domingo, dezembro 22, 2024
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Mostra Internacional de Cinema em São Paulo | ‘Um Dia Antes de Todos os Outros’ estreia na mostra de São Paulo

O filme “Um Dia Antes de Todos os Outros”, das diretoras Fernanda Bond e Valentina Homem, chega à 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo depois de sua estreia no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. A produção, que será exibida nos dias 24 e 28 de outubro, explora de maneira sensível e profunda as complexas dinâmicas de cuidado que permeiam as relações humanas, especialmente entre mulheres, revelando como essas conexões são moldadas por desigualdades de classe, gênero e geografia.

A trama: cuidado e despedida

O filme segue a história de Marli (interpretada por Clarissa Pinheiro), uma empregada doméstica que, após vinte anos de trabalho, recebe a notícia inesperada de que o apartamento onde trabalha foi vendido. Sua patroa, Iara (vivida por Elvira Helena), uma idosa dependente de Marli, será transferida para um asilo no dia seguinte. Essa ruptura iminente leva Marli a repensar sua própria trajetória, especialmente a possibilidade de voltar para Olinda, sua cidade natal.

No entanto, a narrativa ganha ainda mais camadas de complexidade quando Sofia, a filha adolescente de Marli, revela uma notícia inesperada que transforma a despedida planejada em uma jornada emocional ainda mais densa.

Relações de cuidado e desigualdade

A força do filme está nas relações de cuidado que se desenrolam de maneira delicada entre as personagens. Marli cuida de Iara, substituindo o filho ausente da patroa. Iara, por sua vez, ajudou a cuidar de Sofia, filha de Marli, em momentos críticos. E Jane, amiga de Marli, cuida do bebê de uma vizinha e também de Sofia durante a pandemia. Essas trocas de cuidado, que ocorrem quase que de maneira invisível e são muitas vezes esperadas das mulheres, questionam a divisão desigual dessa responsabilidade na sociedade.

A trama levanta uma questão central: quem carrega historicamente o fardo do cuidado em uma sociedade marcada por hierarquias de classe e gênero? No filme, as mulheres, em diferentes posições, sustentam essa rede de apoio, enquanto a ausência dos homens (pais, filhos, patrões) revela o peso desse trabalho invisível e não remunerado.

Cenários de contraste: território e identidade

Além de abordar o tema do cuidado, o filme também explora as tensões geográficas e sociais entre o nordeste e o sudeste do Brasil. Marli, uma mulher nordestina trabalhando no Rio de Janeiro, transita entre realidades muito distintas. As diretoras usam essa divisão territorial como um elemento simbólico que reflete as desigualdades econômicas e raciais no Brasil, evidenciando os contrastes entre a zona norte e a zona sul da cidade carioca.

Ao mesmo tempo, o filme não se limita a tratar dessas disparidades de forma direta. Ele nos leva a entender como essas geografias afetam subjetivamente as personagens, especialmente através da relação entre Marli e sua filha, Sofia. Enquanto Marli representa uma geração presa a tradições e lutas de sobrevivência, Sofia encarna os questionamentos e incertezas das novas gerações, que desejam romper com o passado e conquistar novos territórios.

Processo colaborativo e estético

Uma das marcas principais de “Um Dia Antes de Todos os Outros” é seu processo colaborativo. As filmagens ocorreram em apenas quatro dias, com gravações adicionais no Complexo da Maré, um espaço simbólico que reflete as lutas e contradições da cidade. Antes de começarem a filmar, as atrizes passaram por uma imersão intensa nos espaços da narrativa, o que deu às performances uma autenticidade que é sentida ao longo de todo o filme.

O uso de planos-sequência e a câmera na mão criam uma estética que aproxima o espectador da intimidade das personagens, quase como se estivéssemos dentro de suas casas, observando suas dinâmicas cotidianas. Muitas das falas e interações foram resultado de improvisos durante os ensaios, trazendo um realismo palpável às cenas. Essa abordagem artesanal faz com que o filme tenha uma textura sensível e verdadeira, onde as relações humanas são o ponto central.

O poder do cinema independente e feminino

Produzido pelas companhias Sempre Viva e Ponto de Fuga, o filme reafirma a força do cinema independente no Brasil, especialmente com seu protagonismo feminino tanto na frente quanto atrás das câmeras. O trabalho das diretoras Fernanda Bond e Valentina Homem, que já possuem uma sólida trajetória no teatro, artes visuais e documentário, é uma celebração do cinema feito por mulheres e sobre mulheres.

Com uma narrativa rica em significados, “Um Dia Antes de Todos os Outros” oferece ao público uma oportunidade de refletir sobre o que significa cuidar, amar e despedir-se. O filme é uma das apostas da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, destacando-se como uma das obras mais sensíveis e provocativas da programação.

Um Dia Antes de Todos os Outros

Duração: 73 minutos

Direção: Fernanda Bond & Valentina Homem

Produção: Nathalie Felippe & Valentina Homem

Roteiro: Fernanda Bond, Jô Bilac & Valentina Homem

Elenco: Clarissa Pinheiro, Marianna Bittencourt, Elvira Helena, Geandra Nobre, Ruth Mariana

Fotografia: Amara Barroso & Louise Botkay

Montagem: Alice Furtado

Com uma trama intimista e poderosa, “Um Dia Antes de Todos os Outros” é um exemplo do cinema que emociona e faz pensar.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

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