terça-feira, abril 22, 2025
spot_img

Maputo Nakuzandza | Coproduzido entre Brasil e Moçambique, estreia no Canal Brasil

No dia 24 de abril, às 20h, o Canal Brasil exibe Maputo Nakuzandza, um longa que nos leva por um passeio visceral pela cidade de Maputo, capital de Moçambique. Dirigido por Ariadine Zampaulo e com roteiro e produção de Maria Clotilde Guirrugo, o filme apresenta uma crônica que entrelaça cinco histórias de moradores da cidade, narradas pela rádio local Maputo Nakuzandza.

Maputo: Cinco Histórias, Uma Cidade

Cenas de “Maputo Nakuzandza​”. Fotos: Divulgação

O filme se desenrola com cinco tramas paralelas: um homem correndo pela cidade, uma mulher chegando de viagem, um turista explorando o local, um trabalhador pegando o transporte público e, no meio disso tudo, a rádio Maputo Nakuzandza anuncia o desaparecimento de uma noiva. Cada uma dessas histórias oferece um olhar intimista sobre a rotina urbana e os desafios da vida cotidiana em Maputo.

Ariadine Zampaulo nos apresenta uma obra que não se limita a uma simples narrativa, mas sim a uma representação da cidade, com suas complexidades e contradições. A rádio, que dá nome ao filme, se torna a voz que conecta todos esses momentos, e a palavra “Nakuzandza”, que significa “te amo” em Changana, faz referência ao vínculo profundo e ao amor pela cidade.

Reconhecimento Internacional e Premiações

Cenas de “Maputo Nakuzandza​”. Fotos: Divulgação

Antes de sua estreia na TV, Maputo Nakuzandza passou por mais de 30 festivais de cinema no Brasil e no mundo. A obra recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio (2022), Melhor Filme no IndieLisboa e reconhecimento como Melhor Diretora de Longa-Metragem de Ficção no Urusaro International Women Film Festival, em Ruanda (2023).

Uma Homenagem a Maputo e Suas Histórias

Cenas de “Maputo Nakuzandza​”. Fotos: Divulgação

Através de uma direção sensível e uma abordagem poética, Maputo Nakuzandza nos convida a conhecer as histórias entrelaçadas de pessoas comuns, cujas rotinas se tornam extraordinárias quando vistas sob o olhar atento de Zampaulo. O filme, além de um retrato cultural, é também uma celebração de Maputo e de sua gente.

Serviço

Filme: Maputo Nakuzandza (2022)

Direção: Ariadine Zampaulo

Classificação: 10 anos

Estreia: 24 de abril, às 20h, no Canal Brasil

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também