Sucesso de crítica, KASA BRANCA já tem estreia confirmada e chega aos cinemas em 23 de janeiro de 2025 com o longa-metragem dirigido por Luciano Vidigal. O filme, inspirado em histórias reais, é uma imersão na vida das periferias cariocas, com um olhar sensível para as relações humanas e as adversidades cotidianas.
Uma História Sobre Afeto e Resiliência
No centro da narrativa está Dé (Big Jaum), um jovem da Chatuba, periferia do Rio de Janeiro, que precisa lidar com a doença terminal de sua avó, Dona Almerinda (Teca Pereira), diagnosticada com Alzheimer. Com a ajuda dos inseparáveis amigos Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), Dé busca criar memórias preciosas nos últimos momentos ao lado da avó. A jornada combina drama e nuances cômicas, capturando a essência de uma vida cheia de desafios e afetos.
O filme não só conta uma história tocante, mas também reflete a realidade de muitas famílias brasileiras, ao mesmo tempo em que celebra as riquezas culturais e sociais das comunidades periféricas.
Reconhecimentos e Premiações
Desde sua estreia em festivais, KASA BRANCA tem acumulado elogios e prêmios. No Festival do Rio, recebeu os troféus de Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante (Diego Francisco), Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora. No Festival Janela de Recife, foi laureado com o “Prêmio João Carlos Sampaio para Filmes Finíssimos que Celebram a Vida”.
O longa também foi destaque na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no 17º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, além de estar programado para festivais como o Fest Aruanda, o Festival de Brasília e a Mostra de Petrópolis. Internacionalmente, KASA BRANCA será exibido no Festival de Turim, onde terá sua estreia europeia no dia 28 de novembro, com a presença do diretor e parte do elenco.
Representatividade e Protagonismo Negro
Luciano Vidigal destaca a importância de contar uma história protagonizada por pessoas negras e feita por talentos da periferia. “É um filme que tem um protagonismo negro no lugar do objeto e do sujeito. A figura preta está tanto no elenco quanto na criação. É o filho da empregada doméstica que tá fazendo cinema,” afirma o diretor, ressaltando a conexão entre o filme e o público.
O elenco reúne nomes de peso como Babu Santana, Roberta Rodrigues, e talentos estreantes como o rapper L7nnon, a atriz Gi Fernandes e o DJ Zullu.
Com 95 minutos de duração, KASA BRANCA é uma produção da Sobretudo Produção, TvZero, Tacacá Filmes, Cavideo e Dualto, em coprodução com Riofilme, Canal Brasil, Telecine e Globo Filmes. A distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes.
KASA BRANCA
Direção e Roteiro: Luciano Vidigal
Elenco Principal: Big Jaum, Teca Pereira, Diego Francisco, Ramon Francisco
Trilha Sonora: Fernando Aranha e Guga Bruno
Fotografia: Arthur Sherman
Produção: Bárbara Defanti, Gisela Camara, Roberto Berliner, entre outros.
Com uma mistura de drama e toques cômicos, KASA BRANCA chega em 23 de janeiro de 2025 aos cinemas.