No dia 26 de abril, sábado, às 15h, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP recebe a exibição gratuita do filme As Polacas, seguida de um debate com o diretor João Jardim. A obra mergulha em uma parte pouco conhecida da história brasileira e joga luz sobre a trajetória de mulheres judias e polonesas vítimas de tráfico humano no início do século XX.
Uma história invisível ganha espaço no cinema brasileiro
As Polacas se passa no Rio de Janeiro de 1917 e acompanha Rebeca (Valentina Herszage), uma mulher que foge da Polônia com o filho pequeno em busca do marido. Ao chegar ao Brasil, ela é forçada por Tzvi (Caco Ciocler) a trabalhar em um bordel. O longa retrata, com sensibilidade e realismo, a cruel realidade enfrentada por imigrantes judias que foram enganadas e exploradas ao chegar ao país.
Mais do que um retrato da opressão, o filme também mostra um poderoso movimento de resistência: a criação da Sociedade da Verdade, uma organização formada por mulheres judias que lutavam contra a exploração sexual e os abusos cometidos contra elas.
João Jardim e sua assinatura no cinema de impacto
João Jardim é um dos nomes mais respeitados do cinema brasileiro, com uma carreira marcada por obras que equilibram força emocional e crítica social. Ele dirigiu documentários premiados como Janela da Alma (2001), Pro Dia Nascer Feliz (2005) e Lixo Extraordinário (2010), este último indicado ao Oscar. No cinema de ficção, também se destacou com Getúlio (2014) e a minissérie Engraçadinha… Seus Amores e Seus Pecados (1995).
Com As Polacas, Jardim mais uma vez mostra sua habilidade em reconstruir períodos históricos com riqueza de detalhes, destacando-se pela fotografia marcante e direção precisa. O filme teve sua estreia no Festival do Rio em 2023 e chegou aos cinemas brasileiros em dezembro de 2024.
Cinema, memória e debate no Sesc-SP
A sessão gratuita será realizada no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, com início às 15h. Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com João Jardim, em uma experiência que vai além da tela e promove uma discussão profunda sobre história, memória e direitos humanos.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site sescsp.org.br/cpf. A atividade é voltada para maiores de 18 anos.
O CPF Sesc está localizado na Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar. O local oferece transporte gratuito para a estação Trianon-Masp ao final das atividades (terça a sexta, às 21h20, 21h35, 21h50 e 22h05).
Se você curte cinema brasileiro com temática histórica e social, As Polacas é daquelas sessões que marcam — e com a presença de João Jardim, vira um encontro obrigatório para quem quer entender o passado e refletir sobre o presente.