A Ubisoft acaba de lançar o Chroma, uma nova ferramenta gratuita e de código aberto que simula daltonismo em tempo real. Anunciada durante a Game Accessibility Conference, a novidade chega para ajudar desenvolvedores, artistas e profissionais de QA a criarem experiências visuais mais inclusivas desde o início do processo de desenvolvimento de jogos, software e até produções audiovisuais.
O diferencial do Chroma está na precisão com que simula diferentes tipos de daltonismo sem comprometer o desempenho do projeto. A ferramenta utiliza o algoritmo Color Oracle para aplicar filtros visuais em tempo real, permitindo que desenvolvedores vejam imediatamente como suas criações são percebidas por jogadores daltônicos. Isso facilita ajustes mais rápidos e conscientes no design de jogos, interfaces, menus e artes em geral.
Acessibilidade pensada desde o começo
O projeto foi liderado pela equipe de Controle de Qualidade da Ubisoft na Índia, com contribuições importantes de especialistas como David Tisserand, diretor de acessibilidade da empresa, e Ian Hamilton, consultor reconhecido na área. A ideia nasceu da necessidade real observada nos próprios times de desenvolvimento da Ubisoft: garantir que os jogos atendam a todos os jogadores — inclusive os que possuem deficiências visuais.
Segundo Jawad Shakil, gerente de projetos da Ubisoft, o maior desafio foi manter o desempenho em tempo real enquanto a ferramenta aplicava os filtros de daltonismo com fidelidade. A solução chegou com muita colaboração, testes práticos e feedbacks constantes, o que resultou em um simulador eficiente, leve e preciso.
Inclusão que vai além dos games
Apesar de ter sido criada com foco em jogos, a proposta do Chroma vai além do universo gamer. Designers de interfaces, artistas digitais, desenvolvedores de software e até cineastas podem aplicar a ferramenta em seus projetos para avaliar e corrigir barreiras visuais que prejudiquem pessoas com daltonismo.
A diretora de QA da Ubisoft Índia, Ritu Chowdhary, reforça o compromisso da empresa: “Na Ubisoft, tornar o Chroma open source é assumir que acessibilidade não é só uma função, mas uma mentalidade. Design inclusivo não melhora apenas a experiência de quem precisa, mas de todos.”
Open source para toda a comunidade criativa
Ao disponibilizar o Chroma como open source, a Ubisoft convida desenvolvedores, artistas e profissionais de todo o mundo a utilizarem, personalizarem e contribuírem com a ferramenta. A expectativa é que a comunidade ajude a expandir o projeto e leve o debate sobre acessibilidade ainda mais longe.
A ferramenta já está disponível e pode ser integrada facilmente a fluxos de trabalho de QA e desenvolvimento. Uma iniciativa que mostra como a acessibilidade pode — e deve — ser parte do game design desde o primeiro pixel.