terça-feira, abril 15, 2025
spot_img

Pesquisa Game Brasil 2025 revela que o jogador brasileiro gosta sim de marca, mas só se ela jogar junto

Quando se fala em marketing dentro do universo gamer, muita gente ainda imagina banners genéricos ou campanhas que parecem saídas de um jogo de tabuleiro de 1998. Mas a Pesquisa Game Brasil 2025 (PGB) acaba de provar o contrário: 80,6% dos gamers brasileiros gostam quando as marcas se envolvem com o universo dos jogos. Desde que, claro, joguem direito.

A pesquisa mapeou mais de 400 marcas em 26 setores do mercado e traz um raio-X completo de quem está realmente com o joystick na mão quando o assunto é afinidade com o público gamer. Em 2025, quatro setores novos entraram na partida: Luxo, Viagem, Idiomas e Farmacêuticas, expandindo o universo analisado.

O que os gamers esperam das marcas?

Relação com o universo gamer% de aprovação
Marcas envolvidas com games80,6%
Marcas que respeitam a cultura gamer79,4%
Marcas que participam de eventos gamer77,9%
Marcas ligadas a criadores de conteúdo74,5%
Marcas que aparecem dentro dos games (skins, itens, etc.)73,9%
Marcas envolvidas com eSports72,9%
Marcas que fazem publicidade com games71,4%

Setores que mais se conectam com o público gamer

SetorAprovação (%)
Higiene e Cuidados Pessoais86,5%
Produtos Alimentícios81,5%
Meios de Pagamento72,7%
Operadoras de Banda Larga69,5%
Café68%
Cartão de Crédito67,3%
Bancos67,1%

Marcas mais lembradas pelos gamers em cada categoria

CategoriaMarcaReconhecimento (%)
App de DeliveryiFood87,2%
BancoNubank76,8%
Café3 Corações71,8%
Cartão de CréditoMastercard84,7%
CervejaHeineken76,8%
Cuidados e HigieneColgate77,2%
CosméticosO Boticário67,4%
EnergéticoRed Bull81,8%
Fast FoodMcDonald’s68,3%
TênisNike74,8%
RoupasNike51%
LuxoFerrari48,2%
Agência de ViagensCVC54,9%
Cursos de IdiomasCCAA46,5%
Farmácia e DrogariaDrogasil60,3%
Snacks (doces)Nestlé55,3%
Snacks (salgadinhos)Ruffles59,8%
Companhia AéreaLATAM Airlines Brasil65,9%
Bebidas AlcoólicasJack Daniels66,3%
RefrigeranteCoca-Cola83,9%
Meios de PagamentoPayPal68,9%
TelecomunicaçõesVivo75,4%
AutomóveisFiat70,8%
Loja de DepartamentoC&A56,6%
ApostasBetano51,3%

Game over para quem subestima o público gamer

Mesmo com a entrada de novos setores, as marcas que se destacaram em 2024 continuam dominando o mapa em 2025. Isso mostra que consistência e respeito à cultura gamer não são apenas bônus — são missão principal. Quem entendeu isso está colhendo os frutos em forma de lealdade e reconhecimento.

A PGB 2025 já está disponível gratuitamente. E no dia 15 de abril, Carlos Silva e Mauro Berimbau estarão ao vivo no LinkedIn da Go Gamers apresentando mais insights e tirando dúvidas sobre o consumo gamer no Brasil.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também