segunda-feira, janeiro 27, 2025
spot_img

Review | Donkey Kong Country Returns HD traz um dos melhores jogos de Wii para a geração atual

É a terceira oportunidade de curtir Donkey Kong Country Returns, que em 2025 completa 15 anos.

Em sua era de ouro no Super Nintendo, a lendária Rare deu vida nova ao macacão da Nintendo com a revolucionária série Donkey Kong Country, que só voltou a ativa depois disso em 2010, quando Donkey Kong Country Returns deu as caras no Wii em 2010. Desenvolvido pela Retro Studios, o grupo por trás de outro revival fantástico, Metroid Prime, o jogo trouxe o personagem de volta ao que faz melhor, o gênero de plataforma, com muito estilo.

Desde então, Donkey Kong Returns já foi relançado como um título do portátil 3DS, onde fez bom uso das capacidades de visão tridimensional do sistema, mas, devido às limitações do aparelho, não era lá uma beleza em termos de apresentação quando comparado ao lançamento original. A Nintendo que não é burra nem nada esperou o momento para voltar ao jogo, e bem como vem fazendo com vários de seus clássicos mais recentes, ela o trouxe de volta, agora no Nintendo Switch.

A terceira vez, mais bela e colorida

Donkey Kong Returns HD é exatamente o que o nome diz, a versão em alta definição do jogo que você provavelmente já conhece, agora no console híbrido da Big N, poucos meses antes de seu sucessor chegar ao mercado. Se trata de um jogo claramente mais bonito e vistoso que as vindas anteriores, mantendo o mesmo conteúdo presente no título de 3DS, ou seja, um modo mais fácil de jogar, com itens adicionais e um mundo a mais com um punhado de fases novas.

Essa aventura do macaco mais querido dos videogames se desenrola de maneira bem parecida aos dos jogos de Super Nintendo. Os vilões da vez são um grupo de instrumentos tiki que hipnotizaram os animais da floresta para roubar a reserva de bananas do nosso amigo. Num surto de fúria, DK parte na ofensiva e, junto de seu amiguinho Diddy, dá o troco aos invasores. As fases de jogo são dispostas em um mapa dividido em áreas temáticas diferentes, culminando em lutas com chefes divertidos.

A jogabilidade é bem parecida com os jogos antigos. Donkey pode rolar e pular em cima de inimigos, carregar e jogar barris neles, além de bater no chão, revelando coisas escondidas. E quando está junto de Diddy, é capaz de planar no ar por um tempinho. A novidade apresentada na versão original, o soprar, continua lá, mas desta vez não é preciso fazer isso no seu controle. Ufa! 

Os amigos animais do gorila marrom, como Rambi, o rinoceronte, dão as caras novamente, o que garante ao jogo bastante variedade e muito caos. As fases são dispostas de maneira desafiadora, com muitos segredos escondidos, o que presenteia ao jogador com muito o que fazer no decorrer da jornada pela Ilha DK. Para quem quiser compartilhar a tela com um amigo, é possível jogar de dois também, com um controlando Donkey Kong e o outro, Diddy, simultaneamente.

Há um bom desafio para quem quiser se desafiar

Na contramão de muitos jogos mais atuais da Nintendo, Donkey Kong Returns HD traz um nível de dificuldade mais alto que o comum. Há muitas armadilhas e artimanhas a serem evitadas, requerendo certa precisão na hora de jogar. Para os mais inexperientes ou sem muita paciência, é aí que o modo de jogo remixado entra em cena, onde há mais pontos de vida e bugigangas a serem compradas na lojinha de Cranky Kong. É uma maneira mais tranquila de se jogar, mas quem preferir pode encarar o desafio como ele era na versão do Wii também, com menos pontos de vida e estoque de vantagens menos recheado.

O charme da Nintendo permanece intacto nesse jogo. É extremamente colorido e repleto de personagens bonitinhos e engraçados, começando pelo próprio DK, que faz tudo ao seu redor balançar quando anda. Apesar de uma repetição exagerada dos inimigos em cada fase, o jeito com que eles são dispostos faz com que eles tenham mais utilidade em meio aos pulos e porradas. A fantástica trilha sonora presente nos jogos da Rare volta remixada, dando aquela sensação gostosa de nostalgia toda vez que elas tocam. 

O relançamento vale a pena?

A parte chata desse relançamento é o preço. Ele chega às lojas com a etiqueta cheia, apesar de ser um remaster, o que pode não agradar a todos os fãs do Switch, mesmo sedentos por novos lançamentos. Ainda mais porque esta não é a primeira vez que ele volta ao catálogo e tirando os visuais em alta definição, não há conteúdos novos nem nada. E, para o mercado brasileiro, outro desencanto com Donkey Kong Country Returns HD é a falta de legendas em português, algo que a Nintendo vem cada vez mais incluindo em seus jogos, mas que não fez aqui.

Junto de Donkey Kong Country Tropical Freeze HD, outro relançamento, só que da continuação deste no Wii U, Donkey Kong Country Returns HD finalmente completa a série no Switch. Os dois são grandes jogos que são muito bem-vindos ao sistema, mesmo que tenha demorado até os últimos tempos de vida dele para isso acontecer. Com a contagem perto do fim até o Switch 2 bater na nossa porta, mas com a notícia de que seu sucessor terá retrocompatibilidade quase que total, a vida e legado do “antigo” continuarão firmes e fortes nos anos que estão por vir.   

NOTA: 4 de 5

Ficha técnica:

Nome completo: Donkey Kong Country Returns HD

Desenvolvedoras: Retro Studios (versão original) e Forever Entertainment

Publicadoras: Nintendo of America

Gênero: Plataforma

Plataforma: Nintendo Switch 

Lançamento: 16 de janeiro de 2025  

Agradecemos a assessoria da Nintendo no Brasil por ter nos enviado uma cópia do jogo para a produção desta matéria.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação

É a terceira oportunidade de curtir Donkey Kong Country Returns, que em 2025 completa 15 anos. Em sua era de ouro no Super Nintendo, a lendária Rare deu vida nova ao macacão da Nintendo com a revolucionária série Donkey Kong Country, que só voltou a...Review | Donkey Kong Country Returns HD traz um dos melhores jogos de Wii para a geração atual