O Instituto de Teatro Brasileiro (ITB) está com inscrições abertas para cursos gratuitos nas áreas de produção e técnica das artes cênicas, destinados a maiores de 18 anos com ensino médio completo. As vagas estão disponíveis para as cidades de São Paulo e Mogi das Cruzes, oferecendo uma oportunidade única para quem deseja ingressar no universo do teatro.
A iniciativa faz parte do PTAC — Programa Técnico de Apoio às Cenas —, que já é reconhecido por sua contribuição na capacitação de profissionais para os bastidores do teatro, preparando-os para uma variedade de funções que garantem o sucesso de qualquer espetáculo.
Novos cursos e projetos expandem atuação do ITB


Além de seguir com o PTAC, o ITB anuncia o lançamento do curso CLAC — Curso Livre de Aprofundamento Cênico — e o projeto Territórios Artísticos, que visa a ocupação de espaços culturais de forma colaborativa e comunitária. Outra novidade é o PTAC Continuado, um programa de aprofundamento para alunos e ex-alunos, permitindo que eles sigam se aprimorando nas diversas áreas da produção cênica.
Esses novos projetos ampliam o alcance do ITB e reforçam a importância de uma formação que integra tanto a técnica quanto a criação artística. Com foco em capacitar profissionais para os bastidores do teatro, a instituição cria caminhos para o desenvolvimento de novas carreiras e o fortalecimento do setor cultural.
Formação profissional e acesso à cultura
Ao oferecer formação gratuita e de qualidade, o ITB democratiza o acesso ao conhecimento técnico e artístico, dando suporte para quem deseja trabalhar nos bastidores da produção teatral. Os cursos abertos são uma excelente oportunidade para quem deseja aprender sobre o universo das artes cênicas e fortalecer sua atuação nas mais diversas áreas da produção e técnica do teatro.
Os cursos são destinados a quem busca se especializar em áreas como iluminação, sonorização, cenografia e outras funções essenciais para a criação e execução de um espetáculo. Ao lado da formação, os participantes também têm a chance de se integrar a um mercado em constante transformação, participando ativamente da cena cultural.