O novo documentário O Dia da Posse, dirigido por Allan Ribeiro, chega aos cinemas nesta quinta-feira, 31 de outubro, através da Embaúba Filmes. Ambientado durante a pandemia, o filme traz o olhar do estudante de Direito Brendo Washington sobre o Brasil e o mundo, e transforma momentos de isolamento em uma jornada de sonhos e otimismo. Com estreia em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador, O Dia da Posse promete uma narrativa que mistura leveza, reflexão e humor, dando um toque de humanidade a um dos períodos mais turbulentos da história recente.
Entre o particular e o universal
Em meio ao isolamento social, Brendo divide um apartamento com o diretor Allan Ribeiro, e, de sua janela, observa o cotidiano de seus vizinhos. A rotina restrita não impede que ele mantenha suas ambições. O filme capta essas atividades diárias, desde reuniões de estudo virtuais até o cuidado com as tarefas da casa, e explora suas aspirações. Brendo, cheio de humor e com um olhar único sobre o futuro, fala de temas que vão desde o reality show até sua visão sobre o Brasil e o que deseja para o país.
Uma produção com toques de sensibilidade e autenticidade
Com O Dia da Posse, Ribeiro encontrou a essência do cotidiano, mostrando como os desafios do isolamento social se entrelaçam com esperanças e sonhos. Em um projeto feito a poucas mãos, ele também assume a câmera e o som, o que aproxima ainda mais o público do universo do protagonista. A trilha sonora composta por Paulo Ho e Rodrigo Maia Sacic traz um complemento ao tom intimista e leve do filme, enquanto a distribuição conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Paulo Gustavo.
Com 70 minutos de duração, O Dia da Posse apresenta um olhar sincero e otimista sobre os desafios enfrentados durante a pandemia e promete tocar aqueles que buscam se reconectar com a esperança.