terça-feira, janeiro 7, 2025
spot_img

Crítica | Entrando com o pé direito, Mundo dos Casados é um acerto da Globoplay

Em dezembro, a Globoplay entrou com tudo na onda coreana ao trazer seu primeiro k-drama, Mundo dos Casados. Produção do canal JTBC, já lançada anteriormente no Brasil pela Rakuten Viki, a série recebeu dublagem inédita e uma campanha publicitária com comerciais na Globo, num aceno claro às dorameiras, mostrando que a plataforma entendeu e aceitou a invasão das produções sul-coreanas.

Baseado na série britânica Doctor Foster, o k-drama de 16 episódios recebeu dublagem pela Beck Studios, que já tem experiência com outras produções da Globoplay. Ao que tudo indica, este é o primeiro k-drama exclusivo da plataforma.

Com 28,3% de audiência, a produção é uma das maiores da história da televisão coreana. Exibida em 2020 na Coreia do Sul, traz temas como traição e vingança, ingredientes que agradam fãs de novelas como Avenida Brasil ou produções mexicanas, ambas já consolidadas na plataforma.

Mas do que se trata a história de Mundo dos Casados? Vamos descobrir.

Enredo

Mundo dos Casados
Seon-u, Tae-oh e Da-kyung

Com uma vida perfeita e invejável, conhecemos a doutora Seon-u (interpretada por Kim Hee-ae), uma mulher de sucesso, médica e vice-diretora de um hospital, além de casada com Tae-oh (Park Hae-joon), um empresário bonitão e carismático. A relação deles parece perfeita à primeira vista, mas tudo se desfaz em poucos minutos de tela quando Seon-u descobre que seu marido a trai com Da-kyung (Han So-hee), uma mulher mais jovem e filha de uma família influente na cidade.

Se a traição é descoberta por um simples protetor labial dentro do blazer do marido, Seon-u começa a desenterrar ainda mais podres que fazem seu mundo virar de cabeça para baixo. Com todos os amigos encobrindo o caso de Tae-oh, ela percebe que está sozinha. A situação piora quando descobre desvios de dinheiro, pedidos de empréstimos sem seu consentimento e até mesmo o saque de uma apólice de seguro do filho.

Não bastando, Da-kyung começa a rondar Seon-u como paciente, revelando que está grávida e que tem um amante — como se a médica não soubesse que fosse ela. É a partir desse ponto que o enredo se desenvolve em uma história de vingança, traições e revelações sombrias, dividida em duas partes.

Na primeira, Seon-u enfrenta o choque da traição e a destruição de sua família. Reconhece que precisa do divórcio, mas entra em conflito com o papel de uma mulher divorciada em uma sociedade tradicional. Questiona-se frequentemente se está fazendo o correto ao enfrentar a perda de status.

O divórcio com Tae-oh culmina em uma tentativa dele de desqualificá-la no hospital e em uma discussão violenta ao buscar o filho Jun-yeong (Jeon Jin-seo) na escola. Tae-oh espanca Seon-u na frente do filho, o que resulta em uma medida cautelar para afastá-lo da esposa por dois anos.

A segunda fase

Segunda fase com Tae-oh querendo vingança contra Seon-u

Dois anos depois, Seon-u tenta reconstruir sua vida, mas enfrenta o retorno de Tae-oh e Da-kyung à cidade. Agora produtor de um filme de sucesso, Tae-oh compra uma mansão e organiza uma festa para celebrar o aniversário de dois anos de sua filha com Da-kyung, ao mesmo tempo em que tenta se reaproximar de Jun-yeong.

O que parecia estar em ordem para Seon-u começa a desmoronar quando Tae-oh tenta tirar o filho dela e faz uma promessa de doação anual ao hospital em troca de sua retirada como vice-diretora. Fica claro que ele está disposto a destruí-la da mesma forma que foi destruído no passado.

Jun-yeong, cada vez mais distante, sofre com a disputa entre os pais e com o desprezo de Da-kyung. Enquanto isso, Seon-u descobre que está sendo perseguida pelo ex-marido.

Jun-yeong é o que mais sofre com a briga dos pais

Tae-oh se torna ainda mais complexo ao longo da série. De marido perfeito, ele se transforma em um homem obcecado por poder e controle, especialmente sobre Jun-yeong. Sua manipulação constante dos que o cercam, incluindo Da-kyung, reflete sua incapacidade de lidar com a perda e sua necessidade de domínio. Essa obsessão o consome e o expõe, pouco a pouco.

A segunda fase da trama também aborda a morte de In-gyu (Choi Byung-mo), um ex-namorado de uma paciente de Seon-u que trabalhava para Tae-oh. A investigação desse crime coloca tanto Seon-u quanto Tae-oh como suspeitos.

Será que Tae-oh matou In-gyu para proteger seus segredos? E como isso afeta seu casamento com Da-kyung?

Opinião

Uma briga de casal que não acaba com o divórcio

Com uma trama de tirar o fôlego, Mundo dos Casados é um exemplo do melhor que as produções sul-coreanas têm a oferecer, sendo uma porta de entrada incrível para quem ainda não conhece os k-dramas.

A complexidade em mostrar como Seon-u lida com a vingança na primeira fase e tenta se libertar das amarras do ex-marido na segunda desafia o público a refletir sobre o papel da mulher em uma sociedade machista.

A trama vai além da protagonista, explorando também Da-kyung, que passa de vilã a vítima, e Jun-yeong, o filho do casal, que sofre profundamente ao ser jogado no meio desse turbilhão.

Embora eu não tenha assistido à série britânica Doctor Foster, Mundo dos Casados soube adaptar a trama à cultura coreana de forma impecável, mostrando como status e dinheiro podem moldar as relações.

Mesmo se tirarmos o rótulo de k-drama, Mundo dos Casados é uma novela/série de alta qualidade, repleta de reviravoltas, com um bom roteiro e com ótimas atuações. É a Globoplay acertando em cheio ao investir no gênero, com uma dublagem competente que reflete no sucesso da série, que permaneceu semanas no topo da plataforma.

Impactante e viciante, Mundo dos Casados tem tudo para conquistar o público brasileiro, reafirmando o sucesso dos k-dramas em nosso país.

Nota: 5 (de 5)

Mundo dos Casados

Título Original: 부부의 세계 (Bubuui Segye)
Baseado em: Doctor Foster de Mike Bartlett
Gêneros: Melodrama, Romance, Thriller
Direção: Mo Wan-il, Kim Sung-jin
Roteiro: Joo Hyun
Elenco: Kim Hee-ae, Park Hae-joon, Han So-hee
Episódios: 16 + 2 especiais
Duração: 75–92 minutos
Produção: JTBC Studios
Exibição: Globoplay

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação

Em dezembro, a Globoplay entrou com tudo na onda coreana ao trazer seu primeiro k-drama, Mundo dos Casados. Produção do canal JTBC, já lançada anteriormente no Brasil pela Rakuten Viki, a série recebeu dublagem inédita e uma campanha publicitária com comerciais na Globo, num...Crítica | Entrando com o pé direito, Mundo dos Casados é um acerto da Globoplay