sexta-feira, abril 4, 2025
spot_img

Sobreviventes | O último filme do José Barahona estreia nos cinemas brasileiros em abril

Sobreviventes chega aos cinemas brasileiros em abril, o último filme do cineasta luso-brasileiro José Barahona, falecido em novembro de 2024. Com distribuição da Pandora Filmes, a coprodução Brasil-Portugal presta uma homenagem ao diretor, que dedicou sua carreira a explorar temas históricos e pós-coloniais. O longa estreou mundialmente no IndieLisboa, passou pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e integrou o Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

Um Naufrágio, um Novo Começo?

Sobreviventes – Roberto Bomtempo

Com roteiro de José Eduardo Agualusa e José Barahona, Sobreviventes mistura ficção e realidade para contar a história de um grupo de náufragos no século XIX, brancos e negros, que encontram refúgio em uma ilha isolada. Sem leis ou estruturas sociais pré-definidas, eles precisam decidir: manter as hierarquias do passado ou construir uma nova sociedade? O filme questiona as marcas deixadas pelo colonialismo e pela escravidão, temas recorrentes na obra de Barahona.

O diretor enfatizava que a escravidão, muitas vezes esquecida ou romantizada, precisa ser lembrada para que novas formas de sociedade possam emergir. “Quase cinco milhões de africanos foram levados para serem escravizados no Brasil. Como construir uma sociedade igualitária e democrática depois de tanta violência? Não sabemos até hoje, mas é um ideal pelo qual vale a pena lutar”, escreveu Barahona em suas notas sobre o filme.

Elenco de Peso e Trilha Sonora Marcante

SOBREVIVENTES – Anabela Moreira

O elenco conta com Miguel Damião, Allex Miranda, Anabela Moreira, Roberto Bomtempo e Zia Soares. A trilha sonora original, assinada por Philippe Seabra, traz a voz marcante de Milton Nascimento. O filme é uma produção da portuguesa David & Golias e da brasileira Refinaria Filmes, com Fernando Vendrell, Luís Alvarães e Carolina Dias na produção executiva.

O Legado de José Barahona no Cinema

Sobreviventes -Equipe Filmagem ©AnaPaganini

José Barahona construiu uma trajetória singular no cinema, transitando entre documentários e ficções com uma abordagem investigativa e histórica. Formado na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, também estudou em Cuba (EICTV) e Nova Iorque (New York Film Academy). Seu primeiro longa de ficção, Estive em Lisboa e Lembrei de Você (2016), baseado no livro de Luiz Ruffato, rodou festivais e teve lançamento no Brasil e em Portugal. Já o documentário Nheengatu (2020), gravado na Amazônia, recebeu prêmios no Festival Caminhos do Cinema Português e no CineAmazônia.

Além de cineasta, Barahona foi produtor e programador da Mostra Cinema Português Contemporâneo no Brasil, além de colaborar com ensaios sobre cinema para o jornal Público. Faleceu em Lisboa, aos 55 anos, deixando um legado de filmes que questionam o passado para repensar o futuro.

A Arte de Sobreviventes

O pôster do filme foi criado por Maria Rosa, designer e colagista da marca Arte de Maria, que desde 2015 usa sua arte como forma de resistência e representatividade. Seu trabalho destaca narrativas femininas e reforça a identidade e força das mulheres.

Com uma narrativa impactante e uma estética poderosa, Sobreviventes chega aos cinemas em abril para marcar a despedida de um cineasta que nunca fugiu de questões difíceis. A última obra de José Barahona promete emocionar e provocar reflexões sobre o passado e o presente da nossa sociedade.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação