domingo, dezembro 22, 2024
spot_img

Trilha Sonora para um Golpe de Estado e Linguagem Universal | Dois longas buscam o Oscar em 2025

Dois filmes que já estão dando o que falar entraram na pré-lista do Oscar 2025, colocando a Pandora Filmes no centro das atenções. O documentário belga Trilha Sonora para um Golpe de Estado e o drama canadense Linguagem Universal chamam a atenção com suas histórias impactantes e estilos únicos. Com estreia no Brasil marcada para o primeiro semestre de 2025, eles prometem mexer com o público e trazer reflexões sobre cultura, história e identidade.

Jazz e Revolução: O Impacto de Trilha Sonora para um Golpe de Estado

O documentário belga Trilha Sonora para um Golpe de Estado, dirigido por Johan Grimonprez, é uma viagem poderosa para um momento marcante da história. O filme revive o protesto icônico de Abbey Lincoln e Max Roach no Conselho de Segurança da ONU, em 1961, contra o assassinato de Patrice Lumumba, líder da independência do Congo. Com participações de nomes gigantes como Malcolm X, Nina Simone e Louis Armstrong, o documentário liga a música à luta anticolonial e revela os bastidores das ações da CIA.

Premiado em festivais importantes, como o Sundance e a Associação Internacional de Documentários, o filme também joga luz sobre como o jazz foi usado como arma cultural durante a Guerra Fria. “O jazz virou uma espécie de isca para esconder golpes como o do Congo”, comenta Grimonprez.

Linguagem Universal: Entre o Real e o Surreal

Já o canadense Linguagem Universal, de Matthew Rankin, é uma mistura de humor, introspecção e surrealismo. A história conecta personagens em uma “interzona” entre Winnipeg e Teerã. O protagonista Matthew volta à sua cidade natal e descobre que todo mundo agora fala farsi. Enquanto isso, estudantes encontram dinheiro congelado e guias turísticos tentam se orientar nesse cenário incomum.

Com um olhar inovador, Rankin explora barreiras culturais e linguísticas de um jeito sensível e criativo. “Fazer filmes é sobre criar conexões, não sobre controle. Nossa ideia era criar algo que fosse verdadeiramente coletivo”, explica o diretor. O filme já levou o Prêmio do Público na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2024 e segue forte na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Internacional.

Os dois filmes chegam aos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2025, com a Pandora Filmes na distribuição. Trilha Sonora para um Golpe de Estado e Linguagem Universal prometem tocar o público e trazer debates necessários sobre história, cultura e as complexidades do mundo atual.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação