O cineasta romeno Radu Jude, conhecido pelo premiado Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental (2021), acaba de levar o Urso de Prata de Melhor Roteiro na 75ª edição do Festival de Berlim com seu novo longa, Kontinental ’25. A produção tem assinatura da RT Features, comandada pelo produtor Rodrigo Teixeira, indicado ao Oscar por Ainda Estou Aqui.
Teixeira celebrou a conquista: “Estou muito feliz com esse prêmio! O Radu é um diretor e roteirista incrível, e o roteiro deste filme é um dos melhores que já li!”
Uma história de conflitos morais

Filmado com um iPhone 15 e equipamentos mínimos, Kontinental ’25 acompanha Orsolya, uma oficial de justiça encarregada de despejar um homem de sua propriedade. O que deveria ser um procedimento burocrático se transforma em um dilema moral devastador, levando a consequências inesperadas.
Radu Jude se inspira em Europa ’51, de Roberto Rossellini, para construir uma narrativa que mescla drama e comédia ao abordar temas como a crise imobiliária, a economia pós-Guerra Fria, o nacionalismo e as relações de poder em uma sociedade obcecada por status.
Um time de peso por trás das câmeras

Rodrigo Teixeira, responsável por sucessos como O Farol, A Bruxa e Me Chame Pelo Seu Nome, relembra sua conexão com Radu Jude: “Desde quando assisti Scarred Hearts, fiquei impressionado com sua originalidade. Nos conhecemos, ele me apresentou seus projetos, e Kontinental ’25 chamou minha atenção. Estamos muito felizes com esse prêmio.”
A produção é uma parceria internacional entre Romênia, Brasil, Suíça, Reino Unido e Luxemburgo, trazendo um elenco formado por Eszter Tompa, Gabriel Spahiu, Adonis Tanța, Oana Mardare e Șerban Pavlu. O longa tem 109 minutos de duração e promete uma abordagem única ao gênero.
RT Features: Uma produtora brasileira no topo do cinema mundial
Fundada por Rodrigo Teixeira em 2006, a RT Features é uma das produtoras brasileiras de maior destaque no cenário internacional. Seus filmes já foram indicados a mais de 40 prêmios, incluindo 6 indicações ao Oscar e 4 ao Globo de Ouro.
No currículo da produtora estão obras como Armageddon Time (2022), Bergman Island (2021), A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2019) e Ad Astra (2019). A parceria com Martin Scorsese resultou em filmes como A Ciambra (2017), Port Authority (2019) e Murina (2021), vencedor do Câmera d’Or em Cannes.
No Brasil, a RT Features também se destaca com títulos como O Cheiro do Ralo (2006), Tim Maia (2014) e Alemão (2014). Em 2024, lançou Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba, e Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vencedor de Melhor Roteiro no Festival de Veneza.
Rodrigo Teixeira é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA e desde 2017 figura na lista 500 Most Important People in Global Media, da Variety.

Kontinental ’25
Coprodução: Romênia, Brasil, Suíça, Reino Unido e Luxemburgo
Direção e roteiro: Radu Jude
Produção: RT Features
Elenco: Eszter Tompa, Gabriel Spahiu, Adonis Tanța, Oana Mardare, Șerban Pavlu
Duração: 109 minutos
Com uma premissa forte e um roteiro premiado, Kontinental ’25 reforça o nome de Radu Jude como um dos diretores mais ousados da atualidade e coloca a RT Features mais uma vez no centro das grandes premiações do cinema.