O Centro Cultural São Paulo normalmente no mês de janeiro organiza o “Verão Otaku” trazendo diversas animações japonesas gratuitamente na Sala Lima Barreto. Ao lado do metrô Vergueiro, o Centro Cultural agrega não só fãs de animações japonesas, como também é conhecido por um lugar aonde diversas pessoas treinam dança influenciado no K-Pop.
Voltando ao “Verão Otaku” deste ano, a temática deste ano foi o gênero Seinen. Criado há mais de 50 anos, o gênero se consolidou mundialmente com animações como ‘Akira’ e ‘Ghost in the Shell” e sua marca registrada está na violência, sexo, linguagem adulta e assuntos políticos e sociais. Voltado para o jovem adulto com produções de histórias mais maduras, temas mais sérios e personagens mais complexos. Apreciado tanto por homens quanto por mulheres, o gênero Seinen traz uma abordagem realista e menos fantasia comparado a outros gêneros agradando aqueles que procuram por histórias mais desafiadoras e complexas.
O Centro Cultural São Paulo fez uma seleção de obras sanguinárias e violentas dos anos 80, 90 e 00s, além de quatro maratonas de animes para não sair da cadeira.
Todos os filmes tem seus ingressos disponibilizados uma hora antes na bilheteria e o Centro Cultural São Paulo recomenda a utilização de máscara na sala de exibição.
PROGRAMAÇÃO
19/01
16h Ryujin Z
18h NINJA SCROLL
20h GANTZ:O
20/01
16h30 BATTLE ROYAL HIGH SCHOOL
18h WICKED CITY
20h FIST OF THE NORTH STAR
21/01
16h GANTZ:O
18h PAPRIKA
20h PERFECT BLUE
22/01
15h FIST OF THE NORTH STAR
17h30 NINJA SCROLL
19h30 BLADE OF THE IMMORTAL
24/01
17h BATTLE ROYAL HIGH SCHOOL
18h30 KITE
20h NEO TOKYO
26/01
17h KITE
18h30 NEO TOKYO
20h NINJA SCROLL
27/01
15h 13 ASSASSINOS
17h30 BLADE OF THE IMMORTAL
20h15 SONATINE
28/01
16h KITE
18h NEO TOKYO
19h15 SONATINE
29/01
15h Ryujin Z
16h40 13 ASSASSINOS
19h BLADE OF THE IMMORTAL
31/01
16h PAPRIKA
18h PERFECT BLUE
20h 13 ASSASSINOS
01/02
15h BLADE OF THE IMMORTAL
18h FIST OF THE NORTH STAR
20h AKIRA
02/02
16h SONATINE
18h Ryujin Z
20h WICKED CITY
03/02
16h PAPRIKA
18h PERFECT BLUE
20h AKIRA
Filmes
FIST OF THE NORTH STAR
Diretor: Toyoo Ashida
Hokuto no Ken, Japão, 1986, 110 min, 18 anos, DCP
Com Akira Kamiya, Yuriko Yamamoto, Kenji Utsumi
Depois que um holocausto nuclear destrói o mundo, a humanidade é forçada à dureza não apenas da opressão de outros que são muito mais poderosos, mas da terra morta que parece piorar a cada momento que passa.
AKIRA
Diretor: Katsuhiro Ôtomo
Japão, 1988, 124 min, 16 anos, DCP
Com Mitsuo Iwata, Nozomu Sasaki, Mami Koyama
Uma grande explosão fez com que Tóquio fosse destruída em 1988. Em seu lugar foi construída Neo Tóquio, que, em 2019, sofre com atentados terroristas por toda a cidade. Kaneda e Tetsuo são amigos que integram uma gangue de motoqueiros. Eles disputam rachas violentos com uma gangue rival até que um dia Tetsuo encontra Takashi, uma estranha criança com poderes que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. Tetsuo é ferido no encontro e antes de receber a ajuda dos amigos é levado por integrantes do exército, liderados pelo coronel Shikishima. A partir de então Tetsuo passa a desenvolver poderes inimagináveis, o que faz com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988.
NINJA SCROLL
Diretor: Yoshiaki Kawajiri
Jûbê ninpûchô, Japão, 1993, 94 min, 18 anos, DCP
Com Kôichi Yamadera, Emi Shinohara, Takeshi Aono
Um ninja chamado Jubei se depara com uma praga, um clã maligno de demônios, uma crise nacional e uma linda garota ninja.
PERFECT BLUE
Diretor: Satoshi Kon
Pâfekuto burû, Japão, 1997, 81 min, 18 anos, DCP
Com Junko Iwao, Rica Matsumoto, Shinpachi Tsuji
A cantora pop Mima Kirigow espera uma nova e brilhante carreira quando deixar seu trio no topo das paradas para se tornar uma atriz. Quando ela consegue um papel em um mistério de assassinato sexualmente carregado, a vida de Mima começa a desmoronar.
PAPRIKA
Diretor: Satoshi Kon
Papurika, Japão, 2005, 90 min, 18 anos, DCP
Com Megumi Hayashibara, Torû Furuya, Kôichi Yamadera
Num futuro próximo, o Dr. Tokita inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba, psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela “detetive de sonhos”, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.
WICKED CITY
Diretor: Yoshiaki Kawajiri
Yôjû toshi, Japão, 1987, 82 min,18 anos, DCP
Com Yûsaku Yara, Toshiko Fujita, Ichirô Nagai(narraçã
Houve paz entre o mundo dos mortais e o sobrenatural por séculos, mas o equilíbrio agora está sendo ameaçado. Os elementos radicais do mundo sobrenatural estão cruzando para o universo mortal com o propósito de destruir a paz para sempre!
GANTZ:O
Diretores: Yasushi Kawamura e Keiichi Saitô
Japão, 2006, 95 min, 16 anos, DCP
Com Chris Jai Alex, Doug Erholtz, Saori Hayami
Masaru Kato morreu em um acidente de carro. Surpreendentemente, ele acorda em um quarto que nunca viu. Lá ele conhece os membros do chamado Time Tokyo, cujo líder acabou de morrer. Junto com o Time Tokyo, Kato se vê no meio do fogo cruzado contra o Time Osaka, que são um bando de bandidos. Em meio a vários incidentes, Kato continua lutando com o objetivo de chegar em casa para o seu irmão.
BATTLE ROYAL HIGH SCHOOL
Diretor: Ichirô Itano
Japão, 1987, 60 min, 18 anos, DCP
Com Chieko Honda, Daiki Nakamura, Daisuke Gôri
Hyoudo Riki é um lutador de kung fu estrela na Battle Royal High School. Mas quando uma fenda nas dimensões traz seu doppelganger maligno, Byoudo, seu mundo se transforma em uma série de batalhas sobrenaturais.
KITE
Diretor: Yasuomi Umetsu
Japão, 1998, 60 min, 18 anos, DCP
Criada pelo investigador do homicídio de seus pais durante a juventude, Sawa cresce para ser uma estudante universitária durante o dia e uma vigilante mortal à noite, perseguindo os criminosos que conseguem escapar da lei.
NEO TOKYO
Diretores: Yoshiaki Kawajiri, Rintarô, Katsuhiro Ôtomo
Japão, 1987, 50 min, 18 anos, DCP
Três curtas dirigidos pelos mesmos nomes que trouxeram Metropolis, Ninja Scroll e Akira. Começa com “Labyrinth Labyrinthos”, uma história de um labirinto na mente de uma criança, dirigida por Rintaro. Em seguida, Yoshiaki Kawajiri nos apresenta “The Running Man”. Esta é uma corrida futurística de Fórmula 1 em uma pista mortal. Por fim, Katsuhiro Ôtomo descreve uma luta para fechar uma instalação totalmente automatizada em “Construction Cancelation Order”.
Ryujin Z
Diretor: Hiroyuki Kitakubo
Japão, 1991, 80 min, 18 anos, DCP
Com Shinji Ogawa, Shinsuke Chikaishi, Chisa Yokoyama
Uma sátira sobre os cuidados de saúde geriátrica do século 21. Um idoso inválido é relutantemente transformado em cobaia para testar o Z-001, um protótipo computadorizado de suporte à vida. Respondendo aos desejos do homem, Z-001 evolui para um robô imparável.
BLADE OF THE IMMORTAL
Diretor: Takashi Miike
Mugen no jûnin, Japão, 2017, 140 min, 16 anos, DCP
Com Takuya Kimura, Hana Sugisaki, Sôta Fukushi
Um samurai amaldiçoado com o dom da imortalidade e em busca de redenção é contratado por uma jovem para vingar a morte de seu pai, mas sua missão cruza caminhos com uma vasta e inesperada conspiração política.
13 ASSASSINOS
Diretor: Takashi Miike
Jûsan-nin no shikaku, Japão, 2010, 126 min, 16 anos, DCP
Com Koji Yakusho, Takayuki Yamada, Yusuke Iseya
Uma missão suicida é dada a um grupo de assassinos: eles devem eliminar um poderoso líder local.
SONATINE
Diretor: Takeshi Kitano
Japão, 1993, 94 min, 16 anos, DCP
Com Takeshi Kitano, Aya Kokumai, Tetsu Watanabe
Murakawa é um típico membro da Yakuza: violento, impiedoso e urbano. Veterano e já cansado da velha rotina, ele acaba tendo que ir cuidar de uma guerra de gangues em Okinawa, no sul do Japão. A missão, no entanto, logo revela-se uma emboscada que tem como objetivo retirar o experiente gângster da ativa.
Festival Verão Otaku 2023: Seinen
Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000