Já imaginou viajar pelo espaço sem sair de São Paulo e sem gastar nada? De 20 a 29 de março, o REAG Belas Artes recebe HUMAN, uma experiência gratuita de realidade mista que combina tecnologia, arte e ciência. Utilizando os modernos óculos META QUEST 3, os visitantes poderão interagir com um universo imersivo inspirado na obra de Carl Sagan e no icônico Golden Record, enviado pela NASA ao espaço.
O que esperar da experiência?

Criada pela produtora e artista multilinguagem Débora Bergamini, HUMAN mergulha na história das sondas Voyager e no Golden Record, disco lançado pela NASA para contar sobre a Terra a possíveis civilizações extraterrestres. A artista Janaina Silva conduz a narrativa, proporcionando uma conexão ainda mais intensa com a experiência.
“Para mim, é muito emocionante apresentar HUMAN em São Paulo. Trazer esse projeto ao REAG Cine Belas, um espaço que sempre admirei, é uma honra”, afirma Débora Bergamini.
Gratuito e sem necessidade de agendamento
A melhor parte? A experiência é totalmente gratuita e não exige agendamento prévio. Basta comparecer ao REAG Belas Artes dentro do período de exibição para garantir sua senha e vivenciar essa viagem espacial única.
Homenagem ao Legado de Carl Sagan

O projeto resgata o impacto do Golden Record, lançado em 1977 a bordo das sondas Voyager I e II, como um registro da diversidade da vida na Terra para possíveis civilizações alienígenas. HUMAN amplia essa reflexão para a contemporaneidade, explorando as implicações filosóficas e existenciais desse legado.
Equipe Criativa
Produzida pela BR8 Cultural e em parceria com o estúdio KWO, a experiência conta com:
- Henrique Ravelli (Direção de Som)
- Raissa Espada e Janaina Silva (Trilha Sonora Original e Narração)
- Julio Melo (Direção de Fotografia)
A produção local está a cargo dos especialistas em narrativas imersivas Stefania Mendes e Bruno Lottelli, de Sorocaba.
Como participar?

O evento faz parte de uma iniciativa cultural viabilizada pela Secretaria de Cultura, Indústria e Economia Criativa do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Cultura, através da Lei Federal Paulo Gustavo. A produção local está a cargo de Stefania Mendes e Bruno Lottelli, especialistas em experiências imersivas.
Exposição: HUMAN: Uma experiência em realidade mista
Quando: 20 a 29 de março
Horário: 14h às 22h (entrada até 21h)
Onde: Cine Reag Belas Artes – Mezanino
Valores: Entrada gratuita
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – São Paulo/SP
Telefone: (11) 2894-5781