A NVIDIA apresentou grandes avanços na Game Developers Conference 2025 (GDC), trazendo novidades impactantes para o universo gamer. Destaques incluem o lançamento do RTX Remix, a expansão do DLSS 4 para mais de 100 jogos, a tecnologia Neural Shading com a Microsoft e a estreia de NPCs autônomos com NVIDIA ACE.
Neural Shading: IA Revolucionando a Renderização Gráfica
A NVIDIA, em parceria com a Microsoft, anunciou a tecnologia Neural Shading, que chega à prévia do DirectX em abril. Essa inovação combina Inteligência Artificial com renderização tradicional para otimizar taxas de quadros, aprimorar a qualidade da imagem e reduzir o consumo de recursos do sistema. O SDK NVIDIA RTX Neural Shaders permitirá que desenvolvedores treinem shaders com IA RTX, elevando a eficiência da renderização em tempo real.
RTX Kit no Unreal Engine 5: Ray Tracing e Cabelos Fotorrealistas
A NVIDIA adicionou suporte ao Unreal Engine 5 para RTX Mega Geometry e RTX Hair, permitindo gráficos mais realistas e detalhados. As GPUs GeForce RTX Série 50 trazem avanços significativos na renderização de cabelos e pelos, utilizando uma nova primitiva 3D chamada Linear Swept Sphere (LSS). Essa tecnologia aprimora a precisão e desempenho na criação de personagens ultrarrealistas. Na GDC, a NVIDIA exibirá uma versão aprimorada da demo Zorah, criada na Unreal Engine 5, demonstrando os avanços do RTX Mega Geometry, ReSTIR Path Tracing e RTX Volumetrics.
RTX Remix Oficialmente Lançado e Half-Life 2 RTX Disponível em 18 de Março
Após um ano de Beta Aberto, o RTX Remix foi oficialmente lançado, trazendo DLSS 4 com Multi Frame Generation e melhorias solicitadas pela comunidade. A tecnologia permite que modders remasterizem jogos clássicos com Ray Tracing, ativos atualizados e qualidade de imagem aprimorada. Uma das grandes novidades é a chegada de Half-Life 2 RTX, cuja demo jogável estará disponível gratuitamente no Steam a partir de 18 de março. Desenvolvido pela Orbifold Studios, o game trará Ray Tracing completo, NVIDIA Reflex e RTX Neural Radiance Cache, dando um novo visual a Ravenholm e Nova Prospekt.
DLSS 4: Suporte Expandido para Mais de 100 Jogos
A nova geração do DLSS atingiu rapidamente a marca de 100 jogos e aplicativos compatíveis, consolidando-se como a tecnologia de adoção mais rápida da NVIDIA. O grande diferencial do DLSS 4 é a Multi Frame Generation, que gera até três quadros adicionais por quadro renderizado, aumentando drasticamente a taxa de quadros. Entre os títulos confirmados com suporte ao DLSS 4 estão Lost Soul Aside, Mecha BREAK, Phantom Blade Zero, Stellar Blade e Tides of Annihilation, proporcionando gráficos mais fluidos e detalhados para jogadores de PC com GPUs GeForce RTX.
NPCs Autônomos com NVIDIA ACE Chegam a Novos Jogos
A NVIDIA também confirmou a estreia dos NPCs autônomos com tecnologia NVIDIA ACE em inZOI e NARAKA: BLADEPOINT MOBILE PC VERSION ainda este mês. Em inZOI, jogadores poderão criar NPCs com objetivos de vida e comportamentos guiados por IA. Já em NARAKA: BLADEPOINT MOBILE PC VERSION, NPCs controlados por ACE ajudarão em combate e coleta de itens. Além disso, títulos como Black Vultures: Prey of Greed e Fate Trigger integrarão NVIDIA ACE para melhorar interações de linguagem e expressões faciais nos personagens.
A NVIDIA reafirma sua liderança em tecnologia gamer, trazendo inovações que elevam a experiência nos jogos. Com o lançamento do RTX Remix e a chegada de Half-Life 2 RTX, os jogadores poderão reviver clássicos com gráficos atualizados. O avanço do DLSS 4 e a introdução de NPCs autônomos mostram que o futuro dos games será ainda mais imersivo, e a NVIDIA está à frente dessa revolução.