Lançamento de outubro, Super Mario Party Jamboree tem o papel de apresentar novidades à franquia, mostrando que sempre existe espaço para boas adições. Com um elenco robusto de 22 personagens, o novo jogo ainda conta com a estreia de Pauline e Ninji.
Se você é das antigas, Super Mario Party Jamboree continua com sua estrutura familiar, agora trazendo novos jeitos de jogar, como Pro (experiência mais casual) e uma jogabilidade mais técnica e clássica, além de novos modos online, customização, reações entre tantas novidades que podem assustar à primeira vista.
Como tudo começou?
O peso da série Mario Party é bem similar ao do Mario Kart, em que o sucesso de seus jogos tornou essas séries influentes na cultura pop. Toda franquia popular tentou, de alguma maneira, tirar alguma casquinha do sucesso da Nintendo.
No caso de Mario Party, um clássico dos games de tabuleiro virtuais que vem desde o Nintendo 64, conquistou gerações com seus minijogos e disputas por estrelas. Numa parceria entre a Nintendo e a Hudson Soft, foram lançados diversos jogos até Mario Party 8, quando a Konami comprou a produtora, transferindo a produção do jogo para a NDcube até os dias atuais.
Novidades e Modos de Jogo
Em Super Mario Party Jamboree, a grande novidade para os brasileiros está não só na tradução em português, mas também no narrador do jogo que conversa em português, no estilo Super Mario Bros. Wonder.
Falando do jogo como um todo, além do modo clássico que está de volta, temos o intrigante sistema Dupla Jamboree, que permite alianças temporárias entre personagens, adicionando uma camada de estratégia. Essa aliança dura cerca de 5 turnos, adicionando os diferenciais desse personagem ao seu, além de poder conseguir duas estrelas, ganhar e perder moedas em dobro e até comprar itens em dobro. Numa comparação, Dupla Jamboree lembra Mario Kart: Double Dash do GameCube, onde cada personagem tinha características diferentes que acabavam sendo uma estratégia importante para vencer as corridas.
Além disso, o jogo apresenta uma história em que o mago Kamek cria um Bowser Impostor, o que faz todos os personagens se unirem contra ele. Essa parte está conectada aos novos modos de jogo: Bowserathlon e Brigada Anti-Bowser. O Bowserathlon coloca até 20 jogadores em uma competição online repleta de minijogos, promovendo disputas intensas. Já o modo cooperativo Brigada Anti-Bowser incentiva o trabalho em equipe de até 8 jogadores contra o Bowser Impostor.
Viajando de balão para um mapa repleto de tabuleiros, temos entre eles o Shopping Arco-Íris do Mario, Autódromo Lança-Dados, Floresta do Mega Wigger, Ilha Goomba e o Povoado Faroeste. Ainda pelo mapa, o jogo apresenta uma área de Cozinha Rítmica, que exige destreza na hora de montar pratos, como lanches e churrasco, entre outras atividades.
O jogo ainda conta com atividades de precisão bem alta, como Fábrica do Toad e Aventuras Aéreas, que irão exigir muito da sua precisão com os Joy-Cons.
Jogabilidade
Nascendo como uma experiência de jogos de tabuleiro agora num console de mesa, Super Mario Party Jamboree traz uma jogabilidade bem fluida e diversa. A única exigência é jogar com os Joy-Cons; portanto, na maioria do tempo, você jogará com um só na horizontal, mas em alguns modos, como Aventuras Aéreas, você precisará de dois para controlar cada asa sua.
Um dos grandes méritos aqui é o alto fator replay para liberar a quantidade de itens presentes no jogo, seja conquistas, ou itens como reações e até mesmo itens para posar em fotos customizáveis para trocar com os amigos. Tudo isso, aliado ao modo online, moderniza o jogo, que deixou de se restringir ao clássico de desafiar os amigos em casa.
São muitas novidades que farão o jogador jogar por horas. Na parte de tabuleiros, quanto mais se joga, mais tabuleiros se abrem para você jogar com seus amigos.
Localização em português brasileiro
É difícil não fazer um tópico sobre isso, quando o jogo traz uma excelência em localização muito acima do esperado. Trazendo um texto fluído e voz do narrador em português, Super Mario Party Jamboree se destaca em não só estar localizado, mas estar no “nosso” português.
Adaptando e localizando gírias e expressões, o jogo tem o cuidado de falar o português do jogador, não só estar escrito no nosso idioma. Esse cuidado faz muita diferença. Um exemplo é o “Estrela Recebida”, que lembra muito o “Receba” do Luva de Pedreiro.
Seguindo o mesmo padrão de Super Mario Bros. Wonder, podemos até dizer que o jogo é um avanço ainda maior, sendo uma evolução do trabalho de localização anterior.
Esse é de longe um dos grandes pontos positivos para Super Mario Party Jamboree, que traz um Mario ainda mais brasileiro que anteriormente.
Opinião
Super Mario Party Jamboree mostra que a Nintendo não faz mais do mesmo, sempre se reinventando e trazendo novidades aos seus jogos. Aqui, não foi diferente. Ao optar por trazer mapas gigantescos, diversas conquistas, novos personagens, customizações, modos online e tantas novidades, é até difícil mensurar tudo que há de novo.
Desta vez, com muitos itens que vão trazer discórdia entre os amigos, o jogo permite trocar estrelas de lugar, mudar lojas, dar cupons de 200% de aumento de qualquer item do jogo, dados lentos, chaves para estradas “particulares” dentro do tabuleiro, entre tantos outros itens que, se você conhecer e usar a seu favor, vencerá sem problemas.
Devo confessar que, mesmo jogando às vezes sozinho, o jogo continua divertido, mostrando uma versatilidade que prova que a Nintendo fez a lição de casa ao apresentar um jogo com tanto conteúdo.
É claro que Super Mario Party Jamboree não é isento de falhas, tendo alguns minijogos que deixam a desejar e alguns modos como Aventuras Aéreas e Fábrica do Toad, que são desafiantes, mas nem sempre agradáveis de tentar completar. Cabe ao jogador decidir se quer fazer 100% do jogo.
A Brigada Anti-Bowser, com 8 jogadores em uma missão em comum, foi uma boa adição ao jogo e se mostrou bastante divertida. Já o Bowserathlon é divertido, mas se você gosta de jogar sozinho, talvez não seja uma boa opção.
Se podemos dizer algo sobre Super Mario Party Jamboree, é que este definitivamente é um dos jogos mais completos e até ousados de toda a série. Respeitando e equilibrando bem a nostalgia dos jogos anteriores, mas sem deixar de lado as inovações, o novo jogo conseguiu manter a essência dos clássicos Mario Party enquanto apresenta novos modos para uma nova geração. Diversão na medida certa, Super Mario Party Jamboree é o tipo de jogo que você precisa ter em casa, já sabendo que vai dar boas risadas e provavelmente terá briga (no bom sentido) sobre quem ganhou mais estrelas no final da noite. É um grande acerto e mostra que sempre há espaço para boas novidades.
Nota: 4,5 (de 5)
Super Mario Party Jamboree
Desenvolvedora e Distribuição: Nintendo
Diretor: Takeru Sugimoto
Produtores: Toshiaki Suzuki, Shinya Saito, Kenji Kikuchi
Projetistas: Hayato Minagawa, Rina Wegner, Hirotaka Uichida, Tsutomu Komiyama, Fumihisa Sato, Atsushi Nakao, Ryou Yokomizo, Yuya Rokuyama, Hiroyuki Seki, Satoru Imamura, Takaki Kobayashi
Programadores: Masayuki Shinohara
Artistas: Arata Kobayashi
Compositores: Shigenobu Okawa, Yuta Yamaguchi
Série: Mario Party
Plataforma: Nintendo Switch
Lançamento: 17 de outubro de 2024
Gênero: Grupo
Modos de jogo: Um jogador, multijogador
Agradecimentos a Nintendo por ter nos enviado uma versão digital para produção deste conteúdo