Se você é fã de Kdramas, especialmente das produções de época cheias de reviravoltas entre a família real e os nobres, a nova expansão Terra do Amanhecer: Seul em Black Desert Online oferece uma oportunidade de vivenciar um pouco dessa época. Com cenários belíssimos que reconstroem a Dinastia Joseon, temos o Palácio Gyeongbokgung e a Rua Hanyang Yukjo recriados fielmente, trazendo ao jogo o espírito e a estética dos dramas históricos que encantam o público dorameiro.
Durante o Brasil Game Show 2024, fomos convidados pela Pearl Abyss a experimentar a expansão. Pudemos testar itens e explorar um pouco pelos cenários históricos, jogando com o personagem da classe Despertar do Do-Sa.
Exploração do Palácio Gyeongbokgung com o Guia CM Endlaive


É preciso ser franco: um dos grandes destaques da expansão está na visita guiada ao Palácio Gyeongbokgung, conduzida pelo CM Endlaive. Os jogadores têm a chance de explorar os principais pontos de referência do palácio, incluindo o portão principal, Gwanghwamun, que dá as boas-vindas a todos que entram, além do “Pódio”, utilizado para cerimônias de retorno real, exames estaduais e eventos militares. Por fim, os quatro portões principais, guardados pelos Quatro Guardiões, que representam importantes símbolos da cultura coreana.
Folclore Coreano está presente na expansão

Uma das informações que nos foi passada logo no início dos testes é que a mitologia coreana está presente em cada detalhe da expansão. Assim, é possível prestar atenção na floresta em que o personagem caminha e, principalmente, nos novos chefes que estão presentes no jogo, inspirados em mitos e lendas coreanas.
Mais uma vez, a rica mitologia do folclore coreano traz camadas que lembram animações japonesas e alguns Kdramas de época. Durante nossos testes, jogamos sozinhos, mas os jogadores podem se unir a amigos e guildas para enfrentar esses monstros ao longo do jogo.

A História da Coreia com fidelidade
Um dos pontos mais importantes desta expansão é que ela contou com a colaboração da Administração do Patrimônio Cultural da Coreia do Sul. Com isso, o jogo ganhou uma narrativa rica, com mais de 6.000 linhas de diálogo e 40 cutscenes que aprofundam a história de Seul. Essa colaboração trouxe um aspecto de fidelidade, além de ajudar na popularização da cultura coreana por meio de Black Desert Online.
Combate com a Classe Do-Sa

Não sou nem de longe o melhor jogador aqui, mas, ao jogar com a nova classe Do-Sa, percebi uma enorme versatilidade em estilos de luta e armas contra os inimigos, o que proporciona um certo dinamismo ao personagem. Jogando com o teclado e realizando tantos movimentos, a variedade é bem interessante, seja para ataques de curta ou longa distância. Em casos como enfrentar chefes, é sempre bom observar o que você tem à disposição para atacar com segurança.
Opinião

Ao jogar Terra do Amanhecer: Seul, percebi o quão detalhado o jogo se esforçou para trazer uma Coreia Medieval à vida. Com gráficos lindíssimos e um personagem bastante versátil, não dá para negar que, sendo fã de Kdramas, gostei muito da experiência.
Quanto à jogabilidade, confesso que senti certa facilidade ao enfrentar alguns inimigos, mas isso pode ser devido ao fato de estar usando um personagem que outros jornalistas também testaram, o que talvez o tornasse mais forte do que os inimigos da região que eu estava jogando.
Enfrentei uma grande dificuldade, pois, tratando-se de um mundo aberto, as florestas eram extensas, o que dificultava o avanço da história com certa rapidez. Porém, provavelmente isso se deve mais à minha falta de familiaridade com Black Desert Online do que a uma falha do jogo em si.
Com uma trilha sonora envolvente, inimigos intrigantes e toda uma história de Seul para explorar, Terra do Amanhecer: Seul merece e precisa ser jogado tanto por jogadores quanto por fãs de Kdramas de época. Ao unir ação, história e a rica cultura coreana, acaba se tornando uma excelente porta de entrada para conhecer um pouco da história da Coreia.
Agradeço o convite e a oportunidade de jogar Terra do Amanhecer: Seul, e confesso que fiquei curioso para conhecer mais sobre Black Desert Online. Se você ainda não jogou e tem interesse, recomendo; foi uma ótima experiência.


Terra do Amanhecer: Seul e o Despertar de Do-Sa
Disponibilidade: PC: já disponível, Console: futuramente disponível (sem data prevista), Mobile: futuramente disponível (sem data prevista)
Versões do Jogo: PC, PlayStation 4, Xbox One, Mobile
Retrocompatibilidade: PlayStation 5, Xbox Series S|X
Agradecimentos a Pearl Abyss pelo convite para hands-on na BGS 2024