Indo direto ao gênero de filmes de sobrevivência, a produção sul-coreana The Moon: Sobrevivente tem tudo para agradar em cheio fãs de filmes como Gravidade e Perdido em Marte. Com bons efeitos especiais e uma trama intensa, a produção traz boas surpresas, contando com um elenco bastante competente e um roteiro coeso. Dirigido e roteirizado por Kim Yong-hwa, responsável pelo sucesso Along with the Gods e pelo divertido 200 Pounds Beauty, The Moon: Sobrevivente não é uma obra que deveria ficar restrita a fãs de K-Pop (por causa do Doh Kyung-soo). Pelo contrário, merece alcançar sonhos maiores e conquistar o público de grandes produções.
Em The Moon: Sobrevivente, a trama se passa em 2029, quando a Coreia do Sul desenvolve sua própria tecnologia espacial no Centro Espacial Naro. Essa independência espacial provoca até mesmo tensões diplomáticas com a NASA e os EUA.
Com nomes como Doh Kyung-soo, da boy band EXO, o filme está chegando ao Brasil pela Sato Company e traz a agonia de situações onde tudo dá errado e o tempo se torna crucial para salvar vidas.
Mas vamos falar do filme?
Em 2024, a Coreia do Sul realiza seu primeiro projeto espacial. Contudo, o fracasso da missão, que resulta na morte da tripulação, desacredita a equipe e leva ao encerramento temporário das intenções do país em conquistar o espaço.
Cinco anos depois, uma nova tentativa de levar o primeiro sul-coreano à Lua reacende a atenção mundial. Com todos os olhos voltados para o céu, os astronautas Hwang Sun-woo (Doh Kyung-soo), Lee Sang-won (Kim Rae-won) e Cho Yoon-jong (Lee Yi-kyung) partem para o espaço com grandes expectativas. Porém, uma manutenção rotineira se complica devido a um vazamento, resultando na morte de Lee Sang-won e Cho Yoon-jong. Isso deixa Hwang Sun-woo sozinho no espaço, enfrentando o dilema de ir até a Lua ou voltar imediatamente à Terra.
Para ajudar, a equipe espacial busca o ex-chefe do centro espacial, Kim Jae-guk (Sul Kyung-gu), que liderou a operação fracassada cinco anos antes. Vivendo isolado nas montanhas, Jae-guk inicialmente recusa o pedido, mas muda de ideia ao descobrir que Sun-woo é filho do astronauta morto na missão anterior.
A tensão aumenta com a presença de Yoon Moon-young (Kim Hee-ae), diretora da NASA e ex-esposa de Jae-guk, que decide ajudar discretamente, acirrando as tensões entre EUA e Coreia do Sul.
Opinião
De tirar o fôlego, The Moon: Sobrevivente segue mais pelo caminho da ação do que por um drama contemplativo como Gravidade. A produção sul-coreana consegue entregar uma trama que equilibra debates políticos e questões humanas, oferecendo uma visão até altruísta sobre as conquistas espaciais.
Os efeitos especiais, especialmente a recriação da Lua e o uso de tecnologias como drones, impressionam. Já havia assistido outras produções espaciais sul-coreanas, como Nova Ordem Espacial (Netflix), com Song Joong-ki, mas o resultado aqui surpreende e não deixa nada a desejar em relação às produções hollywoodianas.
Hwang Sun-woo, isolado e sem paz, exigiu muito do ator Doh Kyung-soo, sendo merecidamente o protagonista da produção. Apesar de esta ser a primeira obra dele que assisto, mesmo já acompanhando k-dramas, o ator que já participou de séries como 100 Days My Prince, e impressiona com a sua entrega. Seu personagem não só traduz o conflito interno, mas principalmente em ter que depender de alguém ligado à tragédia de seu pai.
Sul Kyung-gu, no papel de Kim Jae-guk, se destaca como o ponto emocional da trama. Sua superação do passado e retorno ao papel de líder inspirador são alicerces fundamentais da história. Apesar de algumas cenas piegas ou caricatas, como o fato de se transformar em um “bicho do mato”, sua atuação é um dos pontos fortes da produção.
Kim Hee-ae, como Yoon Moon-young, também merece destaque. Conhecida no Brasil pela série Mundo dos Casados no Globoplay, ela entrega uma atuação forte como uma mulher sul-coreana trabalhando na NASA e enfrentando dilemas morais. Sua interação com o elenco estrangeiro (estes infelizmente aquém ao restante do filme) e o papel crucial na trama tornam sua personagem uma boa adição a trama.
Aqui a tradução é mais uma vez da Natália Queiroz com revisão de Gustavo Iracema, que traz um texto muito fluido e atual. Comparado com 12.12: O Dia, a tradução aqui por ter uma trama mais atual, entrega até uma nuança entre os personagens, o que torna ainda mais intuitivo assistir a obra.
The Moon: Sobrevivente é um filme pipoca perfeito para ser visto no cinema, com uma combinação de efeitos visuais impressionantes e uma narrativa envolvente. Apesar de alguns clichês e tropeços no ritmo, a direção de Kim Yong-hwa e as atuações do elenco elevam a produção a um novo patamar. Uma recomendação indispensável para fãs de ficção científica e aventuras espaciais!
Nota: 4,5 (de 5)
The Moon: Sobrevivente
Direção e Roteiro: Kim Yong-hwa
Produção: Seo Ho-jin
Elenco: Sul Kyung-gu, Do Kyung-soo, Kim Hee-ae, Jo Han-chul, Park Byung-eun, Choi Byung-mo, Hong Seung-hee
Direção de Fotografia: Young-Ho Kim
Desenho de Produção: Hong Joo-Hee
Trilha Sonora: Jae-hak Lee
Montagem: Jeong Ji Eun
Gênero: ficção-científica, suspense
País: Coreia do Sul
Ano: 2023
Duração: 129 min.
Estreia: 16 de janeiro de 2025
Agradecimentos a Sato Company e a Sinny Assessoria pelo convite para produção deste conteúdo.