sábado, abril 12, 2025
spot_img

Sobreviventes | Último filme de José Barahona terá pré-estreia gratuita com debate em São Paulo

No dia 16 de abril, às 19h, o REAG Belas Artes, em São Paulo, recebe a pré-estreia gratuita de Sobreviventes, filme póstumo de José Barahona. O evento integra o projeto de debates promovido pela Folha de S. Paulo e contará com a presença da produtora Carol Dias e dos atores Roberto Bomtempo e Paulo Azevedo. Após a sessão, o público poderá acompanhar uma conversa mediada pelo jornalista e professor Thiago Amparo e pelo repórter Gustavo Luiz, da Folha.

Ficção e memória histórica

Sobreviventes – Roberto Bomtempo

Coprodução entre Brasil e Portugal, Sobreviventes propõe uma reflexão potente sobre colonialismo, escravidão e os legados sociais de um passado violento. O roteiro, escrito por Barahona em parceria com o escritor José Eduardo Agualusa, parte de um episódio ficcional do século XIX: um grupo de náufragos, brancos e negros, isolado numa ilha, precisa decidir entre reconstruir as hierarquias conhecidas ou inventar uma nova forma de coexistência.

O longa mistura drama e alegoria para tensionar as estruturas herdadas do colonialismo. O elenco reúne nomes como Miguel Damião, Allex Miranda, Anabela Moreira, Roberto Bomtempo, Paulo Azevedo e Zia Soares. A trilha sonora original é de Philippe Seabra e inclui a voz de Milton Nascimento.

Um cineasta entre continentes

SOBREVIVENTES – Anabela Moreira

Barahona, que faleceu em novembro de 2024, aos 55 anos, deixa uma filmografia marcada por investigações históricas e temáticas pós-coloniais. Formado em Lisboa, com passagens por Cuba (EICTV) e Nova Iorque (NYFA), o cineasta navegou entre o documentário e a ficção com igual intensidade. Seu primeiro longa, Estive em Lisboa e Lembrei de Você (2016), adaptação da obra de Luiz Ruffato, estreou em festivais internacionais e chegou aos cinemas brasileiros. Já o documentário Nheengatu (2020), filmado na Amazônia, recebeu diversos prêmios e consolidou seu olhar atento às vozes silenciadas.

Além de diretor, foi produtor, curador da Mostra de Cinema Português Contemporâneo no Brasil e autor de ensaios publicados no jornal Público, em Portugal.

Exibição, debate e homenagem

Sobreviventes -Equipe Filmagem ©AnaPaganini

Com estreia comercial marcada para 24 de abril, Sobreviventes chega aos cinemas brasileiros distribuído pela Pandora Filmes. Antes disso, sua apresentação especial em São Paulo serve como espaço de homenagem e de conversa sobre os temas centrais do longa. Ao abordar a escravidão não como passado distante, mas como uma ferida ainda aberta, Barahona deixa uma obra que dialoga com o presente e desafia a memória coletiva.

Como ele escreveu em suas notas: “Como é possível a harmonia e a instauração de uma sociedade igualitária e democrática depois de um passado de tanta violência? Não sabemos até hoje, mas ela é certamente desejável”.

Assista ao trailer de Sobreviventes

Confira o cartaz oficial

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também