A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) confirmou sua participação na gamescom latam 2025 com a realização da segunda edição do Pitch@gamescom latam, competição que conecta estúdios latino-americanos a investidores e publishers. Este ano, a novidade fica por conta do ABRAGAMES PITCH ARENA, uma categoria exclusiva para desenvolvedores brasileiros. As inscrições já estão abertas e seguem até 11 de abril.
Duas Oportunidades para Desenvolvedores de Jogos
O Pitch@gamescom latam segue aberto a estúdios de toda a América Latina, enquanto o ABRAGAMES PITCH ARENA permitirá que desenvolvedores brasileiros tenham uma chance extra de destacar seus projetos. Ambas as competições serão coordenadas por Jason Della Rocca, especialista da indústria de games, e contarão com um júri de peso, composto por investidores e publishers renomados.
Os interessados podem inscrever apenas um projeto, sendo que estúdios brasileiros podem se candidatar a ambas as modalidades, mas apenas poderão ser selecionados para uma. Pelo menos cinco estúdios terão a chance de apresentar seus pitches de cinco minutos no palco da gamescom latam ou no ABRAGAMES PITCH ARENA.
A seleção será baseada na qualidade do material enviado, incluindo descrição e vídeo demonstrativo do jogo. Os finalistas serão anunciados em 17 de abril.
Premiação para os Vencedores
Os prêmios incluem:
- ABRAGAMES PITCH ARENA: Um ingresso para a GDC 2026.
- Pitch@gamescom latam: Um VIP Business Pass para a gamescom latam 2026.
Regras e Critérios de Participação
Para garantir a participação, os estúdios devem atender aos seguintes critérios:
- O pitch e todo o material devem estar em inglês.
- O estúdio deve ser legalmente registrado e ter direitos sobre seu jogo.
- Apenas estúdios da América Latina podem se inscrever no Pitch@gamescom latam.
- Apenas estúdios brasileiros podem participar do ABRAGAMES PITCH ARENA.
- Os finalistas devem comparecer presencialmente à gamescom latam.
- O jogo não pode ter sido lançado ou estar em early access.
- O projeto deve ter como plataforma principal PC e/ou console.
- O modelo de negócios deve ser premium (jogo pago, não free-to-play).
A competição tem como foco aproximar estúdios de investidores e publishers, sendo aceitos apenas jogos originais. Ferramentas, tecnologias e serviços não serão considerados.
gamescom latam 2025 WARM UP!
Antes do evento principal, a Abragames e a ApexBrasil promoverão o gamescom latam 2025 WARM UP!, uma série de três webinars gratuitos voltados para desenvolvedores que desejam aprimorar suas habilidades de apresentação. O primeiro, com Jason Della Rocca, acontece em 24 de fevereiro e abordará estratégias para um pitch de sucesso. Os demais encontros estão programados para 11 de março e 8 de abril, com detalhes divulgados nos canais oficiais da Abragames, Brazil Games e gamescom latam.
A gamescom latam 2025
A próxima edição da gamescom latam será realizada de 1º a 4 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento contará com grandes nomes da indústria de games, competições de eSports, meet & greets com criadores de conteúdo, palestras e muito mais.