O festival de cinema DoutroLado chega à sua segunda edição em Belo Horizonte, trazendo uma programação especial entre os dias 1 e 6 de abril. Com sessões gratuitas espalhadas por diferentes pontos da cidade, o evento celebra o cinema nacional com foco nas narrativas das periferias brasileiras.
O Cinema das Periferias Ganha as Telas
Dedicado às produções independentes que retratam o cotidiano das comunidades, o DoutroLado 2025 exibe 20 filmes de cineastas de todo o Brasil. A seleção inclui quatro longas-metragens, quatro médias e oito curtas, que serão exibidos em cinco espaços culturais de Belo Horizonte: Centro Cultural Padre Eustáquio, Centro Cultural Venda Nova, Centro Cultural Usina de Cultura, Pista de Skate do Barreiro e Cine Theatro Brasil Vallourec.
Segundo Vitor Gonzaga, diretor da Encruza Produções, o festival é uma vitrine para talentos de diferentes regiões. “Na primeira edição, tivemos filmes de todo o Brasil, e isso trouxe uma riqueza cultural imensa. Queremos seguir valorizando esses artistas e suas histórias”, comenta Gonzaga.
Prêmios e Ações Gratuitas
Além das exibições, o festival distribuirá R$ 21 mil em premiações para os participantes selecionados. Também estão programadas oficinas gratuitas de fotografia e audiovisual, promovendo acesso à formação técnica e cultural, com iniciativas voltadas à acessibilidade.
O evento é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com o patrocínio da Hexagon.
Programação Oficial
01/04, 18h30 – Centro Cultural Padre Eustáquio (R. Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio)
02/04, 18h – Pista de Skate do Barreiro (Av. Afonso Vaz de Melo, S/N – Barreiro)
03/04, 18h – Centro Cultural Usina de Cultura (R. Dom Cabral, 765 – Ipiranga)
04/04, 18h – Centro Cultural Venda Nova (R. José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários)
06/04 – Encerramento no Cine Theatro Brasil Vallourec (Av. Amazonas, 315 – Centro, horário a confirmar)
Com expectativa de público superior a quatro mil pessoas, o DoutroLado reforça seu papel como um dos festivais mais importantes do cinema periférico no Brasil.