A obra-prima do lendário David Lynch volta aos cinemas do país em 4K.

Com a morte de David Lynch em janeiro deste ano, o mundo do cinema sofreu uma perda de amplitude impossível de ser medida. Em seus mais de 50 anos de carreira, o lendário diretor, produtor e ator teve o dedo nas mais variadas obras, tanto nas telonas quanto nas telinhas, e é inegável que sua influência também vazou para outros gêneros de entretenimento, como os videogames e quadrinhos.
Uma de suas principais produções trata-se de Cidade dos Sonhos (do original Mulholland Drive), de 2001, um filme que é difícil de classificar a um gênero específico, com toques de surrealismo, mistério e drama, embrulhados na ambientação de Hollywood e seus diversos podres.
Foi uma grande alavanca para a carreira de Naomi Watts, uma das atrizes principais, que nele interpreta uma jovem atriz que acaba de chegar na Cidade dos Anjos em busca de uma oportunidade. Ao chegar ao apartamento que sua tia em viagem a emprestou, acaba esbarrando na personagem de Laura Harring que, depois de um acidente de carro, perdeu a memória.
O que segue é uma trama repleta de reviravoltas e o bem conhecido “estranhismo” de Lynch, ao colocar as atrizes em situações bizarras e perturbadoras, enquanto ambas começam a duvidar de suas próprias identidades quanto mais são absorvidas pelo mundo ao redor delas e entre si. Nisso, Cidade dos Sonhos lida magistralmente com o surrealismo-assinatura do diretor, não exagerando na dose e dando chance para a platéia de acompanhar, de certa maneira, a trajetória das duas.
Caso você nunca tenha assistido ao filme no cinema, esta é a sua grande oportunidade! A StudioCanal+, em 2021, realizou uma remasterização total de Cidade dos Sonhos para 4K, sob a supervisão direta do próprio Lynch e do cinematógrafo original, Peter Deming, e agora essa versão chega a seletos cinemas brasileiros amanhã, dia 12.
São 20 salas espalhadas em 14 cidades do país que exibirão o filme da maneira que o saudoso diretor desejava que, diga-se de passagem, está primorosa!

Quando fala-se de remasterizações para 4K, há sempre a dúvida se o que estamos para ver está de fato melhor do que nos lembramos, mas pode ficar tranquilo, porque este daqui está mesmo muito, mas muito bom. A imagem e som estão incrivelmente nítidos e, em especial, na parte do número musical, o filme vira um verdadeiro espetáculo aos sentidos. Se você puder, aproveite e curta Cidade dos Sonhos desta maneira, não irá se arrepender.
A lacuna deixada pelo falecimento de David Lynch nunca será preenchida, mas nós temos a sorte de que o trabalho dessa figura icônica da sétima arte é tão extenso e bem documentado. Se por um acaso você nunca chegou a assistir algo feito por ele, Cidade dos Sonhos é um excelente começo, sem dúvida, ainda mais dessa maneira.

NOTA: 5,0
Elenco: Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux, Ana Miller e Robert Forster
Direção: David Lynch
Roteiro: David Lynch
Direção de fotografia: Peter Deming
Montagem: Maria Sweeney
Direção de Produção: Maria Sweeney, Alain Sarde, Neal Einstein, Michael Polaire e Tony Krantz
Trilha sonora original: Angelo Badalamenti
Produção: Les Films Alain Sarde, Asymmetrical Productions, Babbo Inc, Le Studio Canal+ e The Picture Factory
Distribuição de remasterização: Retrato Filmes
Gênero: Drama/Mistério/Surrealismo
País: Estados Unidos
Ano: 2001
Duração: 147 min