Prepare a pipoca: o Open Air Brasil está de volta à capital federal! Nove anos após sua última passagem por Brasília, o maior cinema a céu aberto do mundo retorna em grande estilo, transformando o Pontão do Lago Sul em um verdadeiro templo do cinema entre os dias 3 e 15 de junho de 2025.
Com uma tela de 325 m² — equivalente a uma quadra de tênis — importada da Suíça, projeção em 4K e som Dolby Digital Surround com 28 caixas, o evento promete uma das experiências audiovisuais mais imersivas do país. Ao todo, serão 18 sessões e uma expectativa de receber 1.500 pessoas por noite, em uma programação que mistura cinema, música, arte e muita emoção sob o céu de Brasília.
Uma edição especial com toque brasiliense
Apresentado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pelo Nubank, o Open Air Brasil terá uma programação que vai de clássicos nostálgicos a filmes infantis, com direito a shows ao vivo e performances artísticas que acontecem antes e depois das sessões. A seleção completa de filmes será divulgada em breve, mas a venda de ingressos começa no dia 7 de maio, com pré-venda exclusiva para clientes Nubank nos dias 5 e 6.
“Brasília tem o cenário perfeito para o nosso cinema ao ar livre. O céu aberto, o clima seco e o público apaixonado por cultura fazem do Pontão do Lago Sul um parceiro ideal para o Open Air”, comenta Renato Byington, fundador da produtora carioca D+3 Produções, responsável pelo evento.
Mais de 20 anos levando cinema ao público
Criado há mais de duas décadas, o Open Air Brasil já passou por sete capitais brasileiras — além de Lisboa e Madri — e soma mais de 750 mil espectadores e 650 filmes exibidos, em um histórico que inclui desde blockbusters a cults e filmes de arte. Essa será a 34ª edição do evento, que também já reuniu artistas como Preta Gil, Lulu Santos, Gloria Groove, Marcelo D2 e Buchecha em suas apresentações musicais.
Salvador é a próxima parada
Logo após Brasília, o Open Air Brasil 2025 segue para Salvador, onde acontece de 30 de setembro a 12 de outubro, no Centro de Convenções Salvador. Já as edições no Rio de Janeiro e em São Paulo estão previstas para 2026, mantendo o caráter itinerante que tornou o projeto um dos mais celebrados do cinema nacional.
Conheça o Cinema Inflável
Além do Open Air, a D+3 vai realizar também o Cinema Inflável, com 12 sessões gratuitas em diferentes regiões do Distrito Federal. Com uma tela de 60 m², pipoca grátis e capacidade para 800 pessoas por sessão, o projeto busca democratizar o acesso ao cinema com exibições de filmes, curtas, videoclipes e obras de cineastas locais. A iniciativa ainda contará com recreação infantil e atividades culturais em parceria com pontos de cultura da região.
Brasília vira capital do cinema em junho
O retorno do Open Air Brasil a Brasília celebra o poder do cinema como evento coletivo e cultural. Em tempos em que a experiência cinematográfica se transforma, assistir a um filme sob as estrelas, com imagem e som de altíssima qualidade, é um convite para se apaixonar — ou se reencontrar — com a magia da telona.