segunda-feira, março 31, 2025
spot_img

Review | Xenoblade Chronicles X Definitive Edition

Dez anos depois de seu lançamento original, Xenoblade Chronicles X desembarca no Switch em grande forma!

Se você é fã de RPGs, agora não tem mais desculpa: a saga Xenoblade Chronicles está completinha no Switch! Xenoblade Chronicles X Definitive Edition fecha a coleção dos sucessos da Monolith Soft, trazendo o capítulo antes exclusivo do Wii U com melhorias incríveis, fazendo jus ao “definitivo” do título.

Mais bonito, funcional e divertido

Apesar do “X” em seu nome, Xenoblade Chronicles X foi, tecnicamente, o segundo jogo da série a ser lançado, mas não se tratou de uma continuação ao original do Wii, e sim um jogo totalmente novo e com temática alternativa, de pegada mais futurista. Certamente, ele foi um dos jogos que fez melhor uso das peculiaridades do Wii U, colocando seu controle único à prova. X teve seu público na época, mas comparado ao resto da franquia, acabou sendo considerado a ovelha negra, por conta das mecânicas comuns aos MMORPGs que foram adotadas.

No decorrer da aventura, é possível instalar sondas no mapa e, com elas, extrair valiosos materiais, utilizados para avançar a tecnologia de criação de armamentos e outros tipos de equipamentos, a custo de muita exploração e paciência, já que o mapa é enorme e cheio de ameaças das mais variadas. Na versão inicial, tudo isso era tratado de maneira totalmente dependente do trabalho e tempo colocado no jogo por parte do jogador, com medidores separados para praticamente tudo que era feito.

Agora, na Definitive Edition, as idas e vindas foram bastante simplificadas, deixando na nossa mão somente a decisão de que tipo de extração deve ser feita a partir dos pontos especiais encontrados no mapa, podendo, até, criar verdadeiras linhas automatizadas de produção e lucro, o que, acima de todas as novidades, é o aspecto mais legal deste relançamento.

Visualmente, o que já era bem bonito em 2015 ficou ainda mais nessa versão dez anos depois. Personagens estão mais detalhados, as texturas são mais refinadas e têm maior resolução e a performance de jogo, um dos pontos negativos dele no Wii U, está lisinha no Switch. As diferenças visuais são claras e muito bem-vindas também quando falamos da interface de jogo, que passa a contar com textos mais nítidos e fáceis de ler, tanto no console portátil quanto na TV. Esse é tranquilamente um dos lançamentos mais impressionantes nesse quesito, e levando em conta que o Switch 2 está logo aí, serve como uma grande do guerreiro da Nintendo, não é mesmo?

War, huh, yeah. What is it good for? 

Não vamos colocar a carroça na frente dos bois: do que, enfim, se trata Xenoblade Chronicles X? Pois é, a história do jogo tem uma premissa bem dramática e tudo começa de forma bem ligeira: num futuro próximo, a Terra acaba sendo destruída por raças alienígenas em guerra na órbita do planeta, forçando os humanos a fugirem em enormes naves espaciais para tentar a sorte em outros planetas. 

Mas, para o azar deles, ficam naufragados em um lugar hostil e juntos dos mesmos ETs que tentaram dar cabo da sua raça, forçando-os a correr contra o tempo para salvar os poucos sobreviventes da tragédia, descobrir quem de fato está por trás dela e transformar Mira, a esfera onde estão, um lar habitável para o que sobrou na nossa espécie.

O que segue é uma verdadeira odisséia em forma de jogo que tomará de você muitas, mas muitas horas, várias das quais gastas correndo de um ponto ao outro do gigantesco mundo novo onde o Homem terá de tentar sobreviver. Você, no papel de um soldado recentemente retirado do sono criogênico, passa a ser o mais novo membro do esforço de sobrevivência humana no planeta em que a enorme nave que levava seus amigos, a White Whale, aterrissou à força, explorando-o a fundo em busca de possíveis aliados e maneiras para se proteger de uma ameaça oculta decidida a nos exterminar. 

A jogabilidade em termos de combate é bem próxima ao que já conhecemos em outros jogos Xenoblade, baseada em habilidades atreladas a cronômetros, vulgo cooldowns, só que com a vantagem de que agora, nesta versão, é possível atacar antes da hora, dependendo em quantos pontos você tiver na reserva, o que agiliza bastante as brigas. Alguns ataques são ainda mais poderosos quando utilizados em diferentes ângulos em relação ao inimigo, o que deixa as lutas bem dinâmicas.

Bem na caixa do jogo, você deve ter percebido um belo de um robozão quase que acenando para todos, né? Pois é, neste Xenoblade você vai poder pilotar seu próprio mecha, o que garanto que é uma das partes mais legais da aventura, mas olha, o jogo te faz merecer essa honraria, viu. Para tal, no mínimo 25 horas de jogatina antes de oferecerem a chance de tirar a licença de pilotagem para tirar da concessionária o seu próprio Skell, que é como são chamados os bichões em Xenoblade X. Pode parecer muito tempo, mas confia, vale muito a pena, já que eles mudam radicalmente o modo com o que você faz praticamente tudo no jogo, fora que são simplesmente foda de se ver. Você pode customizá-los a Deus dará com armas especiais e o que for, o limite é a sua carteira!

O que antes tomava muito tempo, o avanço de níveis, agora na versão definitiva ficou bem mais simples. O BLADE, atrelado à organização de avanço da espécie humana no espaço sideral à qual você faz parte, deixa de contar com um nível próprio, mesclando ao do personagem em si, e também deixa de ser uma trava artificial para o que podia ser feito pelo jogador dependendo da área de atuação escolhida. Independente do que for setado ao começar o jogo, não há nada trancado e você fica livre para mudar quando quiser. Outra mudança boa é o avanço dos seus personagens secundários: todos sobem de nível mesmo que não estiverem em sua equipe! Ah, e há novos amigos a serem feitos que não estavam na versão original. É só buscar suas missões especiais para liberá-los.

Outras novidades, mesmo menores, são excelentes. Agora você pode avançar o tempo a qualquer momento pelo menu principal, sem precisar ir a algum dos lugares marcados do mapa, por exemplo. Quem tende a esquecer de salvar o jogo pode ficar tranquilo, porque foi implementado também o salvamento automático, que juntos aos que se perdem com facilidade, poderão se direcionar com a novíssima “bolinha”, que guia sem esforço algum os perdidinhos ao objetivo mais próximo. Acabou a desculpa de não zerar sua lista de atividades com a chegada dos guias de missões, que listam exatamente o que deve ser feito, marcando no mapa a localização exata de tudo que é preciso fazer. 

E se você é daqueles que gosta de jogar com outras pessoas pela internet, bom, está com sorte, porque Xenoblade Chronicles X Definitive Edition tem um modo online excelente. Nele, você se junta a tropas de guerreiros formadas por jogadores do mundo todo e é possível realizar missões cooperativas exclusivas, que são destravadas todos os dias e dão acesso a equipamentos de primeira qualidade. E não é só isso, você também pode recrutar personagens de outros exploradores interplanetários para se juntar ao seu grupo temporariamente, sem limites de nível, uma mão na roda na hora do famoso grind

Não é trabalho quando você ama o que faz

Xenoblade Chronicles X Definitive Edition é, sem sombra de dúvidas, um dos jogos com mais conteúdo jogável no Switch. E isso não é um mero exagero da minha parte. Já no Wii U ele batia mais de 200 horas sem muito esforço e aqui a coisa só se estendeu, já que há mais missões, personagens e todo o lado online do jogo. Não é só aquele conteúdo que conta com missões de matar X número de inimigos ou recuperar Y itens também, algumas até apresentam novos elementos da história e do desenvolvimento dos personagens, sem falar das caçadas épicas de monstros de nível kaiju, tudo muito bem-vindo quando a gente quer tirar ainda mais de um jogo divertido como este.

Realmente, não há como negar que Xenoblade Chronicles X Definitive Edition se trata de um jogo GRANDE. Você não vai zerá-lo tão cedo, mas não vai querer fazer isso, porque tem muita coisa boa nele, desde sua jogabilidade super divertida e repleta de nuances, os Skells, que são um show à parte, o belíssimo mundo de Mira, cheio de segredos, e o grupo de personagens que dão ao jogo toda a personalidade que falta ao lacônico herói principal. 

Xenoblade Chronicles X é um dos últimos grandes lançamentos do Switch e não é uma grande surpresa que chegou bastante caprichado. O que já era bom há dez anos ficou ainda melhor, e quem não teve a oportunidade de curtí-lo no Wii U tem a grande chance de aproveitar um dos grandes RPGs da geração em um formato ainda mais arrojado e divertido.   

NOTA: 5 de 5

Ficha técnica:

Nome completo: Xenoblade Chronicles X Definitive Edition

Desenvolvedoras: Monolith Soft, Nintendo

Publicadoras: Nintendo of America

Gênero: RPG

Plataforma: Nintendo Switch 

Lançamento: 20 de março de 2025  

Agradecemos a assessoria da Nintendo no Brasil por ter nos enviado uma cópia do jogo para a produção desta matéria.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação

Dez anos depois de seu lançamento original, Xenoblade Chronicles X desembarca no Switch em grande forma! Se você é fã de RPGs, agora não tem mais desculpa: a saga Xenoblade Chronicles está completinha no Switch! Xenoblade Chronicles X Definitive Edition fecha a coleção dos sucessos...Review | Xenoblade Chronicles X Definitive Edition