ANDAI lança carta aberta em defesa da valorização da distribuição de filmes independentes no Brasil

A Associação Nacional das Distribuidoras Audiovisuais Independentes (ANDAI) divulgou uma carta aberta abordando os desafios enfrentados pela distribuição de filmes no Brasil, com ênfase na produção nacional. O cenário atual, dominado por grandes empresas internacionais, impede a inserção de filmes independentes e autorais, que são cruciais para a diversidade cultural e a inovação estética do país.

Durante o Fórum de Ideias da Mostra de São Paulo, a ANDAI apresentou dados que evidenciam a atuação das distribuidoras associadas: ao longo dos últimos 10 anos, foram lançados mais de 400 títulos, representando 45% dos filmes brasileiros lançados em 2023. Dentre eles, 35% foram dirigidos por mulheres e incluem obras de todas as regiões do Brasil, refletindo a riqueza e diversidade da produção audiovisual nacional.

Com a intenção de promover uma distribuição mais justa e democrática, a ANDAI convocou todos os agentes do setor audiovisual a se unirem em prol da valorização do cinema nacional. O manifesto da associação é dividido em três eixos principais:

  1. Fomento: A ANDAI solicita a garantia de regularidade e previsibilidade nos fomentos à distribuição, incluindo o aumento do investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e o apoio automático a produções já financiadas.
  2. Dados e Indicadores: O fortalecimento do Sistema de Controle de Bilheterias e a mensuração oficial do público, além das exibições comerciais em salas de cinema, são algumas das demandas apresentadas. A ANDAI também propõe a ampliação do Observatório de Cinema e Audiovisual (OCA-ANCINE) para incluir mais dados do setor.
  3. Formação de Público: A recuperação e aprimoramento do Programa de Apoio à Exibição (PAR Exibição) e a promoção de programas de formação de público que incentivem a presença do audiovisual brasileiro são algumas das sugestões para fortalecer a exibição de obras nacionais.

A seguir, a carta na íntegra da ANDAI:

Carta Aberta da ANDAI

A distribuição de filmes no Brasil, especialmente da produção nacional, enfrenta obstáculos para sua valorização e para a democratização do acesso à cultura. O mercado, dominado por grandes empresas internacionais e pela concentração, dificulta a inserção de filmes independentes e autorais, que representam a diversidade cultural brasileira e a inovação estética e narrativa.

Em pesquisa apresentada no Fórum de Ideias da Mostra de SP, as distribuidoras associadas à ANDAI lançaram mais de 400 títulos nos últimos 10 anos, atingindo em 2023 a marca de 45% dos filmes brasileiros lançados, sendo 35% dirigidos por mulheres e com filmes de todas as regiões do país.

Diante deste cenário e partindo da premissa que há diferentes cinemas e mercados, a ANDAI – Associação Nacional de Distribuidoras Audiovisuais Independentes, uma associação civil sem fins lucrativos que representa 19 distribuidoras brasileiras, apresenta este manifesto como um chamado à ação para fortalecer a distribuição independente. São 3 (três) eixos principais com demandas que visam uma indústria audiovisual mais integrada, com políticas públicas e ações de mercado mais eficazes e que deem conta da pluralidade de nosso cinema.

  1. Fomento
    • Garantir a regularidade e previsibilidade dos fomentos à distribuição, incluindo linhas com fluxo contínuo e o apoio automático para produções que já foram financiadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
    • Garantir a modulação por faixas de investimento na chamada pública de comercialização, contemplando projetos de diferentes tamanhos de lançamento, com um investimento mínimo de R$ 250 mil reais.
    • Dobrar o valor nominal de investimento do FSA para comercialização e difusão audiovisual.
  2. Dados e indicadores
    • Ampliar o acesso ao Sistema de Controle de Bilheterias, garantindo informação em tempo real para distribuidoras brasileiras independentes.
    • Mensurar oficialmente o público, além das exibições comerciais de salas de cinema, incluindo público de sessões gratuitas e de outras janelas de exibição.
    • Fortalecer o Observatório de Cinema e Audiovisual (OCA- ANCINE), com mais dados do setor de distribuição, incluindo análises dos orçamentos de distribuição de obras brasileiras e o mapeamento da diversidade.
  3. Formação de público, fortalecendo a exibição
    • Recuperar, fortalecer e aperfeiçoar o PAR Exibição, incluindo subsídios de ingressos a obras brasileiras e revendo a regra de limitação de duas salas máximas por projeto.
    • Estimular programas de formação de público que fortaleçam a presença do audiovisual brasileiro nas salas de cinema e, também, em outras janelas de exibição.

A ANDAI, por meio deste manifesto, conclama todos os agentes do setor audiovisual a se unirem na construção de um mercado mais justo, democrático e representativo, que valorize a diversidade, promova a relevância do cinema brasileiro e impulsione sua internacionalização.

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Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

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