Bienal do Livro Rio 2025 transforma leitura em parque de diversões, labirinto de histórias e escape room

A Bienal do Livro Rio 2025 promete ser um marco na história da literatura brasileira. Em um ano simbólico em que o Rio de Janeiro ostenta o título de Capital Mundial do Livro pela UNESCO, o evento apresenta um formato inédito: o Book Park. Mais do que uma feira, a edição deste ano será uma experiência literária completa — com atrações imersivas, encontros com grandes autores e um universo onde páginas ganham vida.

Os ingressos já estão à venda a partir de R$ 21 (meia) no site oficial. A Bienal acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, na Barra Olímpica.

Um parque para quem ama livros

A proposta do Book Park é simples: transformar o ato de ler em uma aventura. Entre as atrações, a roda-gigante Leitura nas Alturas Light é uma das mais aguardadas. Em cabines personalizadas com personagens e trilhas sonoras inspiradas em livros, editoras como Panini, Intrínseca, HarperCollins Brasil e Melhoramentos participam com ativações criativas de títulos como Turma da Mônica, Percy Jackson, As Crônicas de Nárnia e Stitch.

Outro destaque é o Labirinto de Histórias Paper Excellence, um espaço lúdico e interativo onde o visitante literalmente entra dentro das narrativas. Editoras como Globolivros, Companhia das Letras (selo Bloom Brasil), Darkside e Record trazem mundos como Corte de Espinhos e Rosas, Uma Janela Sombria, Hades & Perséfone e releituras de Wicked e Alice no País das Maravilhas.

Mistério e desafio com toque literário

Escape Room

Fãs de mistério vão se encantar com o Escape Bienal Estácio, uma experiência de escape room inspirada em thrillers e romances policiais. A HarperCollins presta homenagem à rainha do crime, Agatha Christie, enquanto a Companhia das Letras propõe o desafio de encontrar o desaparecido Raphael Montes. Arqueiro traz o suspense de A Empregada e Ediouro aposta nas tramas envolventes de Cara Hunter.

Onde os leitores se encontram

Praça Além da Página

A Praça Além da Página Shell será um espaço dedicado aos fandons, com encontros com autores, gincanas, festas literárias, apresentações e até trends das redes sociais. Um ponto de encontro para quem vive a literatura também fora das páginas.

O tradicional Café Literário Pólen, que completa 25 anos, volta com 31 painéis e mais de 60 horas de conteúdo, em clima intimista. Estão confirmados nomes como Itamar Vieira Junior, Elisa Lucinda, Jeferson Tenório, Tati Bernardi, Aline Bei, Chavoso da USP e Eliana Alves Cruz. A curadoria é de Lázaro Ramos, Flávia Oliveira, Pedro Pacífico (Bookster), entre outros.

Palcos que celebram todas as narrativas

O Palco Apoteose Shell será o coração da Bienal, reunindo 40 painéis e mais de 70 horas de conteúdo com nomes de peso da literatura nacional e internacional. Brynne Weaver, Lynn Painter, Alexene Farol Follmuth, Cara Hunter e G.T. Karber são alguns dos destaques internacionais.

Do Brasil, nomes como Itamar Vieira Junior, Carina Rissi, Raphael Montes, Ana Suy e Vitor Martins sobem ao palco. Também haverá programação voltada ao público middle grade com o Curto-Circuito, que trará Iberê Thenório (Manual do Mundo) e Maidy Lacerda.

Já os formatos Páginas no Palco e Páginas na Tela conectam literatura com teatro, cinema, séries e novelas, celebrando as múltiplas linguagens narrativas.

Leitura desde a infância

A Biblioteca Fantástica será um espaço de 500 m² voltado ao público infantil. Com curadoria da LERConecta, o espaço funcionará como uma grande instalação artística onde livros viram túneis, personagens interagem e páginas flutuam — tudo para transformar o ato de ler em brincadeira.

E para os fãs de quadrinhos, o Artists Alley volta ainda maior, com curadoria de Sidney Gusman. Serão 32 artistas em uma área de 300 m², celebrando o melhor da cultura geek e da arte sequencial.

Praticidade para curtir cada página

O app oficial da Bienal estará disponível em maio, permitindo que os visitantes organizem a agenda, listas de compras e até criem sua biblioteca virtual para trocar impressões com outros leitores — uma espécie de rede social para quem respira literatura.

Além disso, haverá ampliação do serviço de transporte em rotas estratégicas e venda antecipada de ingressos para atrações como a roda-gigante.

Uma edição para fazer história

Com mais de 600 mil visitantes esperados, a Bienal do Livro Rio 2025 chega com a promessa de ser inesquecível. Realizada pela GL events Exhibitions em parceria com o SNEL e patrocinada pela Shell, esta edição celebra a leitura como uma experiência coletiva, criativa e transformadora.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas