sábado, fevereiro 1, 2025
spot_img

Crítica | Baseado em história real, ‘Fé Para o Impossível’ traz jornada de coragem e inspiração

Com direção de Ernani Nunes e produção da +Galeria, 360 WayUp e Grupo Telefilms, ‘Fé Para o Impossível’ traz Vanessa Giácomo e Dan Stulbach nos papéis de Renee e Philip Murdoch, em um filme baseado em fatos reais. Com estreia marcada para 20 de fevereiro, a produção reconta essa famosa história para uma nova geração, mostrando o poder da fé do casal e como, com a ajuda das redes sociais, conseguiram uma rápida recuperação para Renee e uma nova resignificação para a família.

Os filhos do casal são interpretados por Théo Medon, Julia Gomes, Bella Alelaf e Arthur Biancato, completando a família que enfrenta a dor do ataque brutal sofrido pela mãe e sua dolorosa recuperação no hospital.

Baseado no livro ‘Dê a Volta por Cima’, de Philip e Renee Murdoch, o roteiro, assinado por Guilherme Ruiz e Carolina Minardi, aborda os desafios de uma família que tenta superar a agressão e manter a fé na recuperação da mãe.

Mas vamos falar da história?

Fé Para o Impossível
Família comemorando aniversário poucos dias da Renee ser ferida

A família Murdoch parece saída de um filme: quatro filhos, o pai pastor, a mãe dona de casa, mas também atuante na igreja e no coral. Tudo parece perfeito demais. No entanto, com o desenrolar da trama, percebemos que nem tudo é como parece.

Júlia Gomes interpreta a filha mais velha, que participa do coral da igreja e, com incentivo da mãe, ganha coragem para um solo. Relutante, ela não confia em si mesma, mas Renee (Vanessa Giácomo) acredita em seu potencial.

Outro destaque é Théo Medon, no papel de Micah Murdoch. Aos 15 anos, ele questiona o pai, não acredita cegamente nas respostas da igreja e discorda da rotina da família, que prioriza os cultos acima de tudo. Isso gera embates naturais entre ele e Philip.

Bella Alelaf e Arthur Biancato completam o elenco infantil. Bella interpreta uma irmã mais controlada, que escuta muito a mais velha, enquanto Arthur dá vida ao caçula dos Murdoch, sempre curioso e bem-humorado.

Renee tinha costume de correr na praia todos os dias, depois de deixar os filhos na escola

A rotina da família muda drasticamente quando Renee, que todos os dias levava os filhos à escola e depois fazia uma corrida na praia, é atacada por um morador de rua com transtornos mentais. Sem ver o perigo à frente, correndo com fones e deixando o celular no carro, ela é brutalmente agredida com pauladas na cabeça. Inconsciente, Renee é resgatada e levada ao hospital, sem que sua família tenha conhecimento imediato do ocorrido.

Para sobreviver, Renee precisa passar por uma cirurgia para a retirada de parte do crânio, reduzindo o inchaço. Philip, ao ser localizado, precisa autorizar o congelamento da estrutura para futura reinserção.

Enquanto isso, a igreja recebe os primeiros telefonemas da polícia, levando Philip ao hospital. Após a cirurgia bem-sucedida, ele precisa tomar decisões difíceis sozinho, o que gera conflitos com os filhos, especialmente Micah, que não concorda com a transferência da mãe para outro hospital especializado.

Família rezando no hospital pela recuperação da Renee

Ao chegar ao novo hospital, Renee recebe atendimento da médica interpretada por Juliana Alves, que se mostra cética quanto à recuperação da paciente. Com chances mínimas de melhora e risco de sequelas, Renee ainda desenvolve febre devido a uma infecção hospitalar.

Diante dos desafios, Philip recorre às redes sociais, ainda em crescimento em 2012, para mobilizar amigos e familiares em oração por Renee. Ele acredita que a fé é uma ferramenta poderosa, além dos recursos médicos. Pouco depois, a febre de Renee diminui, mas esse é apenas o primeiro obstáculo em sua recuperação, levando Philip a intensificar os pedidos de oração e apoio virtual. Com o tempo, a história da família viraliza e ganha notoriedade.

Contudo, os maiores desafios estão fora do hospital. Philip precisa manter a família unida, agora sozinho em casa, o que acentua os conflitos com Micah, que se sente sufocado pelas imposições do pai e sua certeza absoluta em tudo.

Equilibrando a vida familiar, a igreja e as visitas ao hospital, Philip se questiona constantemente se está tomando as melhores decisões para os filhos e a esposa. Mas será que Renee um dia voltará ao normal? Esses são os grandes dilemas de ‘Fé Para o Impossível’.

Opinião

Juliana Alves como a médica que achava que só um milagre traria Renee de volta sem sequelas

Fugindo de estereótipos, ‘Fé Para o Impossível’ encontra seu tom com Vanessa Giácomo e Dan Stulbach, que, mesmo sem semelhança física com os personagens reais, trazem credibilidade e interpretações intensas, dando seu próprio tom aos dois personagens.

Embora a agressão tenha sido brutal, o filme opta por suavizar a violência, evitando cenas explícitas. Essa decisão foi acertada, permitindo que o impacto do ataque seja compreendido sem chocar o espectador.

A doçura de Vanessa Giácomo como a mãe que mantém a família unida se espalha por todo o filme, especialmente nos flashbacks que mostram como Philip e Renee eram felizes juntos. Já Dan Stulbach entrega um Philip multifacetado, um pai que, apesar das incertezas, precisa tomar decisões críticas. Sua resiliência e luta pela fé fazem dele um dos grandes destaques do longa.

Quanto aos filhos, Théo Medon brilha no papel de Micah Murdoch. Conhecido por ‘Poliana Moça’, o ator de 15 anos consegue equilibrar rebeldia e sensibilidade, protagonizando diálogos intensos com Dan Stulbach. Sua performance impressiona e promete destacá-lo ainda mais no futuro.

Júlia Gomes também se sobressai como a irmã mais velha, não apenas pela atuação, mas por interpretar a canção-tema do filme. Bella Alelaf e Arthur Biancato têm momentos pontuais, mas o roteiro não lhes dá tanto destaque, devido à necessidade de equilibrar toda a narrativa.

Embora traga o poder da fé como tema central, definir ‘Fé Para o Impossível’ apenas como um filme religioso seria uma análise superficial. A história vai além: fala sobre um pai tentando manter sua família unida e lutando pela recuperação da esposa. Com uma abordagem sensível e atuações marcantes, o filme surpreende quem espera apenas um relato religioso, abordando temas profundos e questionando a ideia de uma família perfeita. Cada família tem sua história, e aqui conhecemos a de Renee e Philip Murdoch.

Nota: 4 (de 5)

Fé Para o Impossível

Direção: Ernani Nunes

Produção: +Galeria, 360 WayUp, Grupo Telefilms

Roteiro: Guilherme Ruiz, Carolina Minardi

Baseado no livro: Dê a Volta por Cima, de Philip e Renee Murdoch

Gênero: Drama, Biografia

Elenco Principal: Vanessa Giácomo, Dan Stulbach, Théo Medon, Júlia Gomes, Bella Alelaf, Arthur Biancato e Juliana Alves

Estreia: 20 de fevereiro de 2024

Duração: Aproximadamente 120 minutos

Idioma: Português

País: Brasil

Agradecimentos a +Galeria e a Sinny pelo convite para produção deste conteúdo.

Giuliano Peccilli
Giuliano Peccillihttp://www.jwave.com.br
Editor do JWave, Podcaster e Gamer nas horas vagas. Também trabalhou na Anime Do, Anime Pró, Neo Tokyo, Nintendo World e Jornal Nippon Já.

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Advertisement -spot_img

Últimas da redação

Com direção de Ernani Nunes e produção da +Galeria, 360 WayUp e Grupo Telefilms, ‘Fé Para o Impossível’ traz Vanessa Giácomo e Dan Stulbach nos papéis de Renee e Philip Murdoch, em um filme baseado em fatos reais. Com estreia marcada para 20 de...Crítica | Baseado em história real, ‘Fé Para o Impossível’ traz jornada de coragem e inspiração