Máquina do Tempo | Com nova perspectiva da segunda guerra mundial, produção estreia em março de 2025

0
4

A ficção científica sempre encontrou maneiras de brincar com o tempo, mas “Máquina do Tempo” leva essa ideia a um nível inédito. Utilizando tecnologia de gravação autêntica da década de 1930, o filme mergulha o espectador em uma experiência de found-footage que ressignifica a Segunda Guerra Mundial. Com estreia marcada para março de 2025, o longa é distribuído pela Pandora Filmes e promete encantar os amantes do cinema vintage e da ficção especulativa.

Uma Invenção Revolucionária em Tempos de Guerra

Ambientado na Inglaterra de 1941, o filme acompanha as irmãs Thomasina e Martha, criadoras de uma engenhosa máquina capaz de captar transmissões de rádio e televisão do futuro. O dispositivo, inicialmente um portal para descobertas culturais – permitindo que as protagonistas adotem o punk antes mesmo de seu surgimento –, logo ganha outra função: servir como ferramenta de inteligência na Segunda Guerra Mundial. Mas brincar com o tempo tem um custo, e as consequências desse experimento revelam-se imprevisíveis.

A Estética Vintage e a Imersão Cinematográfica

Diferente das produções convencionais, “Máquina do Tempo” aposta em uma autêntica reconstituição visual e sonora da época. Filmado com câmeras e lentes históricas, o longa passou por um tanque de revelação soviético de 16mm, criando uma textura granulada e realista. A direção de Andrew Legge – que faz sua estreia em longas-metragens – reforça a imersão, utilizando a linguagem do found-footage para transportar o público diretamente para os anos 1940.

A trilha sonora também é um destaque à parte. Assinada por Neil Hannon, fundador da banda The Divine Comedy, a seleção musical transita entre clássicos como Edward Elgar e canções icônicas de David Bowie e The Kinks, estabelecendo um curioso diálogo entre passado e futuro.

Um Filme de Estreia Premiado

Com um elenco liderado por Emma Appleton e Stefanie Martini, “Máquina do Tempo” já conquistou reconhecimento no circuito de festivais. Em sua estreia internacional, o longa foi indicado ao prêmio Swatch de Melhor Primeiro Filme no Festival de Locarno (2022), demonstrando seu potencial como um dos mais intrigantes experimentos cinematográficos dos últimos anos.

Máquina do Tempo

Título Original: Lola

País de Origem: Irlanda, Reino Unido

Gênero: Ficção Científica, Guerra

Duração: 79 minutos

Direção: Andrew Legge

Roteiro: Andrew Legge, Angeli Macfarlane

Distribuição no Brasil: Pandora Filmes

Estreia no Brasil: março de 2025

Elenco Principal

Theodora Brabazon Legge

Emma Appleton

Stefanie Martini

“Máquina do Tempo” é um convite a uma viagem cinematográfica que mescla nostalgia e futurologia, tendo estreia marcada para março de 2025.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.