quarta-feira, abril 2, 2025
spot_img

À LA CARTE em abril | Confira os lançamentos que chega no streaming do Belas Artes 

O mês de abril chega com uma programação imperdível para os cinéfilos no À LA CARTE! Se você é fã de clássicos, obras premiadas e estreias que tocam o coração, este mês promete não decepcionar. Entre os destaques, estão grandes nomes do cinema mundial, como Alfred Hitchcock e Fritz Lang, além de dois longas nacionais que chegam para encantar o público.

A partir do dia 3 de abril, os assinantes poderão assistir ao clássico de Hitchcock Sob o Signo de Capricórnio (1949), um suspense romântico que traz Ingrid Bergman em uma performance marcante. Outro grande nome da cinematografia mundial, o diretor Fritz Lang, também marca presença com o aclamado Só a Mulher Peca (1952), que traz Marilyn Monroe em um de seus primeiros papéis principais. Para os fãs de cinema espanhol, o mês ainda reserva Sem Notícias de Deus (2001), estrelado por Penélope Cruz, e Ninguém Conhece Ninguém (1999), um thriller envolvente dirigido por Mateo Gil.

A programação de estreias segue intensa em abril com a chegada de California (2015), o primeiro longa-metragem de Marina Person, que retrata a adolescência em um drama repleto de sentimentos à flor da pele. E para os que adoram uma boa história internacional, Caracas – Uma História em Nápoles (2024), do diretor Marco D’Amore, oferece uma narrativa envolvente que mistura passado e presente em um cenário instigante de Nápoles.

Para os fãs de biografias, Goya (1999), de Carlos Saura, vai te transportar para a vida do famoso pintor espanhol, enquanto Obsessão (1943), de Luchino Visconti, leva o espectador a uma trama de suspense e romance com uma fotografia impecável. Música Para Morrer de Amor (2019), de Rafael Gomes, fecha o mês com um musical vibrante e cheio de emoções, explorando as complexidades do amor e da juventude.

Além das estreias cinematográficas, as séries também ganham destaque com o retorno de Miss Marple em uma nova temporada, que trará três novos episódios com mistérios intrigantes e muito suspense.

Com uma seleção variada e de alta qualidade, o À LA CARTE promete um mês de abril recheado de títulos imperdíveis para todos os gostos. Aproveite para conferir as novidades e se aprofundar em histórias emocionantes, clássicos do cinema e produções contemporâneas, tudo ao alcance de um clique!

E para facilitar o acesso, o À LA CARTE oferece planos de assinatura acessíveis, com acesso ilimitado a todos os filmes do catálogo. Se você ainda não é assinante, basta acessar o site e escolher o plano que melhor se adapta ao seu estilo de vida. Não perca a chance de aproveitar as novidades e as produções incríveis que chegam este mês!

ESTREIA 03 DE ABRIL

Sob o Signo de Capricórnio (Under Capricorn)

EUA, 1949, Suspense, Romance, 117 min, 12 anos

Direção: Alfred Hitchcock

Elenco: Ingrid Bergman, Joseph Cotten e Michael Wilding

Sinopse: Um jovem cavalheiro vai para a Austrália, onde se reencontra com sua namorada de infância, agora casada, e ele acaba descobrindo que a moça se tornou alcoólatra e guarda segredos obscuros.

Curiosidades: Em 1958, a Cahiers du Cinema (conceituada revista francesa de cinema) elegeu este filme como um dos dez melhores de todos os tempos. A narração no início do filme foi feita por Edmond O’Brien. Burt Lancaster foi a escolha original para interpretar Sam Flusky, mas o papel foi para Joseph Cotten porque o cachê de Lancaster foi considerado muito caro. De acordo com o livro “Its Only a Movie”, Hitchcock originalmente queria que Arthur Laurents fizesse o roteiro. Para desgosto do diretor, depois de ler o romance de Helen Simpson “Under Capricorn”, Laurents respondeu que ele era o escritor errado para o projeto. Então Hitchcock contratou James Bridie como roteirista.

Sem Notícias de Deus (Sin Noticias De Dios)

Espanha, 2001, Drama, Crime, 95 min, 16 anos

Direção: Agustín Díaz Yanes

Elenco: Penélope Cruz; Victoria Abril; Demián Bichir; Fanny Ardant; Gael García Bernal; Luis Tosar

Sinopse: Dois anjos, um do céu e um do inferno, vêm à Terra para salvar a alma de um boxeador.

Curiosidades: Em seu lançamento nos cinemas, o filme trazia o seguinte Slogan: “O céu e o inferno estão na Terra, e eles estão usando saltos”. A foto que Lola (Victoria Abril) coloca no álbum mostra a mãe de Manny (Demián Bichir), e a mulher que aparece nesta imagem é a atriz Pilar Bardem, mãe de Javier Bardem, que, mais tarde, viria a se tornar marido de Penélope Cruz. O roteiro do filme foi escrito especialmente para Penélope Cruz e Victoria Abril. Penélope Cruz aparece aqui trabalhando ao lado de Victoria Abril, cuja atuação em “Ata-me!” (1989), de Pedro Almodóvar, inspirou Penélope a querer ser atriz.

California

Brasil, 2015, Drama, Romance, 85 min, 14 anos

Direção: Marina Person

Elenco: Clara Gallo, Caio Horowicz, Caio Blat, Livia Gijon, Letícia Fagnani, Giovanni Gallo, Virginia Cavendish, Paulo Miklos, Gilda Nomacce, Ivo Müller L

Sinopse: O ano é 1984. Estela vive a conturbada passagem pela adolescência. O sexo, os amores, as amizades; tudo parece muito complicado. Seu tio Carlos é seu maior herói, e a viagem à Califórnia para visitá-lo, seu grande sonho. Mas tudo desaba quando ele volta magro, fraco e doente. Entre crises e descobertas, Estela irá encarar uma realidade que mudará definitivamente sua forma de ver o mundo.​

Curiosidades: “Califórnia” marca a estreia de Marina Person na direção de filmes ficcionais. O longa-metragem recebeu excelentes críticas em seu lançamento, em uma delas Rodrigo Fonseca, para o portal Omelete, citou que “entre belezas e imperfeições, o filme marca a elegante estreia de Marina Person como diretora de ficção”. A ótima trilha musical dos anos 80 reúne hits nacionais e internacionais de artistas e bandas como David Bowie, Joy Division, Blitz, Titãs, The Cure, New Order, Cocteau Twins e muitos outros. Estreia de Caio Horowicz no cinema, ator que interpreta o personagem Pimpão em “Ainda Estou Aqui”, um dos jovens abordados pelos militares na violenta revista que acontece no início do filme de Walter Salles.

ESTREIAS 10 DE ABRIL

Só a Mulher Peca (Clash by Night)

EUA, 1952, Noir, Romance, 105 min, 12 anos

Direção: Fritz Lang

Elenco: Barbara Stanwyck, Robert Ryan, Marilyn Monroe, Paul Douglas

Sinopse: Depois de anos, Mae Doyle volta para sua cidade natal transformada em uma mulher cínica e insensível. O irmão dela, Joe, teme que seu amor, a bondosa Peggy, que trabalha em uma fábrica de sardinhas em conserva, seja influenciada por Mae. Inicialmente resistente, Mae acaba aceitando se casar com Jerry, um simplório pescador, e tem um bebê. Ela tinha tudo para ser feliz no casamento, mas, inquieta que é, logo se vê atraída pelo amigo do próprio marido, o sedutor Earl, projecionista do cinema local.

Curiosidades: Como esse foi um dos primeiros papéis principais de Marilyn Monroe, ela ainda estava sob a supervisão de uma “coach” de atuação, de quem a atriz se tornou dependente até dentro do set. A interferência dessa figura, que dava a palavra final se uma cena havia ficado boa o suficiente ou não, deixava o diretor Fritz Lang furioso, tanto que ele a expulsou do set. Mas depois teve de aceitá-la de volta, já que Marilyn não conseguia render por si só, mas com a condição de que ela não dirigisse a jovem estrela. Durante as filmagens, as famosas fotos de Marilyn Monroe nua num calendário se tornaram públicas. Então, repórteres e paparazzi constantemente perseguiam e cercavam a atriz a ponto disso se tornar uma grande distração para a produção. Este filme foi rodado enquanto Barbara Stanwyck estava em processo de divórcio de Robert Taylor. Bárbara tem uma performance memorável, apesar de sua devastação emocional devido ao divórcio, e, certamente por causa disso, a equipe notou a falta das birras e do estrelismo que eram típicos dela. Fritz Lang disse mais tarde: “Ela é fantástica, inacreditável, e eu gostei muito dela. Quando Marilyn errava suas falas – o que acontecia constantemente – Bárbara nunca dizia uma palavra”.

Ninguém Conhece Ninguém (Nadie Conoce A Nadie)

Espanha, 1999, Drama, Ação, 108 min, 14 anos

Direção: Mateo Gil

Elenco: Eduardo Noriega; Paz Vega; Jordi Molla; Natalia Verbeke

Sinopse: Um aspirante a romancista recebe uma tarefa que mudará sua vida completamente.

Curiosidades: Filme baseado no romance de mesmo nome, escrito por Juan Bonilla e publicado em 1996. Primeiro longa-metragem dirigido pelo espanhol Mateo Gil, que antes foi co-roteirista de muitos filmes do aclamado diretor Alejandro Amenábar, sendo autor da ideia original do thriller “Morte ao Vivo” (“Tesis”), o primeiro filme de Amenábar. Antes de entrar para o cinema, durante a juventude, Mateo Gil trabalhou como garçom, vendedor de enciclopédias e mensageiro. “Ninguém Conhece Ninguém” ganhou o Prêmio Goya de Melhores Efeitos Especiais.

Caracas – Uma História em Nápoles (Caracas)

Itália, 2024, Drama, 110 min, 12 anos

Direção: Marco D’Amore

Elenco: Marco D’Amore, Toni Servillo

Sinopse: Giordano Fonte é um escritor napolitano que vagueia por uma Nápoles que envolve e aterroriza, mas ao mesmo tempo fascina, uma cidade que ele não reconhece mais após muitos anos. Acompanhado por Caracas, um homem da extrema direita prestes a se converter ao Islamismo, ambos buscam uma verdade existencial que parece inalcançável. Giordano narra o amor impossível entre Caracas e Yasmina, enquanto atravessam uma cidade onde todos lutam para não se perder e encontrar salvação. No meio do caos, tanto Caracas quanto Giordano sonham em despertar de um pesadelo para um dia cheio de luz.

Curiosidades: Baseado no romance “Napoli Ferrovia” de Ermanno Rea, este é o segundo filme do ator Marco D’Amore como diretor.

ESTREIAS 17 DE ABRIL

Goya (Goya En Burdeos)

Espanha, 1999, Drama, Biografia, 100 min, 12 anos

Direção: Carlos Saura

Elenco: Francisco Rabal; Jose Coronado; Maribel Verdú; Eulalia Ramón; Dafne Fernández

Sinopse: Francisco Goya (1746-1828), surdo e doente, vive os últimos anos de sua vida em exílio voluntário em Bordeaux, um liberal protestando contra o governo opressivo de Fernando VII. Ele está morando com sua esposa muito mais jovem, Leocádia, e sua filha Rosário. Ele continua a pintar à noite e, em flashbacks agitados por conversas com sua filha, por terríveis dores de cabeça e pela confusão da idade, ele revive momentos importantes de sua vida, particularmente seu relacionamento com a Duquesa de Alba, sua descoberta de como ele queria pintar (insight fornecido pelo trabalho de Velázquez) e sua celebração vitalícia da imaginação. Ao longo do tempo, seus devaneios se tornam quadros de suas pinturas.

Curiosidades: Vencedor do Prêmio Goya, o mais importante do cinema espanhol, em 5 categorias: Melhor Ator (Francisco Rabal), Melhor Direção de Fotografia, Melhor Desenho de Produção, Melhor Figurino e Melhor Cabelo e Maquiagem. Estranha coincidência: o ator Francisco Rabal não só interpreta o velho Goya como ele próprio também morreu em Bordeaux, em 2001, dois anos após a estreia do filme. A premiada direção de fotografia leva a assinatura do mestre italiano Vittorio Storaro, parceiro de Bernardo Bertolucci em vários dos seus principais filmes, e que atualmente vem trabalhando com Woody Allen em suas obras mais recentes.

Obsessão (Ossessione)

Itália, 1943, Suspense, Romance, 140 min, 14 anos

Direção: Luchino Visconti

Elenco: Clara Calamai, Massimo Girotti, Dhia Cristiani

Sinopse: Gino Costa é um andarilho que arranja um emprego em um restaurante de beira de estrada. Lá ele se envolve com a casada Giovanna, uma mulher inquieta, que só se casou com Bragana, o dono do local, por necessidade. Juntos eles planejam uma fuga, e ela convence o amante de matar seu marido para que eles possam ficar juntos. No entanto, tudo parece estar contra os dois.

Curiosidades: Baseado no romance “The Postman Always Rings Twice”, de James M. Cain, que também originou o clássico “O Destino Bate à Sua Porta” (1946), estrelado por Lana Turner, disponível no À La Carte. Este foi o primeiro filme dirigido por Luchino Visconti. O negativo do filme foi destruído pelo governo fascista de Benito Mussolini durante os anos de guerra, e ele só existe hoje porque o diretor Luchino Visconti conseguiu salvar uma cópia. O filme só foi lançado nos Estados Unidos em 1976, ano da morte de Visconti, e antes disso teve poucas estreias na Europa. O papel da protagonista, originalmente, era para a tempestuosa Anna Magnani, mas quando ela apareceu no set grávida de vários meses, Visconti a substituiu por Clara Calamai.

Música Para Morrer De Amor

Brasil, 2019, Romance, Musical, 103 min, 16 anos

Direção: Rafael Gomes

Elenco: Mayara Constantino, Victor Mendes, Caio Horowicz, Icaro Silva, Denise Fraga e Suely Franco

Sinopse: As histórias amorosas de três jovens são vividas com emoções à flor da pele, ao som e com a intensidade das músicas para morrer de amor. Isabela sofre por um coração partido, Felipe quer muito gostar de alguém e Ricardo, seu melhor amigo, está apaixonado por ele.

Curiosidades: Filme escrito e dirigido por Rafael Gomes baseado em sua peça de sucesso “Música para cortar os pulsos”. O longa-metragem tem os mesmos produtores de “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, cult de Daniel Ribeiro. Selecionado para o Festival de cinema LGBTQ+ de Nova York e para o Festival Mix Brasil.

ESTREIAS 24 DE ABRIL

Grande Hotel (Grand Hotel)

EUA, 1932, Drama, Romance, 112 min, 14 anos

Direção: Edmund Golding

Elenco: Greta Garbo, John Barrymore, Joan Crawford e Lionel Barrymore

Sinopse: Luxuoso hotel em Berlim vive dias de tédio até a chegada de um grupo de hóspedes que inclui um aristocrata arruinado, um balconista doente, um cruel magnata, uma bela e intrigante taquígrafa e uma linda e melancólica bailarina.

Curiosidades: Vencedor do Oscar 1932 de Melhor Filme. O elenco reúne os grandes atores e irmãos John Barrymore (avô da atriz Drew Barrymore) e Lionel Barrymore. Multitalentoso, Lionel Barrymore, curiosamente, foi o inventor do microfone boom, modelo usado até hoje para captação de som direto em filmagens. O filme é baseado em obra da dramaturga Vicki Baum que, por sua vez, se baseou em uma história real de um escândalo em um hotel envolvendo uma estenógrafa e um magnata industrial, além de suas próprias experiências trabalhando como camareira em dois hotéis famosos de Berlim. Joan Crawford inicialmente se opôs ao seu papel como Flaemmchen porque temia que grande parte de sua performance fosse censurada por ser muito provocativa e picante. Porém, o diretor Edmund Goulding e o produtor Irving Thalberg garantiram a ela que sua parte seria filmada de maneira elegante e que ela seria mostrada sob uma luz favorável. Mas a atriz estava com a razão, pois muitas juntas de censura em estados conservadores americanos cortaram a maioria de suas cenas por “indecência”. Greta Garbo foi muito criteriosa quanto à forma como suas cenas de amor com John Barrymore foram filmadas. Ela solicitou iluminação frontal vermelha e exigiu que cortinas fossem colocadas entre a câmera e a equipe de filmagem para ajudar a dar o clima e criar a ilusão de que ela e Barrymore estavam sozinhos. Durante uma tomada, Garbo se empolgou tanto com a cena que continuou beijando Barrymore por três minutos inteiros depois que o diretor Edmund Goulding gritou “corta”. A filmagem bônus do beijo sobreviveu, mas não foi usada no corte final.

Procura-se um Amor em Barcelona (Tardes De Gaudi)

Espanha, 2001, Comédia, Drama, 97 min, 14 anos

Direção: Susan Seidelman

Elenco: Judy Davis; Marcia Gay Harden; Lili Taylor; Juliette Lewis; María Barranco

Sinopse: Sozinha em uma cidade estrangeira, Cassandra precisa desvendar os segredos mais obscuros e profundos de uma família antes de poder confrontar seu próprio passado.

Curiosidades: Filme dirigido por Susan Seidelman, a mesma realizadora de “Procura-se Susan Desesperadamente” (1985), cult estrelado por Madonna e Rosanna Arquette. O filme apresenta ao espectador parte da arquitetura espetacular do espanhol Antoni Gaudí. Roteiro baseado em romance policial de Barbara Wilson, vencedor do British Crime Writers’ Award. O elenco conta com participação da atriz espanhola María Barranco, a Candela de “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”, comédia de Almodóvar disponível no À La Carte.

Linguagem Universal (Universal Language)

Canadá, 2024, Drama, 89 min, 16 anos

Direção: Matthew Rankin

Elenco: Rojina Esmaeili; Danielle Fichaud; Sobhan Javadi

Sinopse: Duas mulheres encontram dinheiro congelado e tentam recuperá-lo. Um guia turístico leva turistas confusos por locais de Winnipeg. Um homem pede demissão e visita a mãe. As histórias se entrelaçam surrealmente enquanto as identidades se confundem em uma comédia desorientadora.

Curiosidades: Longa-metragem vencedor do Prêmio do Público da Quinzena dos Diretores no Festival de Cannes 2024 e escolhido para representar o Canadá por uma vaga entre os indicados ao Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional. O elenco conta com o próprio diretor, Matthew Rankin, em um dos papéis principais. Formado em História, o diretor Matthew Rankin mora em Montreal, porém nasceu em Winnipeg, capital da província canadense de Manitoba. Ele dirigiu cerca de 40 filmes de documentário, ficção e animação, apresentados em festivais como os de Sundance, Annecy, Berlim e Cannes. Seu primeiro longa, “O Século XX”(2019), recebeu o Prêmio FIPRESCI 2020 na Berlinale.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: SÉRIES

03.04 | Agatha Christie’s: Miss Marple – 4ª temporada, episódio 1

Inglaterra, 2009, 93 min, Mistério, Drama, 14 anos

Direção: Charles Palmer

Elenco: Julia McKenzie; Rose Heiney; Laura Haddock

Sinopse: Um detestável empresário é assassinado enquanto trabalhava e um punhado de centeio é encontrado em seus bolsos. Logo depois, membros de sua família são vítimas de um assassino que pretende recriar cenas de uma canção infantil popular.

10.04 | Agatha Christie’s: Miss Marple – 4ª temporada, episódio 2

Inglaterra, 2009, 93 min, Mistério, Suspense, 14 anos

Direção: Hettie Macdonald

Elenco: Julia McKenzie, Benedict Cumberbatch, Steve Pemberton, Shirley Henderson

Sinopse: Uma aldeia é atormentada por uma série de mortes aparentemente acidentais, mas Miss Marple está convencida de que uma mão mais sinistra está envolvida quando um aldeão a caminho da Scotland Yard é convenientemente despachado.

17.04 | Agatha Christie’s: Miss Marple – 4ª temporada, episódio 3

Inglaterra, 2009, 93 min, Mistério, Suspense, 14 anos

Direção: Andy Wilson

Elenco: Júlia McKenzie; Joan Collins; Elliot Cowan; Emma Griffiths Malin; Tom Payne

Sinopse: Um reformatório para meninos delinquentes administrado pelo amigo filantrópico de Miss Marple torna-se palco de incêndio criminoso e envenenamento e, por fim, de assassinato.

24.04 | Agatha Christie’s: Miss Marple – 4ª temporada, episódio 4

Inglaterra, 2009, 82 min, Mistério, Suspense, 14 anos

Direção: Nicholas Renton

Elenco: Júlia McKenzie; Sean Biggerstaff; David Buchanan

Sinopse: As enigmáticas palavras finais de um homem moribundo levam Miss Marple e dois jovens aventureiros a uma família disfuncional que guarda segredos obscuros.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação