quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img

Review | Mario & Luigi Brothership traz de volta uma série muito querida pelos fãs da Nintendo

Outro excelente remake de um dos maiores sucessos da Square Enix chega para trazer de volta uma trilogia de peso entre os RPGs dos anos 1980.

Já faz quase dez anos desde que o último jogo original da série Mario & Luigi foi lançado, com Mario & Luigi Paper Jam. Desde então, infelizmente, o desenvolvedor original, o estúdio AlphaDream, fechou suas portas, o que deixou os fanáticos pelas aventuras dos irmãos Mario na dúvida se algum dia a série voltaria. Pois bem, a espera finalmente acabou: Mario & Luigi Brothership acaba de desembarcar no Nintendo Switch!

Desta vez, nas mãos da Acquire, a mesma de ambos os excelentes Octopath Traveller, a aventura leva os irmãos e mais uma penca de gente do Reino do Cogumelo para outra dimensão, um lugar chamado Elétria, onde o caos vem rolando solto. Isso porque as ilhas que formam Elétria se espalharam pelos mares depois que a grande árvore que provém a valiosa luz foi destruída. Cabe agora aos bros resolver esse problema, junto de um monte de novos amigos que os bigodudos vão fazer durante o jogo.

A amizade fraterna é a chave para o sucesso

Em vias gerais, Mario & Luigi Brothership é bastante semelhante aos capítulos anteriores, só que em três dimensões. Você controla Mario e Luigi nas divertidas batalhas em turnos com os botões A e B, respectivamente, precisando apertá-los no ritmo dos ataques, e também na hora de se defender. Com o andar da história, a variedade de ações vai aumentando, apresentando diversos usos desses mesmos botões, o que te faz ficar ligado na ação, quebrando a monotonia de simplesmente escolher uma ação e esperar ela ser feita, como nos RPGs mais tradicionais.

Durante suas explorações do mundo do jogo, há também poderes especiais que podem ser usados, colocando a “broderagem” dos protagonistas na massa, por assim dizer. Eles são capazes de virar uma nave espacial capaz de percorrer distâncias maiores que o pulo comum deles, além de rolar como uma bolinha, para entrar literalmente entrar pelo cano e também congelar ou derreter obstáculos! 

Dentre as outras novidades de jogabilidade, estão os plugues, criados a partir de gotinhas de luz coletadas durante a correria. Eles dão aos heróis vantagens durante o combate, algumas, por exemplo, que facilitam o contra-ataque ou deixam os golpes de pulo mais fortes, dentre inúmeras outras. Esse leque de opções permite você customizar a dupla ao seu estilo de jogo dentro e fora das lutas, inclusive,  algo que até então era mais restrito na série Mario & Luigi. 

A missão principal leva você às muitas ilhas de Elétria, para conectá-las novamente à Nauta, o grande navio-ilha que dá nome ao jogo, onde a nova árvore da luz vem crescendo. Nas idas e vindas, descobre-se o real motivo de todo o sofrimento de quem vive por lá, colocando Mario e Luigi frente-a-frente com um novo vilão e seus atrapalhados capangas. Mas, com uma mãozinha de seus amigos, nada é impossível para os encanadores do Brooklyn.

Fofura e muito bom humor, agora em português do Brasil! 

Tudo isso é regado do já consagrado e escrachado senso de humor da série, que neste jogo está extremamente afiado, ainda mais porque está tudo muito bem localizado no nosso português. Da mesma maneira que The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom nos encantou com trocadilhos e piadas há algumas semanas, Mario & Luigi Brothership segue a nova e muito bem-vinda campanha da Big N em adaptar seus jogos ao mercado brasileiro.

Falando nisso, bem ou mal, num caminho parecido ao de Zelda, Brothership é repleto de tutoriais e diálogos longos, vindos principalmente do simpático Pligue, o não-porquinho voador – sério, não chame ele de porco – nosso parceiro da vez, o que pode deixar jogadores menos pacientes um pouco irritados. Sabendo que este se trata de um jogo que visa um amplo público, de jogadores de todas as idades, dá para entender a decisão de ensinar como se joga, ainda mais porque já faz um bom tempo que não sai um jogo da série, mas seria tão difícil colocar uma opção para agilizar mais ou até pular algumas dessas partes? 

Tirando essa questão de ritmo, Mario & Luigi Brothership é um jogo repleto de charme e beleza, trazendo gráficos que usam os recursos do Nintendo Switch até a última gota, como os lançamentos mais recentes da Casa do Cogumelo vêm fazendo. Por causa disso, em alguns momentos, há quedas de quadros aqui e ali, o que não chegou a incomodar tanto a gente. Mesmo assim, elas não deixam de ser perceptíveis, mostrando que talvez esteja mesmo na hora do console híbrido da Nintendo dar espaço a um sucessor. Tudo indica que isso acontecerá ano que vem; resta saber como este e outros jogos vão rodar nele.

NOTA: 4 de 5

Ficha técnica:

Nome: Mario & Luigi Brothership

Desenvolvedoras: Acquire e Nintendo Entertainment Planning and Development

Publicadora: Nintendo of America

Gênero: RPG

Plataforma: Nintendo Switch

Lançamento: 7 de novembro de 2024  

Agradecemos a assessoria da Nintendo no Brasil por ter nos enviado uma cópia do jogo para a produção desta matéria.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação

Outro excelente remake de um dos maiores sucessos da Square Enix chega para trazer de volta uma trilogia de peso entre os RPGs dos anos 1980. https://www.youtube.com/watch?v=44F5jVCH_O8&pp=ygUfbWFyaW8gbHVpZ2kgYnJvdGhlcnNoaXAgdHJhaWxlcg%3D%3D Já faz quase dez anos desde que o último jogo original da série Mario & Luigi foi lançado, com...Review | Mario & Luigi Brothership traz de volta uma série muito querida pelos fãs da Nintendo