Uma gangue chamada Shadow Warriors. Desde que tomaram o controle, a desigualdade entre ricos e pobres na colônia se intensificou. As pessoas que vivem nas favelas foram forçadas a uma vida difícil, e há rumores constantes de desaparecimentos misteriosos.
Os irmãos Lee, mestres do Sosetsuken, vivem em um canto dessa cidade com sua amiga de infância, Marian. O honesto irmão mais novo, Billy, e o espírito livre, irmão mais velho, Jimmy. Quando o dojo de Sosetsuken, que eles herdaram, se torna um obstáculo aos esquemas malignos da cidade, a história começa…
(via site oficial)
Opinião
Na área da Arc System Works, dividindo espaço com Hunter x Hunter: Nen x Impact e Guilty Gear Strive do Nintendo Switch, era visível que, por ser uma franquia abandonada há muito tempo, o público gamer mais novo não conhecia Double Dragon Revive. Por isso, o jogo sempre estava disponível para testes.
A sensação de nostalgia é evidente, mas confesso que a demo no evento não me conquistou. Embora os gráficos sejam muito bonitos e a jogabilidade, bem fluida, as três fases pareceram meio aleatórias e sem “vida”, não trazendo a sensação de nostalgia que jogos como Streets of Rage 4 conseguiram transmitir ao reacender o interesse por uma franquia “esquecida”.
Devo confessar que conheci os irmãos Billy e Jimmy pelo live action do filme, mas joguei posteriormente e tenho um carinho pela franquia. Com lançamento prometido para 2025, torço para que a versão completa traga uma conexão com os jogos originais e desperte o interesse novamente pela franquia.
Se “Double Dragon Revive” vai ser um sucesso, ainda é cedo para dizer, mas espero que a combinação de nostalgia e renovação de público, ao trazer um jogo com gráficos mais modernos, deixe uma boa impressão para novos jogos da série.
Vale destacar que a Arc System Works é a detentora dos direitos da série atualmente e muitos dos jogos clássicos estão voltando, graças ao trabalho que a produtora japonesa está realizando. Agora, é torcer para que a Arc System Works lapide o jogo e entregue um bom título em 2025.
Double Dragon Revive
Data de lançamento: 2025
Gênero: Beat ‘em up
Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S
Desenvolvedor: Yuke’s
Estúdio: Arc System Works
Série: Double Dragon