A ficção científica sempre encontrou maneiras de brincar com o tempo, mas “Máquina do Tempo” leva essa ideia a um nível inédito. Utilizando tecnologia de gravação autêntica da década de 1930, o filme mergulha o espectador em uma experiência de found-footage que ressignifica a Segunda Guerra Mundial. Com estreia marcada para março de 2025, o longa é distribuído pela Pandora Filmes e promete encantar os amantes do cinema vintage e da ficção especulativa.
Uma Invenção Revolucionária em Tempos de Guerra
![](https://www.jwave.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Maquina-do-Tempo-3.png)
Ambientado na Inglaterra de 1941, o filme acompanha as irmãs Thomasina e Martha, criadoras de uma engenhosa máquina capaz de captar transmissões de rádio e televisão do futuro. O dispositivo, inicialmente um portal para descobertas culturais – permitindo que as protagonistas adotem o punk antes mesmo de seu surgimento –, logo ganha outra função: servir como ferramenta de inteligência na Segunda Guerra Mundial. Mas brincar com o tempo tem um custo, e as consequências desse experimento revelam-se imprevisíveis.
A Estética Vintage e a Imersão Cinematográfica
![](https://www.jwave.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Maquina-do-Tempo-14.png)
Diferente das produções convencionais, “Máquina do Tempo” aposta em uma autêntica reconstituição visual e sonora da época. Filmado com câmeras e lentes históricas, o longa passou por um tanque de revelação soviético de 16mm, criando uma textura granulada e realista. A direção de Andrew Legge – que faz sua estreia em longas-metragens – reforça a imersão, utilizando a linguagem do found-footage para transportar o público diretamente para os anos 1940.
A trilha sonora também é um destaque à parte. Assinada por Neil Hannon, fundador da banda The Divine Comedy, a seleção musical transita entre clássicos como Edward Elgar e canções icônicas de David Bowie e The Kinks, estabelecendo um curioso diálogo entre passado e futuro.
Um Filme de Estreia Premiado
![](https://www.jwave.com.br/wp-content/uploads/2025/02/LOLA_Still_004-900x601.jpg)
Com um elenco liderado por Emma Appleton e Stefanie Martini, “Máquina do Tempo” já conquistou reconhecimento no circuito de festivais. Em sua estreia internacional, o longa foi indicado ao prêmio Swatch de Melhor Primeiro Filme no Festival de Locarno (2022), demonstrando seu potencial como um dos mais intrigantes experimentos cinematográficos dos últimos anos.
![](https://www.jwave.com.br/wp-content/uploads/2025/02/LOLA_Still_001.jpg)
Máquina do Tempo
Título Original: Lola
País de Origem: Irlanda, Reino Unido
Gênero: Ficção Científica, Guerra
Duração: 79 minutos
Direção: Andrew Legge
Roteiro: Andrew Legge, Angeli Macfarlane
Distribuição no Brasil: Pandora Filmes
Estreia no Brasil: março de 2025
Elenco Principal
Theodora Brabazon Legge
Emma Appleton
Stefanie Martini
“Máquina do Tempo” é um convite a uma viagem cinematográfica que mescla nostalgia e futurologia, tendo estreia marcada para março de 2025.