Review | The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom vai estimular a sua imaginação

Finalmente chegou a vez da princesa ser a heroína no mais novo capítulo de The Legend of Zelda!

The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom chegou para quebrar paradigmas. Da mesma maneira que Princess Peach: Showtime!, a protagonista da vez é uma mulher, trazendo novidades bem bacanas para a tradicional série da Nintendo. Hyrule está em perigo novamente e só a princesa Zelda pode salvá-la. Será que ela vai conseguir?

Pois é, Echoes of Wisdom se trata, na realidade, do segundo título da franquia a ter Zelda como personagem principal. Na época do 3DO, The Legend of Zelda: The Wand of Gamelon já havia feito isso, mas de tão ruim aquele jogo foi, vamos fingir que este novo é sim o primeiro a fazer isso. E não falamos mais no assunto!  

Seguindo o mesmo estilo gráfico do belíssimo remake de The Legend of Zelda: Link’s Awakening, em que o ponto de vista isométrico, de cima, faz tudo parecer um diorama, com bonequinhos rechonchudos, a aventura da monarca de Hyrule estimula a criatividade. Ela faz isso mesclando elementos dos volumes recentes da série com o estilo dos jogos primordiais de The Legend of Zelda. O resultado é uma jornada divertida e única. 

Um mundo familiar, um jogo diferente 

Em uma Hyrule tomada por uma misteriosa fissura que suga a tudo e a todos em seu caminho, resta a Zelda chegar ao fundo do problema e dar cabo do responsável pela ameaça ao seu reino. Junto de Tri, uma criaturinha que a ajuda a escapar de uma armadilha e armada de um cajado mágico e que é a chave para solucionar o problema, a menina terá que enfrentar os mais diversos quebra-cabeças e inimigos para isso. 

A nova arma de Zelda confere a ela uma habilidade especial, a de copiar e conjurar objetos a seu bel prazer. Bem como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, em Echoes of Wisdom é possível trazer ao mundo um número limitado de coisas para resolver todo tipo de obstáculo. Uma plataforma fica alta demais para pular? Empilhe umas mesas e suba nelas! Inimigos à sua frente? Chame umas gosminhas para dar cabo deles ou saque o espectro do espadachim para fatiá-los.

Esses são exemplos simplórios, mas servem para ilustrar o cerne da jogabilidade da vez, focado nas soluções de problemas que não necessariamente precisam ser violentas, e que, na maioria das vezes, podem variar bastante entre jogadores. A Nintendo sendo a Nintendo, você pode confiar que há situações que podem ser resolvidas das mais diferentes maneiras, muitas das quais absurdamente engraçadas, o que faz do jogo ser ainda mais charmoso. Com o tempo, aparecem outros poderes especiais, como os que ajudam a moça a manipular objetos no mundo, de modo parecido com Tears of the Kingdom, dando a você muito mais para fazer também.

O charme transborda da tela 

Seguindo a cartilha da marca, tudo é extremamente bem explicado no decorrer do jogo, talvez até demais. Muitas são as vezes em que você fica travado em caixas de diálogo seguidas de mais caixas de diálogo, que não levam muito em conta a experiência prévia que você como jogador possa ter com jogos deste tipo. Tudo poderia ser resolvido com a opção de ler ou não tutoriais. Por outro lado, isso não chega a ser um grande problema, levando em conta todo o resto que The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom acerta e muito.

O jogo também tem a honra de ser o primeiro capítulo da série a ser lançado em território brasileiro com total adaptação ao nosso idioma! É isso mesmo, você poderá jogá-lo tranquilamente em português brasileiro, aproveitando um roteiro repleto de piadas e gags muito bem traduzidas, sem perder um só detalhe. A Nintendo está de parabéns pelo trabalho de localização e esperamos que cada vez mais lançamentos cheguem aqui com esse carinho todo, sem dúvida.

Echoes of Wisdom é um The Legend of Zelda ao mesmo tempo diferente e familiar, oferecendo àqueles que jogarem uma aventura de qualidade repleta de desafios e uma dose cavalar de fofura. O Nintendo Switch pode até estar no final de sua vida, mas parece que alguns de seus melhores jogos ainda estão por vir, como prova este daqui.

NOTA: 4,5 de 5

Ficha técnica:

Nome: The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom 

Desenvolvedora: Grezzo / Nintendo Entertainment Planning & Development

Publicadora: Nintendo

Gênero: Aventura

Plataforma: Nintendo Switch

Lançamento: 26 de setembro de 2024  

Agradecemos a assessoria da Nintendo no Brasil por ter nos enviado uma cópia do jogo para a produção desta matéria.

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Finalmente chegou a vez da princesa ser a heroína no mais novo capítulo de The Legend of Zelda! The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom chegou para quebrar paradigmas. Da mesma maneira que Princess Peach: Showtime!, a protagonista da vez é uma mulher, trazendo novidades...Review | The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom vai estimular a sua imaginação