sábado, dezembro 21, 2024
spot_img

Crítica | ‘Adeus, Garoto’ traz desafios e fardos da vida adulta

Em exibição no Festival de Cinema Italiano, ‘Adeus, Garoto’ é o novo filme de Edgardo Pistone e um dos destaques da edição deste ano. Com Marco Adamo e Anastasia Kaletchuk como protagonistas, o drama se destaca por retratar os desafios do início da vida adulta.

A trama acompanha Attilio (Marco Adamo), um jovem de 19 anos, que precisa deixar as brincadeiras de lado e trabalhar para se sustentar e pagar as dívidas deixadas pelo seu pai. Ao aceitar responsabilidades além de seu alcance, vemos um garoto sendo forçado a abandonar sua infância.

Qual é a trama?

Adeus, Garoto

Em preto e branco, o filme se passa em um subúrbio napolitano, onde jovens brincam na praia, retratando o dia a dia do bairro Traiano. A partir dessa ótica sobre a periferia, vemos jovens sem grandes responsabilidades, apenas se divertindo e rindo juntos.

Mas tudo muda quando os pais de Attilio decidem se mudar para a casa da tia, do outro lado da Itália. O que inicialmente parece confuso vai revelando os vícios do pai de Attilio, como o jogo de caça-níqueis e uma dívida com um conhecido, que acaba gerando problemas para sua família.

Com a fuga dos pais, Attilio decide ficar na cidade e aceita o trabalho de cuidar de uma prostituta. Numa dinâmica voyeurista, Attilio é responsável por dirigir com a prostituta até outro carro e acompanhar o encontro sexual dela, agindo como um segurança. O que começa como uma relação fria, acaba se transformando em uma amizade e até numa paixão de Attilio por Anastasia (Anastasia Kaletchuk).

Embora Anastasia inicialmente se mostre distante, Attilio a visita com outras mulheres, e seu interesse por ela cresce, tornando-se algo recíproco. Isso leva Anastasia a se entregar a Attilio, e o amor entre eles faz com que ela comece a participar de encontros com os amigos de Attilio como namorada, sem questionamentos sobre sua profissão.

Mas, lembra das responsabilidades da vida adulta? O peso das dívidas de seu pai força Attilio a tomar atitudes drásticas para salvar a si mesmo e sua família. O que ele fará de tão grave? E como fica Anastasia nesse contexto?

Opinião

O que começa como um filme aparentemente inocente sobre a adolescência, ‘Adeus, Garoto’ se torna uma obra densa, ao apresentar um drama que equilibra questões familiares, a chegada da vida adulta e o peso das escolhas difíceis.

Acompanhar a mudança e a maturidade de Attilio, e a evolução de sua relação com Anastasia, faz com que sua paixão juvenil se torne complexa, influenciada pelas circunstâncias de ele estar trabalhando para pagar as dívidas de seu pai e ela ser uma prostituta.

Numa encruzilhada emocional e moral, a paixão entre os dois poderia ser a de qualquer jovem, mas a vida os coloca de maneira densa e imoral um diante do outro.

A escolha de filmar em preto e branco reforça o tom dramático, criando uma imagem forte que transmite ainda mais claramente a mensagem do filme.

Marco Adamo se destaca como Attilio e rouba a cena ao transitar com naturalidade entre o garoto e o adulto, mostrando que, em certos momentos, ele consegue não carregar o peso da vida adulta.

Se ‘Adeus, Garoto’ parecia uma metáfora para a transição da adolescência para a vida adulta, Attilio toma decisões em uma jornada sem volta, digna de ser comparada a filmes como ‘Thelma & Louise’. São essas escolhas que não apenas dão peso ao filme, mas também justificam o nome da obra, mostrando que, mesmo com seus pensamentos focados em Anastasia e nas dívidas de seu pai, a vida de Attilio está em segundo plano.

O filme, que foi exibido no Festival de Cinema Italiano e teve sua estreia mundial no Festival de Cinema de Roma de 2024, traz uma trama tensa, em que a pressão social e a responsabilidade de enfrentar os dilemas familiares fazem com que o protagonista amadureça antes da hora.

Com a escolha de sacrificar-se por um futuro melhor para aqueles que amamos, o preço que pagamos pelas nossas escolhas pode se tornar muito caro.

‘Adeus, Garoto’ não é um filme para todos os gostos, mas, se você procura um drama impactante, ele oferece um olhar honesto sobre uma geração perdida entre sonhos e as duras realidades da vida adulta.

Nota: 4 de 5

Ciao Bambino (Adeus, Garoto)

Direção: Edgardo Pistone
Elenco: Marco Adamo, Anastasia Kaletchuk
País: Itália
Ano: 2024
Duração: 109 minutos
Gênero: Drama

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação

Em exibição no Festival de Cinema Italiano, 'Adeus, Garoto' é o novo filme de Edgardo Pistone e um dos destaques da edição deste ano. Com Marco Adamo e Anastasia Kaletchuk como protagonistas, o drama se destaca por retratar os desafios do início da vida...Crítica | 'Adeus, Garoto' traz desafios e fardos da vida adulta