Durante o The Game Awards 2024, a 10 Chambers, estúdio sueco conhecido por GTFO e liderado por Ulf Andersson, criador de PAYDAY: The Heist e PAYDAY 2, apresentou o primeiro trailer de gameplay de seu novo projeto, Den of Wolves. O jogo promete evoluir o gênero de assaltos cooperativos ao integrar mecânicas de infiltração e hacking em um FPS para quatro jogadores. O trailer apresenta Midway City, uma metrópole distópica dominada por corporações, com arranha-céus gigantes simbolizando o poder empresarial. É nesse cenário que o jogo se desenrola, combinando narrativa rica e desafios complexos. A ambientação futurista dá tom ao estilo de assalto que a 10 Chambers pretende reinventar.
Midway City: A distopia corporativa
Midway City foi criada em 2035 como resposta aos catastróficos ataques cibernéticos que quase colapsaram a economia global. Concebida como uma zona corporativa de alta segurança, tornou-se uma metrópole autônoma onde empresas exercem controle absoluto com supervisão mínima. A cidade, dividida em distritos controlados por diferentes corporações, é um ambiente hostil e repleto de oportunidades para assaltos. O primeiro distrito explorado pelos jogadores será o Promise District, comandado pela corporação USTMAN SACS. Esse distrito é caracterizado por uma arquitetura vertical que reflete as desigualdades sociais: os andares superiores abrigam a elite corporativa, enquanto a superfície é reservada aos mais pobres. Navegar por esse cenário exige estratégias para superar vigilância avançada e forças de segurança corruptas.
Um salto além de PAYDAY
Segundo Ulf Andersson, Den of Wolves traz elementos de seus projetos anteriores, mas também avança além deles. “Você só pode roubar bancos por um tempo antes de isso se tornar tedioso. Queremos elevar o conceito de assalto para um novo patamar”, afirma o diretor criativo. Oscar J-T Holm, cofundador da 10 Chambers, destaca a profundidade do universo do jogo: “Mesmo se você não for um jogador focado em histórias, acreditamos que o contexto robusto enriquece a experiência. Investimos em cada detalhe, desde marcas fictícias até narrativas que explicam a evolução desse mundo.”
Lançamento no ritmo certo
Ao final do trailer, uma data de lançamento enigmática é exibida, remetendo aos tempos em que jogos FPS eram lançados apenas quando prontos. Robin Björkell, diretor de comunicação da 10 Chambers, explica: “Queremos ser honestos sobre os desafios do desenvolvimento e evitar pressões de lançamentos rushados. Den of Wolves será lançado em Acesso Antecipado no Steam assim que estiver pronto.”
Com essa abordagem, a 10 Chambers busca oferecer uma experiência refinada desde o início, enquanto redefine o que um jogo de assalto pode ser. Den of Wolves promete ser mais que um FPS cooperativo: uma jornada imersiva em um mundo distópico, cheio de desafios e oportunidades para estratégias criativas.