quinta-feira, novembro 21, 2024
spot_img

Crítica | ‘Nascida Para Você’ expõe o dilema da adoção e a busca por aceitação

Um dos destaques deste ano no Festival de Cinema Italiano no Brasil, o filme Nascida Para Você (Nata per Te) é baseado em fatos reais e traz a complexa e sensível história do primeiro homem solteiro e homossexual a adotar uma criança com síndrome de Down na Itália.

Inspirado na vida de Luca Trapanese, o filme é dirigido por Fabio Mollo, que oferece uma visão sobre como funciona a adoção na Itália. O longa explora, além do significado de família, a necessidade de ajustar as leis aos novos tempos.

Mas vamos à história?

Conhecemos Luca Trapanese, que ajuda pessoas com síndrome de Down em uma organização e descobre que há um bebê abandonado no hospital com a mesma síndrome. Diante da rejeição de várias famílias, Luca se esforça para provar que pode ser um excelente pai, independentemente de sua orientação sexual ou estado civil.

Num processo marcado por lentidão e resistência judicial, Luca conhece a advogada Teresa Ranieri, que lhe explica os direitos da comunidade LGBTQIA+ na Itália e tenta garantir sua vitória no caso.

Assim, Luca consegue temporariamente a guarda da bebê Alba, com toda a sua família acolhendo a criança que acaba de chegar. Mas, infelizmente, é apenas por um mês, e Alba é devolvida para ser oferecida a “novos pais”.

A situação se repete, com Alba sendo devolvida várias vezes, enquanto Luca perde a paciência com o tribunal, que insiste em encontrar a “família ideal”. Ele questiona quantas devoluções serão necessárias para que entendam que ele pode ser o pai perfeito para Alba.

Nessa luta, Teresa assume não só o papel de advogada, mas também de uma grande amiga de Luca, buscando argumentos para enfrentar o tribunal de Nápoles, mesmo sacrificando momentos com seus próprios filhos para apoiar o amigo.

Teresa e Luca, trazendo melhores momentos juntos pela luta da guarda de Alba

Opinião

Lorenzo e Luca conversando sobre Alba

Pierluigi Gigante se destaca no papel de Luca, e o relacionamento de seu personagem com Alba é a grande magia do filme. Ainda assim, eu diria que Nascida Para Você se sobressai na relação entre Luca e Teresa Ranieri (Teresa Saponangelo), que traz um charme especial ao filme. A amizade deles é tão intensa que Luca comenta que chegou a pensar que ela fosse lésbica, ao que ela responde que foi mãe solteira porque o pai de seus filhos “não merece nota”. Essa cumplicidade torna cativante a luta de Luca pela adoção de Alba.

Com duração de 113 minutos, o filme explora a rotina de Luca, além de alguns fragmentos de sua adolescência, quando ele descobre o amor ao lado do amigo Lorenzo. A trama avança até os dias atuais, em que a rejeição do tribunal faz Luca buscar conforto em novos relacionamentos. É então que o próprio Lorenzo reaparece, evidenciando uma amizade colorida entre eles, sem mudar o status de Luca.

Baseado nos fatos reais vividos por Luca, o filme acerta ao mostrar sua batalha para se tornar pai, ressaltando que não existem “rejeitados”, apenas uma luta para construir uma família.

Ao explorar a burocracia e o julgamento moral que Luca enfrenta, o filme revela as disparidades na Itália e a necessidade urgente de revisão das leis. Em uma sociedade conservadora, faltam batalhas como a de Luca para que a aceitação de pais solteiros e homossexuais se torne uma realidade.

O filme carrega uma mensagem poderosa, ainda que em alguns momentos Nascida Para Você perca o foco principal, que é a relação entre Luca e Alba.

Enfermeira no hospital que Alba está e a resistência de Luca se tornar pai da menina

Aclamado em festivais internacionais, como o Cinema Italy, em Miami, e o Festival du Cinema Italien de Bastia, o filme merece ser visto por mostrar uma luta transformadora. Sendo pioneiro, Luca mudou a história da Itália, e sua coragem justifica o sucesso do livro e do filme.

Outro ponto de destaque é nos créditos, quando vemos o verdadeiro Luca, e percebemos o quanto a história real se assemelha à do filme. Embora não possamos saber muito sobre o Luca real, os demais personagens parecem realmente ter saído da vida dele.

Mesmo em 2024, o mundo ainda não se tornou um lugar mais justo, como Luca desejava. Ele ainda sofreu um revés quando a barriga de aluguel foi proibida, o que foi considerado um ataque cruel aos casais do mesmo sexo, que costumavam recorrer a essa prática para formar suas famílias.

Assim, a escolha de Nascida Para Você para o Festival de Cinema Italiano no Brasil é legítima e necessária, destacando uma luta entre tantas que a sociedade italiana ainda precisa enfrentar para alcançar um futuro mais justo.

Nota: 4 (de 5)

Nascida Para Você

Nata per Te (2023)

Direção: Fabio Mollo
Elenco: Pierluigi Gigante, Teresa Saponangelo, Barbora Bobulova, Alessandro Piavani
País: Itália
Ano: 2023
Duração: 113 minutos
Gênero: Drama

Agradecimentos a organização do Festival de Cinema Italiano no Brasil pelo convite em assistir o filme para produção de conteúdo

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação

Um dos destaques deste ano no Festival de Cinema Italiano no Brasil, o filme Nascida Para Você (Nata per Te) é baseado em fatos reais e traz a complexa e sensível história do primeiro homem solteiro e homossexual a adotar uma criança com síndrome...Crítica | ‘Nascida Para Você’ expõe o dilema da adoção e a busca por aceitação