quinta-feira, abril 17, 2025
spot_img

ICL – Instituto Conhecimento Liberta lança documentário de como o Grupo Folha colaborou com a Ditadura Militar Brasileira

Em um mergulho profundo nos arquivos da história, o ICL (Instituto Conhecimento Liberta) lança a série documental Folha Corrida, revelando como um dos maiores grupos de comunicação do Brasil atuou ao lado da ditadura militar. A estreia do primeiro episódio ocorre no dia 27 de abril, às 20h, com exibição exclusiva online.

Mídia e Ditadura Militar

Durante os anos da ditadura militar brasileira (1964-1985), muito se discutiu sobre os abusos do regime. No entanto, a colaboração de grandes empresas, especialmente da mídia, com o regime nunca foi completamente investigada — até agora. A série Folha Corrida traz à tona uma pesquisa inédita sobre a atuação do Grupo Folha durante os anos de chumbo, uma das maiores corporações de comunicação do país, e seu papel ativo no apoio ao golpe de 1964 e à repressão que se seguiu.

Com apoio do Ministério Público Federal, a pesquisa A responsabilidade de empresas por violações de direitos durante a Ditadura: o caso “Folha de São Paulo” revela como o Grupo Folha deu suporte editorial, financeiro e operacional ao regime. Entre os detalhes explorados na série estão a contratação de militares para atuar dentro da empresa, a demissão ilegal de jornalistas e o uso de carros de distribuição de jornais em operações de perseguição e assassinato de opositores políticos.

Investigação e Depoimentos Exclusivos

A série, dirigida por Chaim Litewski (conhecido por Cidadão Boilesen), apresenta depoimentos inéditos de vítimas, testemunhas e ex-agentes da repressão. Com mais de dois anos de investigações, o trabalho inclui documentos confidenciais e imagens de arquivo, que revelam como a colaboração do Grupo Folha foi essencial para a continuidade da repressão política no país.

Além disso, o projeto conta com a colaboração de especialistas de renome, como Ana Paula Goulart Ribeiro (UFRJ) e Amanda Romanelli (PUC-SP), entre outros, que aprofundaram as investigações e apresentaram novos dados sobre a relação entre mídia e ditadura.

Diretor e Documentarista de Peso

Chaim Litewski é um nome respeitado no universo do documentário investigativo. Com uma carreira que inclui filmes premiados como Cidadão Boilesen (2009) e Golpe de Ouro (2022), Litewski dedica sua obra a desenterrar verdades sobre a história recente do Brasil. Agora, ele volta seu olhar sobre o papel das grandes empresas de comunicação no regime militar.

O primeiro episódio da série Folha Corrida será transmitido gratuitamente pela plataforma ICL no próximo dia 27 de abril. Ao longo de 30 minutos, o episódio revelará os bastidores da colaboração entre o Grupo Folha e o regime militar, com dados que antes estavam ocultos.

Trailer

Onde Assistir?

Data: 27 de abril de 2025
Horário: 20h
Onde: icl.com.br/folhacorrida
Trailer: Assista agora
Direção: Chaim Litewski
Realização: Terra Firme Produtora

Palavras-chave para tags: ditadura militar, Grupo Folha, repressão, mídia e ditadura, Folha Corrida, Chaim Litewski, jornalismo e autoritarismo, Comissão Nacional da Verdade, direitos humanos, história do Brasil, colaboração empresarial com a ditadura, investigação histórica, documentário sobre a ditadura.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também