Senna conquista o Prêmios Platino 2025 e reforça o poder das produções brasileiras no exterior

No último domingo (27), a minissérie Senna, da produtora brasileira Gullane, brilhou na cerimônia dos Prêmios Platino 2025, realizada em Madri, Espanha. A produção original da Netflix conquistou o troféu de Melhor Criador de Série, um reconhecimento ao trabalho de Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi e Patrícia Andrade — nomes de peso no roteiro e na direção do audiovisual nacional.

Uma superprodução brasileira para o mundo

SENNA. (L to R – U to D). Marco Ricca, Camila Márdila, Gabriel Louchard, Julia Foti, Christian Malheiros, Hugo Bonemer, Matt Mella, Susana Ribeiro, Alice Wegmann, Gabriel Leone, Pâmela Tomé in Senna. Cr. Aline Arruda/Netflix © 2023

Fruto de um projeto que levou 15 anos para sair do papel, Senna é uma das maiores apostas da Gullane para o mercado internacional. A minissérie foi gravada em quatro países, com mais de 325 diárias de filmagens e envolveu mais de 2,7 mil profissionais — incluindo 600 especialistas em efeitos visuais (VFX) — de 18 nacionalidades diferentes.

Esse esforço se traduziu em uma obra cinematográfica que emocionou fãs do piloto Ayrton Senna e impactou públicos do mundo inteiro. Desde sua estreia na Netflix, a produção acumulou mais de 53 milhões de horas assistidas e ficou cinco semanas no Top 10 mundial de séries de língua não inglesa, além de seis semanas entre as mais assistidas no Brasil.

Um reconhecimento que celebra talento nacional

SENNA. (L to R) Gabriel Leone as Ayrton Senna in Senna. Cr. Alan Roskyn/Netflix ©2024

Para Fabiano Gullane, produtor e cofundador da Gullane, o prêmio fecha com chave de ouro a jornada da minissérie:
“Presenciar Senna sendo premiada entre os melhores títulos do audiovisual ibero-americano é um momento histórico para nós. Trabalhamos mais de uma década para fazer jus à grandeza do Ayrton, e ver essa história reconhecida no exterior é emocionante.”

O produtor ainda agradeceu à equipe envolvida no projeto, ao elenco liderado por Gabriel Leone no papel principal e à família Senna, que confiou à Gullane o desafio de contar essa história. Também fez questão de destacar outros brasileiros indicados e premiados na cerimônia, como o longa Ainda Estou Aqui.

Gullane segue firme como referência no cinema e TV brasileiros

SENNA. (L to R) Matt Mella as Alain Prost, Gabriel Leone as Ayrton Senna in Senna. Cr. Alan Roskyn/Netflix © 2024

A Gullane é uma das maiores forças criativas do Brasil. Fundada pelos irmãos Caio e Fabiano Gullane em 1996, a produtora já lançou 58 longas-metragens e 53 séries para cinema, TV e plataformas digitais. Entre os sucessos estão Carandiru, Bicho de Sete Cabeças, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, A Última Floresta, Até que a Sorte nos Separe, Que Horas Ela Volta?, Motel Destino, Ninguém Tá Olhando, Sintonia, Unidade Básica, Carcereiros, O Rei da TV e Arca de Noé — maior animação 3D brasileira.

Com mais de 500 prêmios e seleções em festivais como Cannes, Berlim, Toronto, Sundance e o Emmy, a Gullane consolida o Brasil como referência mundial em audiovisual.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Últimas