Com lançamento nos cinemas, “Segredos” traz Emiliano Ruschel e Danni Suzuki em um thriller dramático que reconta os últimos dez anos do casal. Numa trama que retrata diversas fases em que estiveram juntos, o filme mostra o momento crítico do casal após uma festa beneficente, quando retornam para casa brigados.
Com direção do próprio Emiliano Ruschel, que também é roteirista do filme junto com Trinidad Giachino, “Segredos” toca na ferida e mostra que um casal pode ter segredos que abalam para sempre um casamento.
Será que, com segredos revelados, existe redenção? É batendo nessa tecla que o filme, em 2 horas, vai revelando camadas e entregando novidades que podem soar muito amargas ao espectador.
A história
No começo da trama, estamos em uma festa beneficente no Brasil, onde a fachada de um casal ideal é exposta a diversas situações presentes. Uma estranha mulher conversa com Noah (Emiliano Ruschel) enquanto Naomi (Danni Suzuki) observa de longe, percebendo tudo, o que traz à tona uma crise há muito presente no casamento dos dois.
Numa mistura de passado e presente, descobrimos que Naomi é filha de uma família rica e influente e que estudou na YALE, onde conheceu seu atual marido. Além disso, seu pai, Hiroshi (Carlos Takeshi), enfrenta problemas com alcoolismo, enquanto sua mãe, Miwa (Lumi Kin), está em outro relacionamento com uma mulher (Edna Aguiar), o que desencadeia um certo atrito em outro flashback em que o pai aparece no casamento da filha.
Noah se apaixonou por Naomi ao recitar um poema, o que evoluiu de namoro para casamento. Tornando-se um diplomata da Embaixada Suíça, eles vivem em uma mansão nos EUA, morando em quartos separados, em um casamento que é tão diplomático quanto a profissão de Noah. A cena em que Naomi tira o anel de casamento, dizendo que tem dedos fracos para um anel tão pesado, deixa clara a mensagem de que existe uma crise ali.
A questão é que, quanto mais o filme avança, mais lembranças confusas surgem: Noah está com outra mulher e com os braços cheios de sangue, enquanto Naomi se encontra em um hospital. São dois segredos que ocorreram na mesma época e, ao serem revelados, desencadearão uma reação em cadeia. Será que segredos devem ser mantidos para preservar um casamento de fachada? Ou será que o prazo de validade desse casamento já expirou há muito tempo?
Opinião
A produção de “Segredos” foi muito feliz em concentrar toda a história em um único cenário, a mansão do casal, e em desencadear flashbacks para nos mostrar como a história chegou àquele ponto. Emiliano Ruschel e Danni Suzuki brilham em cena ao mostrar momentos do passado e uma possível reconciliação do casal ao longo do filme. Seus diálogos, que poderiam estar em qualquer comédia romântica, funcionam muito bem e nos dão esperança de que dias melhores virão.
Com um roteiro criativo e uma história intrigante, o único porém fica por conta da trilha sonora, que muitas vezes é excessiva e tenta dar o tom ao filme. Muitas vezes, apenas nos diálogos, o casal entrega muito mais em cena do que a trilha sonora, que está ali o tempo todo alertando que estamos vendo um thriller dramático.
A crise dos 7 anos de casamento é bastante abordada no cinema e em séries de TV, mas aqui o que o roteiro se apoia são nos segredos de cada um. Será que um casamento resiste a um crime?
Trazendo pressões psicológicas, ligadas à tradição de uma família em ter filhos, ou ao ato de esconder a sujeira debaixo do tapete quando o assunto são traições, o filme não hesita em mostrar a dura e crua realidade, mesmo sob o ponto de vista de um casal bonito e bem-sucedido.
Sendo uma obra que desafia os espectadores a refletirem sobre a autenticidade nas relações e os sacrifícios que muitas vezes se escondem sob a superfície, “Segredos” tem um final surpreendente que fará você pensar se o casal estava fadado ao fracasso.
A produção, que já conquistou prêmios em festivais internacionais, apresenta um elenco repleto de rostos conhecidos, como Sammy Sampaio, Priscila Vaz, Edna Aguiar, Lumi Kin, Carlos Takeshi, Monique Lafond e David Herman.
Com cerca de 90% do filme em inglês, a produção mostra a versatilidade dos dois atores, que já têm experiência internacional, além de, em algumas cenas, apresentar uma forma “brasileira” de se expressar mesmo em outro idioma. Esse é um dos pontos mais interessantes no papel de Danni Suzuki, ao mostrar que, mesmo em inglês, seu papel ainda é o de uma brasileira falando.
“Segredos” é uma boa surpresa, trazendo inquietação, e quando seus segredos forem revelados, o público levará para casa seu próprio julgamento sobre eles.
Nota: 4 (de 5)
Segredos
Direção: Emiliano Ruschel
Roteiro: Emiliano Ruschel & Trinidad Giachino
Elenco: Danni Suzuki, Emiliano Ruschel, Sammy Sampaio, Priscila Vaz, Edna Aguiar
Lumi Kin, Carlos Takeshi, Monique Lafond e David Herman
Produção: Ruschel Studios Co-produção: Great Movies
Distribuição: A2 Filmes
Produtores: Emiliano Ruschel, Alexandre Freire, Ronaldo Bettini Junior.
Produtor Executivo: Ane Siderman, Clarissa Rossato, Marcello Caldas
Trilha Original do Filme: Pablo Lopez
Direção de Fotografia: Ricardo Rheingantz
Direção de Arte: Adriana Nascimento Borba
Cabelo & Maquiagem: Nancy Marignac
Figurino: Renata Sanches
Efeitos Visuais: Bruno Santoro
Produtor de Elenco: Roma Junior
Montagem: Alfredo Barros
Diretora de Produção: Eliton Oliveira
Assistente de Direção: Daniela Pedrosa
Som Direto & Sound Design: Juan Quintans
Mixagem: Juan Quintans
Gênero: Thriller, Romance
Nacionalidade: Brasil
Duração: 120 min.
Ano: 2024
Agradecemos a A2 Filmes pelo convite