domingo, janeiro 26, 2025
spot_img

19ª Edição do Festival de Cinema Italiano | Anuncia programação completa de filmes e cidades

O Festival de Cinema Italiano no Brasil chega à sua 19ª edição com uma programação recheada de estreias e clássicos do cinema italiano. Com uma seleção de 32 filmes, sendo 17 inéditos, o evento acontecerá entre 7 de novembro e 8 de dezembro, com exibições gratuitas em mais de 80 cidades brasileiras. Não importa onde você está, o festival vai levar o melhor do cinema italiano para perto de você.

Filmes Inéditos: Novidades Imperdíveis

O Penitente (Divulgação)

A edição de 2024 traz uma série de títulos inéditos que prometem agradar aos mais diversos gostos. Desde dramas emocionantes, como “Éramos Crianças”, de Marco Martani, até comédias como “Romeu é Julieta”, de Giovanni Veronesi, os filmes são uma imersão no melhor da cinematografia italiana contemporânea. Outros destaques incluem “Toquinho: Encontros e um Violão”, de Erica Bernardini, e “Caracas”, de Marco D’Amore, que vão dar o tom de uma edição focada tanto no drama quanto na comédia.

Além disso, o festival também oferece a chance de assistir a títulos como “Mia”, de Ivano De Matteo, vencedor de prêmios no Globo d’Oro, e “Nascida para Você”, de Fabio Mollo, que retrata a inspiradora história de Luca Trapanese. Para quem curte comédias de família, o longa “Mais Um Verão em Família”, de Paolo Virzí, promete muitas risadas.

A Retrospectiva: Clássicos do Cinema Italiano

A programação também inclui uma seleção de clássicos do cinema italiano, com destaque para filmes como “O Ouro de Nápoles”, de Vittorio De Sica, e “Abismo de um Sonho”, de Federico Fellini. Esses títulos ajudam a entender melhor a evolução do humor e da crítica social nas produções italianas, oferecendo um olhar nostálgico e ainda contemporâneo para o público.

Streaming: A Experiência em Casa

Para quem não puder comparecer aos cinemas, o festival também disponibiliza três filmes inéditos via streaming, incluindo “Em Busca”, de Giulio Base, e “Posso Entrar? Uma Ode a Nápoles”, dirigido por Trudie Styler. O festival vai muito além das salas de cinema, permitindo que o público tenha acesso aos filmes de qualquer lugar do Brasil.

O Grande Destaque: “Eu, Capitão” de Matteo Garrone

Eu, Capitão (Divulgação)

“Eu, Capitão”, dirigido por Matteo Garrone, é um dos filmes mais aguardados do festival. Embora já tenha sido exibido no Brasil, o filme é um dos maiores sucessos de 2023 e foi indicado ao Oscar 2024. Vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza, o filme conta a história de dois jovens imigrantes e é um dos grandes nomes da cinematografia italiana recente.

Exibição em Mais de 80 Cidades no Brasil

A grande novidade deste ano é a enorme expansão do festival, com exibições em mais de 80 cidades em todo o Brasil. Além das capitais, o evento alcança cidades como Areal (RJ), Barbacena (MG), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Vitória (ES) e muitas outras. A lista de cidades é extensa e vai levar o melhor do cinema italiano para o público de todas as regiões do país.

Cidades Participantes:

Sudeste: Areal (RJ), Barbacena (MG), Barra do Piraí (RJ), Belo Horizonte (MG), Birigui (SP), Campinas (SP), Casemiro de Abreu (RJ), Colatina (ES), Conquista (MG), Cordeirópolis (SP), Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), Guapimirim (RJ), Icaraí (Niterói – RJ), Itaocara (RJ), Jacutinga (MG), Juiz de Fora (MG), Maricá (RJ), Mococa (SP), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Nova Venécia (ES), Ouro Preto (MG), Paraty (RJ), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Rio de Janeiro (RJ), Sacramento (MG), Santos (SP), São Caetano do Sul (SP), São Paulo (SP), São João del Rei (MG), Registro (SP), Rio Claro (SP), Tiradentes (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Vale do Ribeira (SP), Viçosa (MG), Vila Pavão (ES), Vitória (ES).

Centro-Oeste: Brasília (DF), Cuiabá (MT), Goiânia (GO).

Norte: Belém (PA), Manaus (AM), Porto Velho (RO).

Nordeste: Itapipoca (CE), Recife (PE), Salvador (BA), São Luís (MA).

Sul: Antônio Prado (RS), Bento Gonçalves (RS), Blumenau (SC), Caçador (SC), Caiobá (PR), Cascavel (PR), Caxias do Sul (RS), Concórdia (SC), Curitiba (PR), Dona Francisca (RS), Erechim (RS), Farroupilha (RS), Faxinal Do Soturno (RS), Flores da Cunha (RS), Gramado (RS), Ivorá (RS), Jacarezinho (PR), Joinville (SC), Maringá (PR), Medianeira (PR), Nova Palma (RS), Passo Fundo (RS), Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS), Restinga Sêca (RS), Santa Maria (RS), São João do Polesine (RS), Silveira Martins (RS).

Com uma programação recheada de novidades e clássicos, o Festival de Cinema Italiano no Brasil é uma oportunidade imperdível para quem busca experiências cinematográficas únicas e autênticas. De dramédias a comédias, passando por filmes de grande relevância e exibições online, o evento se torna um verdadeiro mergulho na cultura italiana. Se você é fã de cinema, não deixe de conferir essa jornada cinematográfica pelas mais de 80 cidades brasileiras!

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação