O evento Olá BL&GL Thailand in Brazil reuniu representantes do governo tailandês, artistas e entusiastas do gênero Boys Love (BL) e Girls Love (GL) para um grande intercâmbio cultural no Brasil. Antes do evento começar, a coletiva de imprensa, realizada em São Paulo, os convidados destacaram a importância da conexão entre os dois países por meio das produções audiovisuais e discutiram a crescente popularidade das séries tailandesas no Brasil.
A equipe do JWave esteve presente na coletiva de imprensa, em que os profissionais puderam comentar um pouco sobre a indústria tailandesa e seu intercâmbio com o Brasil.
A união entre Brasil e Tailândia através da cultura
![](https://www.jwave.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250201_160621-900x416.jpg)
Para Nophasit Thiengtham, vice-presidente da Associação de Conteúdos Boys Love da Tailândia, o evento é uma oportunidade de aproximar culturas e promover o intercâmbio de idiomas. “Algumas pessoas acreditam que toda série que assistimos desperta sentimentos, especialmente os conteúdos BL e GL, que têm tido alcance mundial. Isso mostra que, mesmo distante da Tailândia e do seu idioma, você se interessa e até viaja para o país. Ao assistir essas produções, os dois países aprendem mais um sobre o outro”, afirmou.
O evento também contou com a presença de Natthapol Na Songkhla, diretor da Divisão de Diplomacia Cultural do Departamento de Informação do Ministério das Relações Exteriores da Tailândia, que ressaltou a parceria entre os governos da Tailândia e do Brasil. “Estamos aqui como amigos, trazendo mais conhecimento sobre BL e GL. Além disso, realizamos esta visita em parceria com o governo de São Paulo e do Brasil. Acredito que este showcase trará alegria a todos.”
Para Summatthana Junnarat, encarregada de negócios da Embaixada Real da Tailândia no Brasil, o evento também abre portas para oportunidades de negócios entre os países. “Reunimos artistas talentosos da indústria BL e GL e espero abrir novas oportunidades de negócios no Brasil”, disse.
A indústria BL & GL e a recepção do público brasileiro
![](https://www.jwave.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250201_162020-900x416.jpg)
A Associação BL & GL da Tailândia já soma mais de 50 produções do gênero, movimentando equipes de mais de 100 profissionais por projeto. Durante a coletiva, Nophasit Thiengtham destacou a alegria do público brasileiro e as semelhanças culturais entre os dois países. “Os brasileiros são muito parecidos com os tailandeses que são alegres e despreocupados. Vocês deveriam vir à Tailândia para descobrir isso por si mesmos! Estou muito feliz por participar deste evento aqui no Brasil”, celebrou.
Os atores presentes também demonstraram entusiasmo ao participar do evento e encontrar os fãs brasileiros. Mimi Ruethaiphat disse ter se sentido “honrada” ao saber que viria ao Brasil. Pan Jirachot revelou que cancelou toda a sua agenda para participar. Jes Jespipat compartilhou uma conexão especial com o país: “Quando eu era criança, eu era jogador de futebol e meu professor me incentivava a assistir jogadores brasileiros. Eu fico muito feliz que nossas séries sejam famosas do outro lado do mundo. Se não houvesse eventos como esse, eu não teria tido a oportunidade de vir ao Brasil.”
Já Bible Wichapas expressou emoção ao saber que estaria em São Paulo, cidade natal de Ayrton Senna, um de seus ídolos.
O sucesso de “4Minutes” e a expectativa por “Buy My Boss”
![](https://www.jwave.com.br/wp-content/uploads/2025/02/4Minutes.jpg)
![](https://www.jwave.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Buy-My-Boss.jpg)
Os atores também comentaram sobre suas experiências nas séries que protagonizam. Jes Jespipat, que atua em 4Minutes, destacou a importância dos detalhes para o sucesso da produção. “O que torna 4Minutes um sucesso são os hobbies do personagem como gostar de relógios, carros e jogar videogame junto. Fiz muita pesquisa para conseguir interpretar esse papel”, contou.
Por outro lado, a série Buy My Boss promete conquistar o público com uma trama cheia de romance e competitividade. Mimi Ruethaiphat afirmou que a produção será “a mais sexy do ano”, enquanto Aom Punyawee ressaltou a temática envolvente. “A série gira em torno de uma competição de design de roupas, com uma história envolvente e sensual”, explicou.
O impacto das produções BL & GL e a representatividade LGBTQIA+
![](https://www.jwave.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250201_163836-900x416.jpg)
A influência das produções tailandesas também foi tema da coletiva, especialmente no que diz respeito à representação LGBTQIA+. Quando questionados sobre o que o Brasil poderia aprender com a Tailândia, os convidados destacaram a importância da autoconfiança e do respeito. “Recentemente, a Tailândia aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Quero deixar uma mensagem: seja você mesmo. Não importa sua profissão ou gênero, você precisa ter confiança”, disse Pan Jirachot.
Sucesso nas redes sociais, a conexão Brasil e Tailândia aqui representada pelo evento Olá BL&GL Thailand in Brazil mostrou que a cultura tailandesa conquistou de vez o coração dos brasileiros e reforçou os laços entre os dois países. Estando no país para parcerias comerciais entre brasileiros e tailandeses, o evento é pontapé inicial de uma relação não só com fãs apaixonados e artistas talentosos, mas também uma conexão que promete crescer ainda mais nos próximos anos.
Perguntas e Respostas
1. A importância do evento para o intercâmbio cultural
Summatthana Junnarat, Encarregada de Negócios da Embaixada Real da Tailândia no Brasil: “Estou muito feliz por estar aqui. Reunimos artistas talentosos da indústria BL e GL e espero abrir novas oportunidades de negócios no Brasil. Obrigado por estarem presentes, e torço para que juntos façamos deste evento algo incrível!”
Natthapol Na Songkhla, Diretor da Divisão de Diplomacia Cultural do Departamento de Informação do Ministério das Relações Exteriores da Tailândia: “Estamos aqui como amigos, trazendo mais conhecimento sobre BL & GL. Além disso, realizamos esta visita em parceria com o governo de São Paulo e do Brasil. Nossos artistas também gostariam de conversar com a mídia brasileira para fortalecer o networking. Acredito que este showcase trará alegria a todos, e quero agradecer a todos que fazem parte deste projeto, especialmente aos brasileiros.”
Nophasit Thiengtham, Vice-presidente da Associação de Conteúdos Boys Love da Tailândia: “Eu sou da Associação BL & GL e fui convidado pela comissão do Olá BL & GL para estar aqui no Brasil. Atualmente, cuidamos de mais de 50 produções de BL e GL na Tailândia, envolvendo equipes numerosas, com mais de 100 pessoas. Senti que os brasileiros são muito parecidos com os tailandeses—alegres e despreocupados. Vocês deveriam vir à Tailândia para descobrir isso por si mesmos! Estou muito feliz por participar deste evento aqui no Brasil. Viajei de tão longe e sou muito grato por terem abraçado a minha cultura.”
2. Expectativas dos artistas ao visitar o Brasil
Mimi Ruethaiphat: “Eu me senti muito animada. Quando recebi esta notícia, fiquei muito honrada em estar aqui.”
Aom Punyawee: “Eu também fiquei muito animada e fiz a lição de casa. Fiz pesquisa de comida para experimentar. Neste passeio, eu quero experimentar de tudo.”
Jur Vasin: “Estou muito feliz e eu treinei muito para este show ficar perfeito.”
Pan Jirachot: “Primeiramente, quando recebi a notícia sobre vir ao Brasil, eu cancelei a agenda toda e fiquei muito animado.”
Newyear Nawapat: “Estou muito feliz e muito animado por verem vocês pessoalmente.”
P Ekkapop Tata: “Senti-me muito feliz e animado de ver fãs do outro lado do mundo. Porque a gente trabalhou muito e os fãs daqui são outro nível.”
Bible Wichapas: “Primeiramente, estou feliz de estar pela primeira vez no Brasil. Eu descobri que esta cidade é a cidade de um herói pra ele, o Ayrton Senna. Eu estou muito animado por vir como artista e a relação entre o Brasil e a Tailândia.”
Jes Jespipat: “Quando eu era criança eu era jogador de futebol e meu professor falava para assistir os jogadores brasileiros. Eu fico muito feliz que nossas séries são famosas do outro lado do mundo. Se não tivesse eventos como esse, eu não teria oportunidade de vir ao Brasil. Eu também tenho um ídolo que nasceu em São Paulo, o Kaká.”
3. Motivos do sucesso das séries tailandesas, como “4minutes”
Jes Jespipat: “Motivo de 4minutes ser sucesso está nos hobbies de seu personagem, como gostar de relógios, carros, assistir junto e jogar videogame. Eu fiz muita lição de casa para conseguir fazer o personagem na série, por isso eu tenho muito amor pela série.”
Bible Wichapas: “Primeiramente, você precisa ficar aberto e falar verdadeiramente. Como você fica muito tempo juntos na série, por isso você precisa criar confiança. Mais ou menos isso.”
4. Impacto dos fãs brasileiros
P Ekkapop Tata: “Eu quero agradecer muitos os fãs brasileiros. O Brasil é um país tão longe que quando chego aqui tem tantos fãs que parece um sonho.”
Pan Jirachot: “É mais do que eu imaginava. Quando eu cheguei no aeroporto, eu não imaginava ver aquela cena com tantos fãs me recebendo. Eu quase chorei.”
5. O que o Brasil e a América Latina poderiam aprender com as produções tailandesas
Pan Jirachot: “Recentemente, na Tailândia, tivemos casamento do mesmo sexo. Eu quero falar uma frase: ‘Seja você mesmo’. Não importa sua profissão, seu sexo, você precisa manter confiança. Você sabe que o Brasil tem conteúdo muito legal. Todo mundo conhece o filme ‘Cidade de Deus’? Em 2002 eu assisti o filme brasileiro com meu pai. Os brasileiros gostam das produções tailandesas e nós tailandeses gostamos das produções brasileiras. Acho que podemos ter co-produções entre os países. O público brasileiro é muito fofo. Obrigado.”
Newyear Nawapat: “Eu concordo. Seja você mesmo e tudo será perfeito.”
6. Expectativas para a estreia da série “Buy My Boss”
Aom Punyawee: “A nossa série é sobre competição de designer de roupa. Meio Sexy. A série ‘Buy My Boss’.”
Mimi Ruethaiphat: “Eu acho que a série será a série mais sexy do ano. Deste ano, eu tenho certeza.”
Agradecimentos a Highway Star pela cobertura do JWave