Mostra Internacional de Cinema em São Paulo | Bairro da Liberdade exibirá mostra dedicada a Ásia

O Sato Cinema, localizado no coração do bairro da Liberdade (R. São Joaquim, 381, São Paulo), é um dos principais pontos de exibição de cinema asiático na cidade e se destaca na 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Com uma programação que abrange desde clássicos da animação japonesa até estreias aguardadas de diretores consagrados, o espaço oferece aos cinéfilos paulistanos uma rica diversidade de produções da Ásia.

A Mostra deste ano traz ao Sato Cinema uma seleção de filmes que reflete a força e a versatilidade do cinema asiático contemporâneo. De obras que exploram a sensibilidade das relações humanas até narrativas que mergulham na cultura, história e mitologia de diferentes países, o público terá a chance de experimentar o melhor da produção cinematográfica asiática em sessões ao longo de dois fins de semana de outubro.

A Sensibilidade das Animações de Miyazaki

Entre os destaques da programação está “Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar” (2008), uma encantadora animação de Hayao Miyazaki. Este filme faz parte da 1ª Mostrinha, um espaço dedicado ao público infantil, mas que conquista também os adultos. A trama acompanha a amizade improvável entre Sosuke, um garoto curioso, e Ponyo, uma peixinha mágica que deseja se tornar humana. Com um visual exuberante e uma narrativa tocante, “Ponyo” explora a ligação entre o homem e a natureza, um tema recorrente nas obras de Miyazaki.

Outra animação de Miyazaki que será exibida é o clássico “O Serviço de Entregas da Kiki” (1989). A história de Kiki, uma jovem bruxa que precisa encontrar seu caminho em uma nova cidade, é uma jornada de autodescoberta cheia de encanto e mensagens profundas sobre amadurecimento e independência.

A Estética Contemporânea de Hong Sang-soo e Hiroshi Okuyama

Para quem prefere um cinema mais intimista e reflexivo, o novo longa de Hong Sang-soo, “Através do Fluxo”, traz uma narrativa delicada sobre as relações interpessoais e os desafios que surgem entre o passado e o presente. No filme, uma professora pede ao seu tio para dirigir uma peça universitária, o que traz à tona memórias e conflitos não resolvidos.

“Sol de Inverno”, de Hiroshi Okuyama, foi aclamado como uma das joias ocultas do Festival de Cannes deste ano. A trama acompanha Takuya, um jovem que desenvolve um fascínio por Sakura, uma patinadora artística. Juntos, eles formam uma dupla inesperada no gelo, enquanto a relação entre os dois cresce com a chegada do inverno. A história combina a serenidade das paisagens de neve com a complexidade dos sentimentos juvenis.

Dramas e Relações Humanas

“Deserto da Namíbia” (2024), de Yoko Yamanaka, narra a jornada de dois amigos que se aventuram no deserto da Namíbia em busca de autoconhecimento. A vastidão do deserto é cenário para reflexões profundas sobre amizade, perda e o sentido da vida.

“Super Feliz Para Sempre” (2024), de Kohei Igarashi, apresenta um drama familiar moderno, onde um casal jovem enfrenta desafios após o nascimento de seu primeiro filho. O filme explora as tensões entre carreira, amor e a construção de uma nova identidade familiar.

Em “Breve História de uma Família” (2024), de Lin Jianjie, acompanhamos três gerações de uma família que vive sob a sombra de segredos e ressentimentos. Com uma direção sutil e poética, o filme explora como as cicatrizes do passado afetam as relações presentes.

“Todas as Longas Noites” (2024), de Sho Miyake, é uma delicada narrativa sobre solidão e reconexão, seguindo a história de dois estranhos que se encontram repetidamente em uma cidade costeira enquanto lidam com suas perdas pessoais.

“Não Chore, Borboleta” (2024), de Dun’o’ng Diêu Linh, se passa em uma vila rural no Vietnã, onde uma jovem luta contra as tradições da comunidade ao se apaixonar por um rapaz que foi prometido a outra. O filme oferece um olhar sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em sociedades conservadoras.

Não Chore, Borboleta

Documentários e Reflexões Sociais

A programação também reserva espaço para o documentário “Tokyo Melody: Um Filme sobre Ryuichi Sakamoto” (1985), um retrato poético do aclamado compositor japonês, que oferece uma visão íntima de seu processo criativo no auge da carreira. Com suas performances eletrônicas e trilhas sonoras inesquecíveis, Sakamoto é uma das grandes referências culturais do Japão.

Outro filme que merece destaque é o documentário “Dispersora de Amantes”, que mergulha em uma prática curiosa na China moderna: profissionais que são contratados para separar casais extraconjugais e salvar casamentos. O filme oferece uma visão intrigante da sociedade contemporânea chinesa e dos complexos arranjos afetivos e econômicos que moldam as relações familiares.

“Permanência em Lugar Nenhum” (2024), de Tsai Ming-Liang, é um documentário que acompanha pessoas em deslocamento permanente, sem laços duradouros, em meio a grandes cidades. A obra reflete sobre a efemeridade das relações no mundo contemporâneo.

Permanência em Lugar Nenhum

Filmes de Culturas e Tradições Diversas

Totto-Chan- A Menina na Janela

“Totto-Chan: A Menina na Janela” (2023), de Shinnosuke Yakuwa, adapta o famoso livro japonês sobre uma jovem garota que, expulsa da escola por seu comportamento incomum, encontra uma nova chance em uma escola inovadora e acolhedora.

“Vira-Lata” (2024), de Chiang Wei Liang, é um drama social que segue a vida de um jovem que enfrenta a dura realidade de viver nas ruas de Taipei. O filme é um retrato honesto e sensível da luta pela sobrevivência nas margens da sociedade.

“Acima da Poeira” (2024), de Wang Xiaoshuai, é um filme contemplativo sobre a vida nas vastas paisagens rurais da China, explorando a tensão entre o antigo e o novo em uma comunidade isolada.

“Kummatty” (1979), de Govindan Aravindan, é uma fábula mágica do cinema indiano. A trama segue um personagem mítico que visita uma vila, transformando crianças em animais e depois de volta em humanos, mostrando as interações entre o homem e a natureza. Aravindan mistura fantasia com uma sensibilidade lírica única.

“Crickets, It’s Your Turn” (2024), de Olga Korotko, é um drama cazaque que aborda a vida de uma jovem em uma pequena vila, onde os desafios do cotidiano e os sonhos de escapar para um futuro melhor entram em conflito com as tradições locais.

“The Great Phuket” (2024), de Liu Yaonan, explora a realidade de turistas e habitantes da famosa ilha de Phuket, na Tailândia. O filme usa uma série de histórias interconectadas para revelar os contrastes entre a indústria turística florescente e as dificuldades dos moradores locais.

“Matar um Cavalo Mongol” (2024), de Xiaoxuan Jiang, é um drama que explora a vida de um jovem nômade na Mongólia Interior. Enfrentando a modernização crescente e o declínio de suas tradições, ele deve fazer escolhas difíceis para preservar sua identidade.

“Levados Pelas Marés” (2024), de Jia Zhangke, é uma meditação sobre a mudança social e os impactos econômicos que transformaram as comunidades costeiras da China. O filme entrelaça histórias de pessoas lutando para se adaptar às transformações forçadas por fenômenos naturais e desenvolvimentos urbanos.

Programação Completa do Sato Cinema

Abaixo, a programação completa da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no Sato Cinema:

19 DE OUTUBRO (SÁBADO)

  • 11h30 – O Serviço de Entregas da Kiki (1989), de Hayao Miyazaki
  • 13h30 – Deserto da Namíbia (2024), de Yoko Yamanaka
  • 16h10 – Sol de Inverno (2024), de Hiroshi Okuyama
  • 18h00 – Super Feliz Para Sempre (2024), de Kohei Igarashi
  • 20h00 – Breve História de uma Família (2024), de Lin Jianjie

20 DE OUTUBRO (DOMINGO)

  • 11h30 – Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar (2008), de Hayao Miyazaki
  • 13h30 – Todas as Longas Noites (2024), de Sho Miyake
  • 15h45 – Tokyo Melody: Um Filme sobre Ryuichi Sakamoto (1985), de Elizabeth Lennard
  • 17h10 – Através do Fluxo (2024), de Hong Sang-soo
  • 19h20 – Dispersora de Amantes (2024), de Elizabeth Lo

26 DE OUTUBRO (SÁBADO)

  • 11h00 – Totto-Chan: A Menina na Janela (2023), de Shinnosuke Yakuwa
  • 13h30 – Não Chore, Borboleta (2024), de Dun’o’ng Diêu Linh
  • 15h30 – Vira-Lata (2024), de Chiang Wei Liang
  • 18h00 – Permanência em Lugar Nenhum (2024), de Tsai Ming-Liang
  • 19h45 – Acima da Poeira (2024), de Wang Xiaoshuai

27 DE OUTUBRO (DOMINGO)

  • 11h00 – Kummatty (1979), de Govindan Aravindan
  • 12h50 – Crickets, It’s Your Turn (2024), de Olga Korotko
  • 15h00 – The Great Phuket (2024), de Liu Yaonan
  • 17h00 – Matar um Cavalo Mongol (2024), de Xiaoxuan Jiang
  • 19h00 – Levados Pelas Marés (2024), de Jia Zhangke

O Sato Cinema, com sua atmosfera intimista e localização no bairro tradicional da Liberdade, é um espaço ideal para celebrar a riqueza do cinema asiático em meio à diversidade cultural de São Paulo.

SATO CINEMA 

R. São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo

Próximo ao metrô São Joaquim

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Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo e Nintendo World.

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