domingo, dezembro 15, 2024
spot_img

3ª edição do Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar | Premia o Melhor do Cinema Nacional

A 3ª edição do Festival Samburá de Cinema e Cultura do Mar terminou neste domingo (8), na Taíba (CE), com a celebração de talentos do cinema nacional. A premiação destacou seis curtas na Mostra Competitiva e distribuiu troféus em 11 categorias, além de três menções honrosas.

Divisão do Prêmio Principal

Os grandes vencedores da noite foram o documentário “Minha Câmera É Minha Flecha”, de Natália Tupi, e a ficção “Fossilização”, de João Folharini, que dividiram o prêmio de Melhor Filme. Ambos receberam o troféu Lylia Guedes e R$ 5 mil. Natália também venceu na categoria Melhor Direção, enquanto Folharini conquistou o prêmio de Melhor Roteiro. O trabalho dele ainda garantiu o troféu de Melhor Atriz para Ju Colombo.

Outros Destaques da Competição

Da Vinci, do curta cearense “Ureaseca”, levou o prêmio de Melhor Ator. Já a animação “Coaxo”, dos gaúchos Cecília Silva Martinez e Henrique Lima, brilhou com as conquistas de Melhor Som (Otávio Vassão) e Melhor Direção de Arte. A produção cearense “Almadia”, dirigida por Mariana Medina, foi escolhida como Melhor Produção Cearense e ainda levou o prêmio de Melhor Trilha Sonora, assinada por Fernando Catatau. Na categoria Melhor Fotografia, Mari Bley foi premiada por seu trabalho em “As Melhores”, de Renata Mizhari.

Menções Honrosas Reconhecem Iniciativas Únicas

O júri também destacou três produções com menções honrosas. “O Medo Tá Foda”, de Esaú Pereira, foi elogiado pela criatividade ao abordar temas distópicos que dialogam com questões pessoais e coletivas. “Jurema e Seu Reinado”, de Jardel Anacé, William Anacé e Gleydson Anacé, recebeu reconhecimento pelo esforço de realizar cinema em uma aldeia indígena e preservar a cultura da tribo Anacé. Mariana Castelo foi aplaudida como Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação no curta pernambucano “Emocionado”, de Pedro Melo.

Encerramento e Relevância do Festival

O evento terminou com uma festa animada na praça da Taíba, com show da banda Essas Mulheres. Promovido pelo CENAPOP, o festival reforça a importância de valorizar a cultura e a inclusão social, destacando o cinema como um espaço de expressão e resistência.

O júri contou com profissionais como Carol Vieira, Chico Gualbernei, Émerson Maranhão, Helena Luna e Marta Aurélia, que ajudaram a consolidar o Festival Samburá como uma plataforma de destaque para o audiovisual independente.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação