quarta-feira, janeiro 22, 2025
spot_img

Salão de Baile: This is Ballroom | Estreia nos cinemas brasileiros em 5 de dezembro

“Salão de Baile: This is Ballroom” estreia nos cinemas brasileiros em 5 de dezembro. Este é o primeiro longa-metragem brasileiro focado no movimento ballroom, trazendo à tela a cena voguing do Rio de Janeiro, protagonizada por pessoas pretas e LGBTQIAPN+.

Um Olhar sobre a Cultura Ballroom

Após receber aclamação em festivais internacionais, o filme mergulha na vibrante comunidade ballroom carioca, que se inspira na cultura criada na década de 70 em Nova York. Dirigido por Juru e Vitã, o documentário destaca a resistência e a criatividade de uma comunidade que se expressa através da arte e da dança. O longa já conquistou prêmios como o de Melhor Montagem e uma Menção Honrosa no Festival do Rio 2024, sublinhando sua relevância e impacto.

Prêmios e Reconhecimento

A estreia mundial de “Salão de Baile” ocorreu em março de 2024 no Festival Internacional de Documentários de Copenhagen – CPH, e desde então, o filme recebeu diversos prêmios internacionais, incluindo o Prêmio de Público no Queer Porto, em Portugal, e Melhor Documentário no Oslo/Fusion Festival Internacional de Cinema, na Noruega. No Brasil, o longa foi exibido em festivais como a 48ª Mostra de São Paulo e a 13ª edição do Olhar de Cinema, e atualmente faz parte da programação do festival Primeiro Plano em Juiz de Fora e do Festival Mix Brasil, em São Paulo.

A Proximidade com a Comunidade

Juru, co-diretora e roteirista do filme, comenta sobre o reconhecimento internacional: “Ganhamos prêmio do público no Queer Porto e o prêmio do Júri de Melhor Montagem no Festival do Rio. Isso mostra como foi feliz a escolha de trazer a ballroom pra dentro da equipe.” A diretora destaca a diversidade da equipe, que inclui membros da comunidade ballroom, permitindo uma representação autêntica da cena.

A Experiência do Baile

No filme, a câmera acompanha um “ball” (baile) da cena fluminense, onde indivíduos negros e/ou LGBTQIAPN+ têm a liberdade de explorar novas possibilidades de expressão de identidade. Juru afirma: “A ballroom é um lugar de potencialização desses corpos dissidentes, um espaço criado por e para pessoas trans e pretas, especialmente, poderem resistir às opressões e celebrar suas existências.”

Tanto Juru quanto Vitã estão inseridos no movimento ballroom e se dedicaram a criar um filme que capture a essência dessa comunidade. Vitã explica: “Fizemos um filme em conjunto com a comunidade ballroom. Queremos proporcionar ao espectador uma experiência de imersão no universo, com o nosso olhar ‘de dentro’.” Luis Carlos de Alencar, da produtora Couro de Rato, completa: “A cena ballroom é talvez a mais radical e mais interessante do underground fluminense. Em termos de força, enfrentamento, expressividade e cultura, não tem nada que chegue aos pés dela.”

“Salão de Baile: This is Ballroom” promete ser uma experiência cinematográfica única, refletindo a riqueza e a diversidade de uma cultura vibrante e significativa.

SALÃO DE BAILE: THIS IS BALLROOM

Roteiro: Juru (elu/delu, ela/dela, ele/dele), Peterkino (ele/dele), Vitã (elu/delu, ela/dela)

Direção: Juru (elu/delu, ela/dela, ele/dele), Vitã (elu/delu, ela/dela)

Ass. Direção: Azch (ele/dele), Diego Cuxe Pereira (ele/dele)

Produção: Luis Carlos de Alencar (ele/dele), Vladimir Seixas (ele/dele)

Produção Executiva: Camilla Ribeiro (ela/dela)

Direção de Produção: Thais Matos (ela/dela), Isabel Veiga (ela/dela)

Direção de Fotografia: Paula Monte (ela/dela), Suelen Menezes (ela/dela)

Direção de Arte: Gah (ele/dele), Germanetto (elu/delu, ela/dela), Mother Idra Mamba Negra (ela/dela)

Som direto: Pedro Moraes (ele/dele), Priscila Alves, Tomaz Griva Viterbo (ele/dele), Vitor Kruter (ele/dele)
Montagem: Peterkino (ele/dele)
Edição de som e Mixagem: Thiago Sobral (ele/dele)
Trilha Sonora: Globalkunt – b o u t (ele/dele), Eve Hive (ele/dele)
Ass. Produção: Felipe Fernandes (ele/dele), Lucas Andrade (ele/dele) e Mavi Candace (ela/dela)
Ass. Prod. Executiva: Áfaiyà Letícia (ela/dela) e Julia Sarraf (ela/dela)
Gaffer: Big Joe (ele/dele)
Still: Bruna Trindade (ela/dela), Paula Monte (ela/dela), Peterkino (ele/dele)
Coordenação De Pós-Produção: Tao Burity (ele/dele)
Design: Victória Servilhano (ela/dela)
Color Grading: Glauco Guigon (ele/dele)

Gênero: Documentário
Duração: 94 min.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação