Ranking da Merco 2024 destaca a empresária à frente do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil como referência em ética, inovação e impacto social
Luiza Helena Trajano segue imbatível quando o assunto é reputação empresarial no Brasil. Pelo oitavo ano consecutivo, a presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e fundadora do Grupo Mulheres do Brasil ficou no topo do ranking da consultoria espanhola Merco, que lista os líderes com melhor reputação no país. E mais: ela é a única personalidade a figurar entre os 10 primeiros colocados em todas as 11 edições da pesquisa realizadas no Brasil.
O levantamento faz parte do Ranking Merco de Reputação Corporativa e de Líderes 2024, que avalia a imagem e a atuação de executivos à frente de grandes empresas em 16 países da América Latina e Europa. No Brasil, o estudo conta com uma metodologia que reúne diferentes visões: foram entrevistados 565 altos executivos de empresas com faturamento acima de R$ 200 milhões, além de analistas financeiros, jornalistas, diretores de comunicação, formadores de opinião e professores universitários das áreas de administração e negócios — totalizando 819 entrevistas.
Quem mais aparece no Top 10
Além de Luiza Helena, outros nomes que aparecem entre os líderes mais respeitados do Brasil em 2024 são:
- Fábio Barbosa (Natura)
- Guilherme Leal (Natura)
- Cristina Junqueira (Nubank)
- Fábio Coelho (Google)
- Tânia Cosentino (Microsoft)
- Alexandre Costa (Cacau Show)
- Roberto Setubal (Itaú Unibanco)
- Marcelo Melchior (Nestlé)
- Juliana Azevedo (P&G)
Todos esses nomes foram avaliados em critérios como comunicação, visão estratégica, inovação, responsabilidade social, gestão de pessoas e projeção internacional.
A trajetória de quem começou no balcão
A história de Luiza Helena no Magazine Luiza começou cedo. Sobrinha dos fundadores da rede varejista, ela começou a trabalhar na empresa aos 12 anos e passou por todos os departamentos — da cobrança à gerência. Em 1991, assumiu a superintendência e comandou a transformação da marca em uma das maiores potências do varejo brasileiro, conhecida por sua aposta em inovação e digitalização.
Além disso, Luiza também tem papel de destaque fora do mundo dos negócios. Em 2013, fundou o Grupo Mulheres do Brasil, que já reúne mais de 124 mil participantes em diversas cidades do país e do exterior, com ações voltadas para igualdade de gênero, combate à violência contra a mulher e políticas públicas inclusivas. Ela também é uma das fundadoras do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e conselheira em várias organizações, com forte atuação em pautas ligadas a ESG.
Reputação que vem com responsabilidade
Ao comentar mais uma liderança no ranking, Luiza Helena reforça o compromisso que carrega com o país:
“Sou de uma família empreendedora e sempre tive de vencer desafios, como manter minha essência e levar uma empresa do interior até a capital com sucesso. Permanecer por oito anos nesse ranking é motivo de orgulho, mas também reforça minha responsabilidade em continuar fazendo o que é certo. Quero seguir contribuindo para que o Brasil seja cada vez mais respeitado no exterior.”
O reconhecimento da Merco reforça o impacto da empresária não só no mundo dos negócios, mas também na sociedade. Uma liderança que inspira, inova e transforma ano após ano.