sexta-feira, abril 4, 2025
spot_img

Circuito Embaúba | A nova “turnê” do cinema brasileiro fora do circuito comercial

O cinema brasileiro brilha em festivais e recebe aclamação crítica, mas muitos títulos ainda enfrentam dificuldades para chegar ao grande público. Para mudar esse cenário, a Embaúba Filmes lança, em maio, o Circuito Embaúba, um projeto que leva produções nacionais para cineclubes, escolas, universidades e salas independentes, criando uma verdadeira turnê de lançamentos pelo país.

Expansão do Cinema Brasileiro

LISPECTORANTE

O objetivo do Circuito Embaúba é ampliar o acesso ao cinema nacional, proporcionando sessões especiais em espaços alternativos. A ideia é fortalecer a experiência coletiva da exibição pública e incentivar conversas e debates após os filmes, promovendo um contato mais profundo entre obra e público.

Primeiros Títulos da Turnê

Ainda não é amanhã

A programação inicial do Circuito Embaúba traz grandes destaques do cinema nacional. Entre os primeiros títulos confirmados estão Lispectorante, de Renata Pinheiro, estrelado por Marcélia Cartaxo e premiado no Fest Aruanda, e Ainda Não É Amanhã, de Milena Times, vencedor de prêmios no Festival do Rio e no Fest Aruanda. As exibições podem ocorrer na semana anterior à estreia nacional e seguir por até três semanas após o lançamento comercial, conforme acordado com os exibidores parceiros.

Rede de Exibição e Engajamento

Os parceiros do Circuito Embaúba se comprometem a exibir pelo menos 50% dos filmes programados pela distribuidora ao longo do ano. Para fortalecer essa rede, serão incentivados a registrar cada sessão com dados de público, fotos e relatos, criando um histórico que documenta e valoriza a iniciativa.

Um Novo Caminho para o Cinema Nacional

“O Circuito Embaúba nasce da nossa inquietação com os limites do circuito exibidor. Nossos filmes fazem sucesso em festivais, mas encontram dificuldades para entrar no circuito comercial. Ao mesmo tempo, o interesse por produções brasileiras cresce nos cineclubes e salas alternativas. Esse projeto é uma forma de ampliar o público e garantir que mais pessoas tenham acesso a essas histórias”, explica Daniel Queiroz, fundador da Embaúba Filmes.

O Circuito Embaúba aposta na democratização do cinema brasileiro, aproximando os filmes de um público maior e fortalecendo a cultura cinematográfica no Brasil.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação